terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Umbanda on Line

Lá nos idos de 1977, quando Elvis Presley morreu e eu ainda não havia completado 10 anos, estava brincando feliz na escola e uma colega me disse que eu era uma insensível, fiquei chocada. Eu , na opinião dela,deveria estar chorando pelo ídolo. De verdade ,nem sabia direito quem era e pessoas morrem sempre, pra que chorar? Três meses depois morria meu avô querido, e, confesso, chorei para não para não parecer má. Amava e ainda amo meu avô,mas fui entender mesmo que havia falecido quando achei algo que queria mostrar e ele não estava lá,neste dia sim chorei muito e então entendi o que era morrer.
Vi algumas postagens de jovenzinhos achando muito chato pessoas que não tinham parentes lá falarem e se sentirem tristes sobre as mortes de Santa Maria. Não os recrimino,pois não têm ainda entendimento do que seja a dor de uma mãe ou de um pai.Entender a dor também necessita de aprendizado.
Um médium umbandista só aprende observando, analisando e nunca julgando. Cada ser humano que anda sobre esta terra está num grau de entendimento e porisso é preciso aprender a caridade, entender que antes de vestir o branco há que se despir de conceitos e pré-conceitos. Um dia aprendi que temos atender com a mesma atenção a menina de 13 anos que teve uma decepção amorosa e a senhora que tem uma doença grave. Hoje entendo que cada um está num grau de entendimento,mas a dor pode ser a mesma.
Em termos espirituais é o que te incomoda o que te faz crescer,não o que te acomoda. Observar o fluxo da vida e ouvir os mais experientes sempre acrescenta, e  saber que, independente de nossa idade, há sempre algo que faz nossa espiritualidade melhorar.
A grande magia da transmutação feita pelas entidades é justamente passar as palavras-chaves na medida do entendimento do consulente. Há uma frase bíblica que diz o seguinte: "Senhor, não sou digno que entres na minha morada, mas diz-me uma palavra e serei salvo". Quantos e quantos não entram em terreiros em busca de uma palavra apenas? Não há fórmulas para as palavras certas, porque ,como disse antes, cada caso é um caso.Contudo é sempre necessário lembrar que a Umbanda é para ser praticada não somente na casa santa. Sabiamente seo Tiriri, numa gira que assisti nos últimos dias, disse que o umbandista deve ir onde a Umbanda chama. Com o advento das redes sociais há inegavelmente um instrumento valoroso em nossas mãos. Quantas vezes aquela palavra que você precisava estava ali, na rede, e acrescentou ao seu dia.
Tomando os devidos cuidados - como com a pólvora no terreiro- podemos torná-la cada vez mais propícia para a propagação da caridade. Nas palavras também se transmite energia e se recebe, então é necessário que se vigie sempre.
Este texto foi feito sob a grande alegria que a jornalista Marcela Marcos me proporcionou que divido aqui com todos, no link abaixo. Ela fez uma grande pesquisa entitulada "SARAVIRTUAR-Umbanda em Rede e Rituais On-line e Off-line" , um TCC para a conceituada Faculdade Casper Líbero. Ao observar e estudar a Umbanda num novo tempo Marcela, você dá condições para que ela cresça não só no entendimento dos que a amam como verdadeira religião brasileira, mas para que leigos entendam também o poder consolador desta energia que nos envolve, numa linguagem simples, mas profunda,reflexiva e respeitosa. Que todas as entidades de Umbanda iluminem sua caminhada!

http://www.casperlibero.edu.br/rep_arquivos/2012/10/04/1349385591.doc.

6 comentários:

  1. Adorei o texto. Parabéns Andréa.

    Alexandre Trinidad
    https://www.facebook.com/#!/umbanda.trinidad

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente lindo...Venho aprendendo isso... e principalmente que o que mais incomoda pode ser o que vai te fazer crescer!

    ResponderExcluir
  3. Meu Pais e minha Mãe de criação faleceram e eu nunca chorei, por esse motivo recebi muitas criticas. Fui orientado muito cedo por meus mentores espirituais sobre a morte, onde diziam que a vida era apenas uma oportunidade oferecida por Oxalá e teríamos livre arbítrio para escolher qual caminho trilhar e dependendo das escolhas alcançaríamos a espiritualidade.

    ricardodeogum.

    ResponderExcluir
  4. Esse ano (2013)assistindo um jornal fiquei sabendo que a atriz Lídia Mattos havia morrido aos 88 anos de idade. E fiquei imaginando quem era ela ?. Pela imagem divulgada me parecia ser uma ótima cartomante. "Que ignorancia a minha" não assisto novelas e não fui a nenhuma peça de teatro onde provavelmente a atuação dela foi perfeita.

    Chorar ou não por um ente querido ou um ser desconhecido é uma coisa particular e inquestionável. As lágrima podem ser consequências de alegrias, tristezas, patologias e etc ...

    Não devemos recriminar mesmo, nem os jovenzinhos e nem os experiêntes. Vivemos em uma geração de pessoas voltadas a razão, o sentimento real esta obscuro em um segundo plano.

    Sobre Santa Clara ? É o mesmo que dizem quando acontece um desatre aéreo. - "Morre mais gente em acidentes de carro" em " Acidentes de Moto" ou de fome ou doenças e etc ...Simplificando... Não devemos chorar por ninguém ?

    Bom... Só posso dizer uma coisa. A criança de hoje que não acredita em papai Noel, será um adulto de amanhã que acreditará em DEUS somente em sua dificuldade.

    Parabéns pelo texto

    MarquesK

    ResponderExcluir
  5. "Um dia aprendi que temos atender com a mesma atenção a menina de 13 anos que teve uma decepção amorosa e a senhora que tem uma doença grave." Isso me lembrou algo marcante...

    ResponderExcluir
  6. "Um dia aprendi que temos atender com a mesma atenção a menina de 13 anos que teve uma decepção amorosa e a senhora que tem uma doença grave." Isso me lembrou algo bem marcante...

    ResponderExcluir