terça-feira, 2 de outubro de 2012

Da Qualidade do Umbandista

Eu não sei você,mas eu tenho uma coisa que acontece  às vezes: fico meio de "mal" comigo mesma. É estranho, mas acontece. Aqueles dias em que você começa a analisar as coisas que faz e que deveriam ser diferentes. É duro conviver consigo mesmo, com os outros então é missão quase impossível.
Na Umbanda a diversidade de rituais é enorme e rica, mas alguns pontos são exatamente iguais, principalmente no que diz respeito a aprendizados pessoais.
A convivência é a grande obrigação a que todos são submetidos e é inevitável no processo de desenvolvimento mediúnico. Se você não é capaz de aceitar seu irmão de gira com todos os defeitos, como -me diga- vai aceitar um estranho que senta na sua frente- mesmo você estando incorporado- contando suas desventuras sem o julgar? Ninguém é melhor ou pior que ninguém,mas antes disto somos todo um universo à parte. A caridade começa conosco e dentro de nós.
Estive na festa de Cosme e Damião do Centro Espírita de Umbanda Ogum Megê e Oxum do Mar no berço da umbanda, em São Gonçalo- Rio de Janeiro e ali vi alguns pontos essenciais da Umbanda que deveriam ser praxe em todos os terreiros independente da linha que sigam. Para uma gira "girar" há que se respeitar a troca que há neste plano entre médiuns antes e depois do ritual. Se você nunca varreu o terreiro que você frequenta não sabe o que está perdendo. a verdadeira casa do umbandista é o terreiro que frequenta, então aquele que não se "mistura" , aquele que não se integra à esta vibração fatalmente não terá seu desenvolvimento pleno.

Como toda família, mesmo com toda a parceria possível e imaginável, haverá sempre momentos de tensão, em que as palavras serão trocadas com mais aspereza e os ânimos estarão exaltados. Não se enganem ,pois o principal lugar em que as entidades testarão sua evolução será sempre em seu coração, pois nossas maiores provas acontecem dentro da gente. As vezes não há até uma má intenção, apenas um excesso de amor que pode ser prejudicial. Para quem não conhece a Umbanda, devo contar que pai e mãe de santo sofrem igualzinho aos nossos pais, porque dentro de uma gira todos os filhos querem atenção e querem mostrar que são melhores nisto ou naquilo,justamento por excesso de amor.Porisso digo: não obsidiem seus pais de santo, antes sejam colaboradores em Oxalá.

O caminho do equilíbrio é sempre o melhor caminho. Pense antes de falar ,de escrever, de expor seus pensamentos porque ali, naquele seu irmão de corrente há sim um pedaço de você, e as vezes pode ser justamente aquele pedaço que você não aprecia. Nos confrontamos todos os dias com nossos defeitos, espelhados nos outros para que consigamos transmutá-los, afinal estamos na religião das transmutações. 
Hoje estou mais completa e queria dividir isto também com vocês. Encontrei no Centro Espírita de Umbanda Ogum Megê e Oxum do Mar em cada um um pouco de mim e confirmei elos espirituais que sei que me acompanharão até o final de meus dias. Fiz questão de gravar cada rosto, cada tom de voz para que em momentos de solidão eu lembre que faço parte também desta família, porque esta é um dos grandes segredos da religião: dentro da nossa individualidade somos um só. Saravá!

7 comentários:

  1. Andréa Deren Destefani vc sempre supreendendo!
    Lindo texto, saiba que me sinto honrada em fazer parte da família Ceuom e mito feliz por ter tido o prazer em conhece-la.
    Se texto relata o exato momento em qe vivo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. "Se você nunca varreu o terreiro que você frequenta não sabe o que está perdendo."

    Simplesmente perfeito!

    Douglas Coelho

    ResponderExcluir
  3. "Se você nunca varreu o terreiro que você frequenta não sabe o que está perdendo."

    SIMPLESMENTE PERFEITO!

    Engraçado como essa frase faz a pessoa refletir o quão gostoso é ser UMBANDISTA!

    ResponderExcluir
  4. Alguém poderia me ajudar? gostei da postagem e fiquei muito interessado em conhece o Centro Espírita de Umbanda Ogum Megê e Oxum do Mar em são gonçalo rj, poderia mandar o endereço para o meu e-mail
    odiliojunior7@gmail.com
    desde já agradeço
    abraço a todos

    ResponderExcluir
  5. Teria como enviar o endereço do Centro Espirita de Umbanda de Ogum Megê e Oxum do Mar São Gonçalo, Rio de Janeiro
    e-mail: Odiliojunior7@gmail.com
    muito grato

    ResponderExcluir
  6. Adoraria saber o endereço do centro ! Adorei o post!
    por favor , me envie por e-mail : chrisrochaice@hotmail.com

    ResponderExcluir