quinta-feira, 7 de junho de 2012

Lucidez não tem Preço!

Só quem tem porteira em casa sabe da tristeza que é. Ter que sair do carro abrir a dita cuja e esperar pra fechar. Tem um amigo taxista que é a favor de colocarmos um portão eletrônico. Besteira. O tempo que a máquina leva pra fechar o dito portão faria com que nosso cavalo já estivesse a uns 300 metros de distância no galope. Fora que ter a área cercada de arame farpado e um portão eletrônico não combinaria.
De fato, seria, com todo respeito, usar um belo sapato de grife e andar com a bunda de fora. É engraçado ,mas as pessoas fazem isto o tempo inteiro. Hoje a profusão de textos para lermos é enorme, embora conhecer não seja o mesmo que saber. 
Saber se adquire pela prática, conhecer pela leitura. Práticas feitas só com leitura levam a erro, pelo menos na Umbanda. De fato, trabalhamos com energia e nós próprios somos energia, então temos que necessariamente experimentar o que nos propomos a fazer. A Umbanda é vida e ,assim sendo, tem que ser vivenciada, tem que ser aberta a experiências, necessita do exercício da mente não em decorar, mas falo de novo , experimentar.
As pessoas de uma forma geral se perdem na simplicidade. Simplesmente porque não conseguem processar, a mente humana busca por desafios, por coisas complexas, como se fosse uma musculação intelectual, o que permite uma injeção de dopamina e felicidade, coisa que a simplicidade não provoca. Ser simples não faz com que nenhum hormônio seja despejado em nossas correntes sanguíneas.
O saber na Umbanda está diretamente relacionado à caridade. É na prática da caridade que aprendemos, não há como ser diferente. Como já falei outras vezes, a caridade é complexa. Incorporar uma entidade e deixar que ela atue através de nós, sem que a influenciemos com nossos conceitos, é um ato de caridade. Tem muito médium que "usa" a incorporação para colocar suas próprias idéias - e isso- é o contrário de caridade. Entidade nenhuma - seja de esquerda ou de direita- jamais atribui nenhuma ação a si própria - eu fiz, eu faço, eu aconteço-porque ela trabalha em conjunto com o Divino. Pode até falar que ela se encarrega de uma proteção específica, mas jamais em tempo algum provocará situações de conflito ou mal estar. Observar, pensar e concluir também é caridade, mesmo que sirva só para nós.
Ogum não faz "limpeza" de gente em terreiros - ou seja, não manda ninguém embora porque é melhor ou pior-, preto velho não causa discussões para acertar arestas, Pomba Gira não é vaidosa - tenha sempre a certeza que eles estão acima de nossos sentimentos terráqueos e mundanos. 
Tenho uma amiga chamada Renata Coutinho, um ser que anda irradiando luz, simplesmente porque se permitiu entrar em reflexão diante de suas observações da vida. E dela me veio o cristal bruto: lucidez não tem preço. E assim , vi nesta menina o reflexo Divino. Porque quando a pessoa se presta a refletir a Luz que vem do Alto e não de sua própria mente, tem reais condições de ajudar e prestar a real caridade.  Não pode nunca ser diferente.
A Umbanda não foi criada para adorarmos um ser humano, mas para nos reintegrarmos às energias Divinas da natureza, para elevarmos e reequilibrarmos nossas energias à energia geradora- à caridade. Fora da caridade não há salvação.É colocar portão eletrônico em cerca de arame farpado. 
Por último - e não menos importante- tenho ouvido de muitos umbandistas - muitos inclusive de renome- que oração de nada adianta. Ao escutar isto, corra amigo e muito. O Divino não deixa nenhuma conversa direta com ele sem resposta. Lucidez não tem preço, assim como nossa liberdade de expressão. Oremos. Saravá! 

5 comentários:

  1. Quero deixar aqui não só o meu comentário,como também o meu desabafo.Chega de pessoas q vendem religiões p desesperados.
    Se aproximar da santidade é tudo q precisamos.Existe várias formas de se ligar ou religar a Oxalá.POr isso peço a tds q fiquem mt atentos aos sacerdotes desse nosso mundão.Precisamos de chãos sagrados p exercermos a nossa fé,evolução espiritual.E quando acontecer tudoo isso q Andrea escreveu,então sim estaremos prontos p sermos respeitados,sem precisar cobranças...assim teremos terreiros ,centros,igrejas ,templos q não precisaremos ter medo de pisar...Podemos ser felizes,mas é preciso ser lúcido...Oxalá esteja sempre em sua companhia Andrea Destefani!!!


    Celina Moreno Filgueiras

    ResponderExcluir
  2. Andrea, eu ainda não ouvi essa pérola que diz que a oração de nada adianta. Quem diz isso provavelmente não conhece a Umbanda.

    ResponderExcluir
  3. Felizes os que podem fazer a caridade e cumprir a Missão.
    Até para quem não sabe o que é passar por problemas graves, só tem a agradecer a Deus e ser feliz.
    Infelizmente sou uma pessoa limitada, que não consegue sair de casa nem para ir à panificadora mais próxima. Uma pessoa que não consegue ir ao Terreiro, servir de instrumento para os Guias.
    É fácil para uma pessoa que não possui problemas graves na vida, serem iluminadas.
    Difícil é manter a Fé e a Luz, enfrentando uma grande provação.
    Também existem pessoas que não são iluminadas por si só. São pessoas denominadas de Anjos, enviadas ao mundo para ajudar a humanidade. Pessoas que em outras vidas já cumpriram o resgate e já passaram por duras provas. Pessoas que já se lapidaram através da dor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PRIMEIRAS REVELAÇÕES DE UMBANDA – LIVRO PSICOGRAFADO - PUBLICADO EM 1946
      PARA ONDE VAMOS – PARTE V/V

      No universo brilham os astros e minúsculo, mas fazendo parte do seu conjunto, caminha o planeta Terra.
      É um planeta de regeneração; degredados estão nele os filhos da carne, creaturas que buscam a lapidação do seu espírito.
      No turbilhão que agita a sua superfície, chegado encontra-se o momento da sua verdadeira diretriz para o final.
      O Tempo passa ... o Tempo passa.
      Nas calamidades que sofre toda a humanidade o Astro-Rei com sua aura suavisa.
      Por sabedoria de Deus jamais um filho será abandonado.
      Dos múltiplos pensamentos que se acercam dos homens, também influi-lhes sobre o cérebro aquele que indica o caminho que os livrará dos tormentos e tempestades que os acabrunha no momento.
      Dos Ceus baixam as luzes e os mensageiros chegam; incutem nos corações dos materiais a centelha do amor de Deus e fazem-nos suavemente vislumbrar a luz Divina, que atravez de toda a evolução do plano permaneceu nas auras e nas vizinhanças do plano.
      Manifesta-se, toma vulto como as demais doutrinas e princípios.
      É a luz, é a verdade, é a humildade, é o sopro das altas esferas que chega ao alcance dos filhos da terra.
      É UMBANDA, a lei de Justiça e de Verdade.

      Excluir
  4. Obrigado por este texto tão sábio, um dos melhores que já li.

    ResponderExcluir