domingo, 29 de abril de 2012

Quem Somos Nós?

Estes dias uma querida amiga me perguntou sobre uma invasão de formigas que havia em seu quarto. Perguntava-me se aquilo tinha a ver com o espiritual e eu neguei. Não havia porquê ter medo , porém deveria se livrar delas, pois trazem doenças a qualquer ambiente. Umbandista tem disto: nos movemos também por sinais dados pela natureza. Interpretar este sinais, que vão além de invasão de pequenos seres é preciso para que caminhemos em liberdade.
Outra coisa que todo umbandista gosta é de contar seus sonhos. Não escapo à regra, mas o farei aqui de forma diferente, vou passar o que aprendi, graças ao "start' que tive com uma conversa com minha amiga-irmã Celina Moreno Filgueiras. Afinal de contas, quem somos nós médiuns? O que buscamos no meio de tantas imagens, palavras e símbolos? Porque conseguimos ajudar alguns de forma tão fácil e outros nos sentimos com as mãos e pés amarrados?
A mediunidade não é uma brincadeira de copo feita numa sexta à noite. É muito sério pois envolve não somente nosso crescimento, mas mexe com toda a existência, sonhos e esperanças de quem nos procura. Vaidade, possessividade, promiscuidade, vícios com drogas que alterem  o padrão das ondas mentais são apenas alguns dos empecilhos que tolhem uma comunicação com esferas mais altas. Humildade é algo que não se obtém do dia para a noite, nem pelo querer, é preciso esforço e determinação para conseguir enxergá-la pelo menos. Ser perfeito é impossível, mas buscar melhorar dia-a-dia é necessário. Só conseguimos esta condição ao permitir que nosso coração entenda o sofrimento alheio e permita que consigamos estender nossa energia em busca da cura, seja lá como ela se apresente, de qual forma for necessária.
Nossas entidades na Umbanda são seres com os quais temos grande ligação espiritual, que em algum momento de outras vidas tivemos grande contato. A soma de nossa energia pessoal com a destas entidades possibilita que obtenhamos sucesso em nossa senda de caridade e fé para conosco mesmo e para com o próximo. Nada ocorre ao acaso, pois como Einstein disse " Deus não joga dados com o Universo".
Nossas palavras e atitudes interferem sim no meio.  E vou voltar às formigas da minha amiga Milly Pellegrini: elas têm sim um sentido espiritual querida. Veja como as pessoas têm se movido por idéias que não condizem com a espiritualidade que conhecemos. Repetem palavras que desconhecem o poder e se movem não como espíritos livres mas condicionados à uma única vertente. As formigas tem lá um tempo para colher e outro pra se recolher. Consomem o que precisam e só. Já os seres humanos que andam em manadas de pensamento fixo que proveito têm?
Muito se fala hoje em dia em demônios e possessões, em macumba e demandas.Igrejas, Terreiros, Barracões se tornando centros de comércio explícito, invocando forças que depois não há como segurar. Assim meus amigos vai crescendo a fé de que o poder está nas mãos de quem sabe melhor falar sobre o mal do que o que prega a paz. 
Cada médium consciente de suas funções nesta vida , independente da linha que siga ou de seu orixá natural, é, no meu ponto de vista, membro do grande exército de Ogum. Não há como ser diferente. Ogum contrói seu caminho ao pisar nele, o médium constrói seu entendimento no vivenciar. Um outro amigo, o Paulo Faria, filho legítimo e amado de Ogum, me falava que nós médiuns aprendemos também em sonhos. Deus em sua infinita sabedoria nos dá todos os elementos para que, com os dons que temos, sejamos instrumentos únicos na sua Grande Obra, para nos amparar, assim como aos que nos pedem auxílio. Só o entendimento nos equilibrará.
Então Milly Pellegriny e todos os que tem um meio de falar sobre a Umbanda ou qualquer outra religião: use seus meios para que as pessoas não se tornem apenas formigas, mas que em suas individualidades e particularidades sejam grandes no apoio à Obra Divina. Vou deixar aqui um pequeno texto de um grande médium: " Jovens: sabiam que a geração de vocês não é a primeira a aspirar por uma vida plena de beleza e de liberdade? Sabiam que todos aqueles que o precederam sentiam no coração aquilo que vocês sentem hoje e que depois foram vítimas do ódio e da infelicidade? Sabia que todos aqueles desejos ardentes que vocês possuem, somente vão se realizar se você for capaz de exercer amor e compreensão pelos homens, animais, plantas, e estrelas, de tal forma que cada alegria será também sua alegria, e cada dor também sua? Jovem, abra os olhos, o coração, abra as mãos e fuja daquele veneno que seus antecessores sugaram avidamente da História. Só então o mundo inteiro há de se tornar a pátria de todos vocês, e seu trabalho, seus esforços, se espalharão como bençãos sobre a Terra."   Albert Einstein


 Gostaria de agradecer aqui aos meus queridos amigos do CEUOM lá do berço da nossa Umbanda, em São Gonçalo/RJ que me agraciaram com a leitura de um texto aqui do blog na grande festa de Ogum que fizeram no último dia 28/04. Fico grata por uma energia tão boa como a de todos vocês daí chegar a este pequeno sítio aqui do Sul. A disciplina, a fé, a caridade e o amor que dispensam a todos interessados em seguir os verdadeiros caminhos de Ogum sejam exemplo para outras casas sempre. Saravá!

8 comentários:

  1. Lindo e instrutivo texto,o que para mim não é mais surpresa vindo de ti,ao contrário,fico ansioso esperando novas postagens.És uma previlegiada,pois tenso dom da escrita e percepção das coisas.Nyma colméia,serias certamente a Abelha rainha,pois com teus textos,só não se aperfeiçoa mediunicamente quem não quer.Muito me sensililizou ter sido citado,assim como nossa irmã Celina,pois é uma honra saber que o que conversamos,serve de reflexõs e inspiração para que tu postes algo como isto.Obrigado minha GURU e, parabéns ybvm pela homenagem feita ao CEUOM,pois tbm yenho a plena certeza de que eles pensam tbm como nós do Centro Espirita Cosme Damião.Para nós não existe distância em nossas irradiações salutares.Que os efluvios divinos de todos os Orixás te envolva nas falanges protetoras dos espíritos do Bem. Paulo Faria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma honra falar de amigos tão sérios no trato com nossa Umbanda!

      Excluir
  2. Como sempre, amiga, você com sua escrita escreve também nossos sentimentos. Salve a Umbanda!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Andrea por resumir em um único texto, toda a grandiosidade de nossa amada UMBANDA. Conseguiu me transportar a um passado cheio de luz ao lado de TIA ZIZI E PAI JOÃO DE BENGUELA. Que nossos amados Mestres continuem a iluminá-la. Axé.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei emocionada com tal comparação! Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. É fato. Assim como deve-se livrar de formigas, pois elas trazem doenças, da mesma forma deve-se livrar de todo sentimento que nos causa mal, gerados por pensamentos que nos causam esses sentimentos oriundos do passado, para que possamos usufruir da alegria e da liberdade, neutralizando o mal.
    Cito trechos de uma psicografia do Divaldo Pereira Franco: "Assim como o mergulhador educa a respiração para descer nas águas profundas onde espera encontrar ostras raras, portadoras de pérolas, incomuns, o médium tem o dever de disciplinar a mente, a fim de aprofundar~se no oceano íntimo e dali arrancar preciosidades que se encontram engastadas na concha bivolve das aspirações morais e espirituais".
    Às vezes, o mergulho é difícil, pois a mediunidade não libera de suas condições humana e frágil.
    As brincadeiras de copo numa sexta feira à noite ou em outro dia qualquer, são muito perigosas por deconhecer as energias que alí se encontram.
    Devemos saber distinguir as energias e utilizar corretamente, para o bem, para a cura.
    Estamos cercados pelo invisível, pelo desconhecido.
    Também não devemos solicitar a presença dos espíritos em nossas vidas, porque como nós, eles também tem sua tarefa a cumprir, prestando socorros para os que estão desencarnando, ajuda aos que estão nos leitos de um Hospital, aliviando as suas dores, curando,auxiliando os que virão ao mundo. Não só os seres humanos como aos animais. São inúmeras as tarefas. Existem dias e locais certos, que são os Terreiros. Neste dia os Guis estão comprometidos à virem nos esclarecer, curar, fortalecer, passar para nós energias e como eles enxergam muito além, nos alertar.
    Quem trabalha servindo de instrumento para o Guia, precisa estar vibrando na mesma faixa de Luz.
    Quanto aos sonhos noturnos, existem vários tipos.
    Sonhos premonitórios, que nos avisam o que vai acontecer de bom ou de ruim. Podem acontecer na realidade e pode servir como um alerta. Sonhar que uma pessoa está doente, pode estar alertando que ela precisa procurar um médico, um acidente de carro, alerta que devemos ter cuidado ou não sair de carro.
    Outros sonhos são meramente o que pensamos ou vivenciamos durante o dia.
    Também temos vivências Espirituais, nas quais saímos do nosso corpo e somos deslocados para outros lugares, retornando depois para o nosso corpo.
    Me recordo vagamente que sonhei com velas. Era um trabalho que foi feito para mim. Às vêzes, precisamos conversar com médiuns que enxergam longe, que sentem, para nos esclarecer. Quando eu tive esse sonho é porque naquele momento, o trabalho estava sendo desmanchado. Mas também poderia ser um alerta para a busca do auxílio.
    Parabéns, Andréa! Teus textos são maravilhosos. Abrem a mente das pessoas, nos dão a chance de comentar e ao mesmo tempo refletir. Obrigada, amiga!

    ResponderExcluir
  6. Que CV oisa ruin gostaria de ler mas não consigo pedi meu filho e ele tb nao conseguiu tire as imagens lindas mas dificultam a leitura

    ResponderExcluir