quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Milagre na Umbanda

Férias. Creio que deveríamos ter o direito de nos afastar de tudo, uma vez por ano, para descansar e reavaliar (principalmente) nossos caminhos nesta vida. De longe, creio, podemos ver com mais nitidez e enxergando melhor, descobrir as bifurcações que as estradas podem ter. 
Todo umbandista deveria reler a história da criação da religião a cada período de férias. Embora a história nunca mude, nós mudamos o jeito de enxergá-la. Temos o privilégio de, depois de um ano de atuação e aprendizado mediúnico, utilizar o tempo de folga para ponderar sobre a religião, baseados num extenso ano. Primeiro é entender porquê a Umbanda foi criada. A pergunta é uma só, mas a resposta pode ter vários lados e todos verdadeiros. Pode ser como meio mais simples de atender os necessitados, pode ser a forma menos intelectualizada de fazer caridade, dentre tantas outras coisas. A Umbanda é simples e por isso dela jorra amplo entendimento sobre o Divino.
Como toda religião, a Umbanda é baseada na fé. Quando podemos entender todo o processo de qualquer  de qualquer fenômeno, isto deixa de ser religião e passa a ser ciência. Ora, se buscamos uma religião é porque na verdade queremos as benesses da fé, ou seja , os milagres. Aquelas coisas maravilhosas que nos ocorrem sem uma explicação lógica e que nos apontam , que Deus sabe de nossa existência.  O que é milagre para mim, pode não ser para você, e aí está a beleza da vida. Analisar nosso percurso dentro da religião é como olhar um caleidoscópio demoradamente : vamos vendo a cada movimento desenhos novos se formarem.
A Umbanda é a única religião brasileira. Isso é um fato. Assim sendo, até mesmo nesta simples frase há o que pensar. Se somos praticantes de uma religião nova, num país novo, há que se inovar também a mentalidade dos integrantes. Dirigente nenhum tem o direito de dizer isto ou aquilo das outras religiões. Tem que estar ocupado em entender a sua própria forma de ver este "corpo cristalino" que vem se formando pela fé e daí tirar subsídios para compartilhar com os membros de seu próprio Terreiro. Quer falar mal da igreja católica? Retire todas as imagens de santo do congá. Quer criticar o jeito do candomblé? Esqueça os Orixás. 

É tempo de enriquecer a Umbanda. E como se faz isso? Dando voz às entidades. Ensinando médiuns sobre caridade, fé e humildade. E como? Com o próprio exemplo. Antes de fazer uma campanha externa de captação de alimentos e roupas para ajudar alguma comunidade, veja se um dos filhos de corrente não está precisando destas mesmas coisas. O próximo é, invariavelmente aquele que está do nosso lado.
“Vaidade é definitivamente meu pecado favorito” Quem não lembra desta frase do todo poderoso John Milton (em mais uma interpretação inigualável de Al Pacino) em "O Advogado do Diabo"? O maior inimigo de uma pessoa que trabalha com manipulação de energia é a vaidade, sem sombra de dúvida. As virtudes, tanto nas religiões como nas pessoas demoram a crescer, mas , infelizmente, os pontos negativos crescem como mato com raízes fundas, portanto é preciso vigiar sempre.
Tudo é fonte de aprimoramento, quando se está determinado a crescer. Talvez o maior de todos os milagres que existam seja a forma pela qual a crença nos transforma, nos aprimora.  Meu amigo Marcelo Dalla agora há pouco escreveu, num ato de sincronia com o que estava escrevendo: "Não é a crença de alguém que lhe garante nada espiritualmente. É o seu caráter, sua atitude diante das pessoas e da vida." Meu amigo e leitor, é a sua receptividade às mudanças internas, de aprimoramento, que faz com que os melhores e mais necessários milagres pessoais aconteçam. No meio deste caminho, algumas coisas são inevitáveis e alguém, como o chapeleiro de Alice no País da Maravilhas sempre vai te perguntar:  "Por que você está sempre grande demais ou pequena demais?" O importante é sempre saber o que você quer ser e o que espera de sua religião, sabendo que até conseguir o equilíbrio é normal que se caia , às vezes. O importante é saber levantar.
Por mais que tenhamos uma visão perfeita, não enxergamos tudo de uma só vez. Prova disto é a imagem que coloquei aqui neste texto hoje. A fotógrafa canadense, Tara Miller, 39 anos, foi a vencedora do concurso nacional de fotografia promovido pelo Canadian National Institute com a fotografia denominada “Crespúsculo Fortuito”, que relata a aproximação de uma tempestade sobre uma plantação de girassol em um entardecer em Starbuck/Canadá.Miller sofre de glaucoma há 20 anos e tem apenas 10% de sua visão. “Estava tão emocionada e ansiosa para chegar em casa e ver o que havia captado. Rezava para que tudo tivesse saído bem”, declarou sobre o dia que clicou a imagem vencedora.
Cada um , a seu tempo, consegue analisar o que vê com mais clareza. Mantenha-se sempre atento, com a proteção de suas entidades e sob a luz de seu Orixá, quem sabe não acontece com você o milagre de ter captado uma visão única do Divino? Axé para todos!


10 comentários:

  1. Depois de todo o dito, só posso acrescentar: Uau!
    Feliz Ano Novo.

    ResponderExcluir
  2. Prezada e querida amiga,tudo que foi postado é a pura verdade do inexplicavel.Nós Umbandistas estamos passando por uma fase muito dificil,que é a de sair da ignorancia para a cultura e o entendimento racional da religião em si.Como uma vezx comentei em outro blog teu,passamos por várias fases no chamado "desenvolvimento mediunico",o que nada mais é na verdade do que o conhecimento e aprendizado dos médiuns com relação a adaptação e controle de suas reações quando realmente são intuidos por Espiritos de Luz.É muito dificil na fase de conscientizxação total,o médiun acreditar no mundo espiritual,ele realmente só passará a crer,quando ele entra na fase da semi inconsciência,pois quer lembrar de tudo o que ocorreu e não consegue,ficam apenas alguns fatos esparços em sua memoria,até que chega a fase da inconsciência total,mas para que isto aconteça ele deverá estar totalmente preparado pelo plano superior,poisd é o médiun é que é doutrinado e não o Guia.Teu tópico define bem o problema da prestação da Caridade.Muitas vezes as pessoas se preocupam em ajudar a orfanatos,asilos,etc,esquecendo que ao seu lado há pessoas as vezes muito mais necessitadas.Porém estas tais pessoas tbm teem que estar desprovidas da vaidade,o que infelizmente é dificil incutir na cabeça delas,por uma série de razões e preconceitos e porque não até vergonha.Nossa Umbanda hj,está num processo de evolução rapido e precisamos ,nós dirigentes ou não,passarmos nosssos conhecimentos à aqueles que ainda estão parados na falta de conhecimento,muitas vezes achando que tudo se resolve através de "despachos,agrados,etc",quando a maior força para que estejamos preparados,é a Fé acima de tudo e o conhecimento literário,pois com isto abrimos sulcos em nossas mentes para que possamos receber tranquilamente fluidos magneticos benéficos e fazermos a troca constante de ectoplasma .A maior prova disto é as várias manifestações mediunicas,tais como,piscografias,vidências,as chamadas mãos de jogo ,o psicofonismo,etc,etc.Enfim esta é minha opinião,há talvez alguem que venha a discordar,mas é um direito que tbm não podemos discutir,pois temos por obrigação respeitar o Livre Arb´trio de cada um.Parabéns pela postagem ,minha GURU.Forte Abraço.Paulo

    ResponderExcluir
  3. Belo texto... o engraçado é que a cada texto escrito por você, Andréa eu fico sem palavras para comentar após a leitura, tal é a tempestade de pensamentos que bagunça a minha mente, que me faz refletir, ir além mesmo... Vou ler e reler!

    ResponderExcluir
  4. Amiga querida!
    Que foto fantástica. Ela me chamou a atenção, depois no final vc explicou e tudo se encaixou. Olha, eu sonho com um dia em que a ciência vai se unir com a espiritualidade e não tá longe disso acontecer. Mesmo a fé é construída com sabedoria né?
    Mas isso é só um parêntesis, seu texto fala de construção de caráter, é isso que tá em jogo em toda a nossa caminhada!!!!
    grande bjo

    ResponderExcluir
  5. Antes de mais nada, um feliz 2012, amiga Andréa. ;)

    Assim como a foto, o texto é estonteante. É refletir em viver o que não vivemos ou viver mais do que estamos vivendo. Muito dez.

    Beijo grande e muita paz

    ResponderExcluir
  6. Que texto lindo e de imenso ensinamento, como sempre, aprendo muito com tudo o que escreve.

    Quem fala mal de outras religiões, perde um tempo precioso, o qual poderia estar estudando a sua própria. Nenhuma religião detém a verdade absoluta, todas possuem fragmentos dela, que levam ao Criador. E pra Ele pouco importa o caminho que cada um siga para chegar até Ele, o importante é praticar a lição que Ele ensinou: "Amai o próximo como a ti mesmo."

    "Enquanto a vaidade for maior que a vontade de ajudar o próximo, não haverá crescimento espiritual."

    ResponderExcluir
  7. Andréa..
    que texto lindo escrito com o coração e com a ajuda desses nossos amigos que não nós largam nunca...
    Vou replicar o texto pelas redes sociais para que seja lido pelo máximo de pessoas possíveis.

    ResponderExcluir
  8. "Embora a história nunca mude, nós mudamos o jeito de enxergá-la."

    Salve, salve grande André Destefani!!!
    Saudades por demais das suas reflexões, da sua inteligência e, especialmente, da sua luz...
    O blog continua impecável e, como sempre, repleto de considerações imprescindíveis para potencializar a percepção crítica e buscar a qualidade de vida.

    AXÉ!!!

    Adoro você! :)

    ResponderExcluir
  9. SOU UMA MÃE DE SANTO É A CADA DIA SINTO QUE SEMPRE A MAIS PARA APRENDER VC E MUITO SABIA QUE OGUM SEMPRE TE ILUMINE

    ResponderExcluir