sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Entre Tutu Marambá e o Axé

Foto de uma ama negra em Salvador-1870 autor desconhecido
Tutu Marambá não venhas mais cá, Que o pai do menino te manda matar ... Existem muitas variações nesta cantiga de ninar bem antiga, mas o Tutu Marambá ou Marambaia é o mesmo. Pra quem nunca ouviu falar, esta cantilena foi criada pelas amas negras , no tempo da escravidão, para fazer com que os meninos e meninas brancos que cuidavam dormissem logo e pudessem descansar. Tutu é um termo da nação africana, provavelmente de Angola que representa sempre o monstro - o bicho-papão. Maramba ou Marambaia é um termo indígena associado.  Estas lindas amas negras, inegavelmente compositoras espertas, associaram ainda às cantilenas infantis elementos de sua religião, disfarçados nos santos católicos. Uma musiquinha que cantava sem parar na minha infância era: "São João Da Ra Rão,Tem uma gaita-ra-rai-ta,Que quando toca-ra-roca,Bate nela..." era cantada pelas negras para crianças mas também era uma espécie de oração para Xangô, assim também como esta outra música: "Capelinha de Melão é de São João,É de Cravo é de Rosa é de Manjericão..."
Havia cantos infantis para tudo, um meio de invocar as energias da natureza. Um específico para cura, na linha de Oxóssi: "Pelas vossas chagas,Pela vossa cruz,Livrai-nos da peste,Senhor Bom Jesus.Glorioso Mártir
São Sebastião,Livrai-nos da peste,São Sebastião." Cuidando dos filhos dos patrões, não havia como não se afeiçoar a eles. E quem vê a Umbanda de fora pode até achar estranho em uma gira ver espíritos de pretos e de algumas crianças brancas trabalhando, mas no fundo tem uma lógica. Estas crianças viram suas amas benzendo, costurando e curando com seus Orixás. E como o poder de armazenamento mental dos pequenos é grande, aprendiam tudo muito rápido. É lógico que uma criança na Umbanda vem com uma energia muito maior porque é um espirito que tem na verdade centenas de nossos anos neste plano.
Estou chegando num ponto de visão da Umbanda que me emociono com muitas coisas. Estes dias vendo nosso membro de corrente , o querido João de apenas sete anos tocando atabaque com alegria indisfarçável, me comoveu. O acantonamento da Mocidade da Umbanda no Terreiro do Pai Maneco me encheu de felicidade, só de pensar na alegria deles juntos dormindo em frente ao congá, nossa fonte de energia e alegria continuamente acessa em nossos corações. A formação destes jovens, sem medo de repreensões como havia no passado,com base na fé, no amor e na caridade sem dúvida transformará esta nossa religião de combate muito mais alicerçada e enraizada no bem maior.
Ainda temos muito chão pela frente na Umbanda e ele tem que ser caminhado com os pés descalços, para que sintamos cada pequena pedra, que deverá ser retirada da estrada para o caminhar dos mais novos. Sou fã do Alexandre Cumino, grande incentivador e propagador de nossa religião. Tudo que ele posta eu replico para minha página do facebook. Porém, a fonte onde bebo brota na Umbanda Pés no Chão do Pai Fernando e gostaria de fazer uma colocação baseada na minha interpretação pessoal, e espero que ao ler isto Cumino entenda que não é só para você, mas para todos refletirem.
Ontem vi uma frase sua, que muitos postaram depois de um curso seu: "A Umbanda é predadora natural da magia negra." É uma frase avulsa, fora de um contexto ,mas em minha opinião é contrária à Umbanda. Somos uma Umbanda de diversos rituais diferentes, idéias diferentes de como funciona o mundo espiritual, mas nossa proposição é a mesma: atingir com fé o propósito da caridade pelo amor ao próximo. Temos muitas batalhas sim, somos lutadores em potencial, mas não predadores de magia negra, porque não nos alimentamos dela. Os predadores na natureza vão atrás do que os alimenta. Nós nos alimentamos da Luz Divina e é com ela que alimentamos quem precisa de consolo, de um pouco mais de fé, de força.
Meu propósito hoje é de dizer a todos que trabalham com os jovens e crianças, que tudo o que fizerem a eles vai ser replicado no futuro,com uma potencialidade muito maior, mais aprimorada. Vou ser sincera: eu tinha medo do Tutu Marambá. Hoje meus filhos para terem medo do Tutu  tenho que dizer que ele é ladrão de playstation. As coisas mudam. Umbanda é pra umbandista, pra quem gosta de axé.


7 comentários:

  1. Muito bom Andréa.
    Quem sabe se trocássemos a palavra "predadora" pela "neutralizadora" ou até "equalizadora" soaria melhor...
    Bj em seu CORAÇÃO.
    Cristiano F Muller

    ResponderExcluir
  2. adorei as almas e as almas me atenderam..a Umbanda leva a luz, onde há a escuridão...simples e maravilhosa. Maravilhoso texto..Saravá, Aranauan e Motumbá.
    Celso Marciano

    ResponderExcluir
  3. Gostei da análise e a visão de que os contextos mudam e temos que perceber isso tb. Não acredito em coincidências, mas sabe o que é legal? O nome do meu bairro é Marambaia rsrs

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia essas cantigas que você postou. =X

    É lindo ver os pequeninos entrarem na Umbanda tão cedo, assumindo as vezes uma responsabilidade enorme perante sua idade carnal, contudo não tão enorme assim pra sua idade espiritual. "Nós colhemos o que plantamos", então que seja plantada no coração dos pequenos a semente do amor ao próximo, do carinho, do respeito, da união, da caridade, da alegria, da honestidade, da sinceridade e da humildade, para que colhamos no amanhã, bons médiuns adultos que passem adiante a mesma semente para médiuns mais jovens, fazendo com que a Umbanda seja propagada cada vez mais, fazendo com que a bandeira de Oxalá seja levada ao mundo inteiro.

    Hum.. entendo o ponto de vista do Cumino, acho que ele quis dizer que a Umbanda ajuda a acabar com a magia negra e não necessariamente que a Umbanda se alimente dela, mas para quebrar esse equívoco, concordo com o Cristiano, a palavra 'predadora' podia ser substituída por 'neutralizadora'.

    ResponderExcluir
  5. Salve Andrea, salve amigos, saravá!
    Primeiro, obrigado por lembrar do Tutu Marambá... tinha muito tempo mesmo que não ouvia falar sobre esse mito, bicho papão mesmo... rs...
    Entendo a colocação do Cumino, que fora de um texto contextualizado fica realmente estranho... eu mesmo, talvez por conhecer e conviver com essa realidade de perto, essa Umbanda da comunicação rápida, face, twitter, etc., eu mesmo comentei: estou com fome... Mas vale lembrar que a Umbanda é Religião transformadora, regeneradora, reconstrutora, e quando se alimenta de algo, devolve algo também. Alimenta-se ou neutraliza, nao importa... vemos a simples transformação, pra mim, o maior significado de magia: transformação... Se alimenta, neutraliza, anula, digere e devolve em luz... Valeu irmãzinha! Parabéns pelo blog!

    Adriano Camargo - Erveiro

    ResponderExcluir
  6. CAPELINHA DE MELÃO... QUANTO TEMPO!!
    SABE, QUASE NÃO TENHO LEMBRANÇAS DA INFÂNCIA...
    MAIS HJ , LENDO TEU POST, SENTI UMA SAUDADE BOA ENORME.
    VOLTARIA NO TEMPO SE PUDESSE, OUVIRIA DE NOVO VOVÓ CANTANDO SUAS MÚSICAS SIMPLES E DE QUALIDADE, SENTIRIA DE NOVO A MAGIA DE ACREDITAR QUE TUDO SEMPRE DARIA CERTO,BRINCARIA DE NOVO COM MINHA AMIGUINHA IMAGINÁRIA.NADA TEMERIA E SÓ PENSARIA NA MORTE DE VEZ EM QUANDO...
    OBRIGADA VIU? POR ME REPORTAR A TEMPOS QUE NEM MESMO A FRACA LEMBRANÇA TIROU DE MIM . AXÉ E UM XERO DE ... DAMA DA NOITE!!! DIRCE MENDES DE OYÁ

    ResponderExcluir
  7. Quantas informações que eu desconhecia estão aqui no seu blog, Andrea.

    Voltarei mais vezes; ando um pouco adoentada, mas sempre arranjarei um tempo para ler postagens tão bem compostas. Receba o meu abraço.

    ResponderExcluir