segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Entre a Física e o Bodoque

Toda nossa tecnologia atual advém da Teoria Quântica. Foi o que falaram em um destes maravilhosos documentários do Canal Futura. É bem possível que daqui há alguns anos tenhamos um elevador que nos leve ao espaço e a NASA está oferecendo meio milhão de dólares a quem fizer um protótipo, baseado em cabos com nanotecnologia já existentes. Mas o que mais me impressionou nisto tudo foi uma afirmação: tudo o que conhecemos de física neste plano que estamos não se aplica a nenhum outro plano. Exemplificando: um átomo pode estar num lugar, desaparecer, e aparecer em outro sem aviso prévio.Ou estar em vários lugares ao mesmo tempo. Imediatamente me veio a idéia de que o plano espiritual segue as regras físicas do Universo, as quais não estamos inclusos.O deslocamento das entidades e o fato de incorporarem em mais de um médium ao mesmo tempo fica muito fácil de explicar por esta teoria. Mas isto é para quem entende realmente do assunto.Quando me pego nestes devaneios, parece que a voz do Pai Fernando Guimarães salta à minha mente falando: no que isto ajudaria num processo de cura?
Os cientistas querem criar organismos vivos com a nanotecnologia, ou seja, organismos do tamanho de átomos sem possuir nenhum elemento já existente em nosso planeta. Apesar de toda a aparência maravilhosa, estes micro-organismos criados pelo homem podem servir além da cura de várias doenças, para a guerra entre nações inteiras. Dizem que saberão tudo sobre o universo inteiro observando algo que é totalmente imprevisível como o átomo.
A ciência é algo muito admirável, principalmente para nós que não a conhecemos com profundidade, mas podemos usar um pouco de seus parâmetros para divagar sobre nosso caminhar. Por exemplo, todos nós que moramos do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul estamos inseridos no grande bioma da Mata Atlântica. Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas, que possuem certo nível de homogeneidade. São as comunidades biológicas, ou seja, as populações de organismos da fauna e da flora interagindo entre si e interagindo também com o ambiente físico. Como diz a música de Rui Maurity feita em 1976, "Eu vi chover, eu vi relampear, Mas mesmo assim o céu estava azul,Samborê, Pemba, Folha de Jurema, que Oxóssi reina de norte a sul"
Vivemos no meio das terras de Oxóssi. Por mais que se levantem prédios e indústrias neste espaço, a pouca vida que ainda sobrou deve ser preservada. Tem gente que pensa que os índios foram os primeiros ecologistas, mas eles nunca o foram: eram a própria mata . Porque um bioma é muito mais que uma árvore ou um animal, é tudo o que a floresta contém.Oxóssi é o índio, é a flor e é o pássaro. É da energia de Oxóssi que vem a cura, pois esta energia  se movimenta através de diferentes organismos vivos. Mesmo que, nesta região que atua o bioma da Mata Atlântica, você esteja num ponto de ônibus, esperando a condução para seu trabalho, ao ver um sabiá buscando comida à sua frente, ali estará a energia Oxóssi se manifestando.
Os grandes cientistas estão tentando criar formas diferentes de vida, pode ser válido, mas o nosso trabalho como umbandistas conscientes é bem maior.  Sabedores de que estamos em terras de Oxóssi, devemos respeito e este respeito só é notado quando somos disseminadores da idéia de preservação e não-poluição. Ninguém é obrigado a concordar com nossa religião e nosso jeito de pensar, mas pode ser sim conduzido a nos apoiar pela preservação de nossa própria espécie através de nossos atos. Há tantos projetos de preservação ambiental possíveis de nos engajar em nossas práticas diárias, inclusive nos terreiros.
O que não podemos é esperar que realmente surja este elevador que nos leve ao espaço para ver a grandiosidade do mundo que habitamos e o quanto somos responsáveis por ele. Encerro com um poema do Pai de Santo Leonardo Guimarães:
"Oxossi é como a cobra jibóia, igual onça pintada, tal e qual o gavião e o macaco sagui. Oxosse é a samabaia, o bambu e o jacarandá. É Oxosse qualquer rastro de relva verde. Ele próprio é a seiva vegetal que perfuma a floresta. Oxosse é o calor do sol e também a sombra da folha, do galho do tronco da árvore. Ele é a fruta suculenta que alimenta a vida, a alegria e a liberdade. Oxossi está na mata, na cidade, na terra inteira, onde seus filhos nascem vivem e morrem, guiados sempre por sua FLECHA CERTEIRA."
(Leo Guimarães, 2009)

13 comentários:

  1. É cara amiga,com relação a este suposto elevador,acho que isto é coisa de cientista,pois para o ser,já é fato que é meio maluco,pode até ser que isto venha a acontecer daqui a alguns séculos,pois para mente do homem,nada é impossivel.Acredito na existência de vidas em outros planetas e acho que será mais facil uns cotatos diretos e pessoais com tais seres,do que o tal elevador.Realmente vivemos sob a guarda e proteção de Oxossi,pois nosso País,principalmente nós estamos cercados de Mata Verde,onde a energia do universo predomina,ora se nós humanos nos conscientizarmos de que devemos preservar a natureza em si,lógico não abalaremos a força de quem nos rege.Nosso maior exemplo foi os índios que aqui habitavam e ainda poucos habitam,porém os sobreviventes deles até os dias de hj,prerservam seus cultos à Mãe natureza,mesmo hj em dia havendo uma miscegenação com o homem chamado branco.Pela parte religiosa,cabe=me entender que nós Umbandistas,temos a obrigação de preservar e cultuar ao máximi estas áreas verdes,pois elas não são apenas um simbolismo e sim o pulmão do mundo.Nossa mata Atlantica,apesar de ser muito menor que a Amazonia,possui uma força enorme junto a si que é a proximidade com o Mar,que vc sabe muito bem,que tambem nos irradia uma série de elementos fluidicos benéficos,isto está provado cientificamente.Ora,para não ser muito extensivo,temos em nosso País,matas,rios,mar,rochedos,´varzeas,planicies,enfim todos os elementos propícios a perfeita vibração e captação dos fluidos magnéticos positivos a nossa existência,pois o nosso tempo de duração por esta vida,é absolutamente imprevisivel,pois cada qual tem seu Karma a cumprir e contas a prestar,porém ao virmos para esta vida foi-nos totalmente apagado esta parte,pois senão nósdaría mos um jeito de modificar nosso destino.Razão esta de evoluirmos de acordo com o nosso comportamento aqui.Quando retornarmos ao plano Astral,aí sim prestaremos conta de nossos atos e ações,e saberemos se conseguimos cumprir fielmente o plano traçado para nossa vinda e se utilizamos o Livre Arbítrio na medida e hora certa.Acredito tambem que tudo que se relaciona à Natureza tem a mão divina,e com a força de nossa fé,seja ela ,conduzida por qual seguimento for so somaremos pontos que iremos contabilizar no retorno ao mundo espiritual.Lá sim.saberemos se atingimos um estágio maior e galgamos mais um degrau,ou se teremos que retornar a este planeta{Terra}para concluirmos nosso resgate .Não sei se fiz entender e se era o que esperavas de mim.Saudaões Umbandistas.

    ResponderExcluir
  2. A ciência e a tecnologia que temos ao nosso dispor não está na matéria, mas na mente do homem. Ele é que tem a capacidade de criar e transformar as coisas desde que use essa capacidade para o bem. O homem é hoje um destruidor da natureza porque é egoista, invejoso, centralizador. O ser humano é predador porque não aprendeu a viver no coletivo, não sabe valorizar o que lhe cerca e portanto se auto-destrói. Se estamos num mundo tecnologica e cientificamente evoluído é porque nos contentamos com muito pouco, apesar de queremos sempre mais. Mas nossos passos isolados são destruidores, venais. Poderiam ser harmônicos, construidores de um mundo muito melhor. Não estamos melhor porque não fazemos melhor, escolhemos os atalhos, quando temos que cumprir todas as etapas do caminho muito bem trilhadas. Infelizmente é do nosso íntimos e assim continuaremos até um dia em que aprendamos a viver pelo outro e para o outro.
    Osni Gomes - jornalista

    ResponderExcluir
  3. (...)ao ver um sabiá buscando comida à sua frente, ali estará a energia Oxóssi se manifestando.

    Adorei...

    Ultimamente tenho pensado muito em Oxossi, não sei o porquê e o texto veio a calhar.
    Nessa busca voraz pela minha espiritualidade, seus textos me confortam, ensinando-me muito.

    Obrigada,
    Beijos em você e em sua família...

    ResponderExcluir
  4. ... e eu andei pela floresta a noite inteira.
    senti seu cheiro, ouvi seus sons.
    o dia chegou, com ele o sol e eu nas matas a procurar Oxossi sem saber que estava Nele (dirce de Oyá).
    eu saúdo o Oxossi que mora dentro de mim.
    saúdo Andréa e seu dom especial: escrever, informar...
    OLORUM abençoe sua mente, suas mãos!!
    obrigada!!!
    APRENDO MUITO CONTIGO
    axé e luz

    ResponderExcluir
  5. Belo texto, síntese plena e absolutamente verdadeira que indica o que conhecemos, sem ao menos conhecer a mais pura verdade que existe desde quando estamos neste mundo.... Ou seja: Pra saber o que podemos fazer, primeiro temos de saber o que somos e de onde viemos e esta mesma reflexão nos leva ao começo e ao fim.....De algo que estamos eternamente vivendo. Preservar tudo que encontramos é uma forma de preservar quem somos....Quanto mais avançamos com a agressão a tudo, isso de forma direta nos atinge e nos faz ver de forma fácil, absolutamente direta que fazemos parte de tudo e que somos uma da etapas ou contexto deste cenário maravilhoso que nos foi presenteado pelo pai maior.

    ResponderExcluir
  6. O homem já esta próximo em adquirir o conhecimento sobre esse elevador. Portais, stargates e etc ...

    A física quantica consegue em teoria aproximar o futuro, presente e passado em um único ciclo de tempo.

    Acredito que estamos incluidos sim nos planos espirituais. Fazemos parte do todo e chegara o dia em que compartilharemos o mesmo espaço temporal. Pelo menos o cristianismo descreve um julgamento em conjunto.

    O Processo da nova conciência esta acelerado, o tempo parece escasso e tudo parece não dar tempo.

    Os escolhidos estão ai, com todo progresso e tecnologia os Xamas estão renascendo e tirando da floresta a cura.

    Parabéns pelo texto

    MarquesK

    Só o Rock Alivia

    ResponderExcluir
  7. Eu à noite pude ver ainda nos céus algumas estrelas que não existem mais ha´milhões de anos-luz!
    Creio que o Tempo e Espaço Cósmico dê respostas para todas as questões complexas!
    Os cientistas poderão descobrir um pouco mais dia após dia!
    Dizem que tudo o que dissemos neste tempo e espaço finito, está gravado no tempo e espaço cósmico!
    A física quantica consegue em teoria aproximar o futuro, presente e passado em um único ciclo de tempo.
    Temos que aguardar que a prática venha ainda em nosso tempo e espaço finito!
    Forte abraço
    @tovaga

    ResponderExcluir
  8. Acho que não é preciso esperar o elevador ficar pronto. Melhor tratar de elevar a alma aqui e agora, no momento em que já é perfeitamente possível adentrarmos no Reino dos Orixás: basta abrir a alma e ver.

    Abs
    raph

    ResponderExcluir
  9. O "elevador" dos que buscam o espiritual complemento das suas vidas, se chama "elevação espiritual". No afã dessa busca, observar e ficar atento aos sinais diários e constantes que os Òrìsás nos dão, é o melhor caminho para a invenção desse "elevador" interior em cada um de nós.
    Continue nos colocando para viajar junto com vc nesse "elevador" chamado sensibilidade. Bjs... te adoro!!!

    ResponderExcluir
  10. O "elevador" dos que buscam o espiritual complemento das suas vidas, se chama "elevação espiritual". No afã dessa busca, observar e ficar atento aos sinais diários e constantes que os Òrìsás nos dão, é o melhor caminho para a invenção desse "elevador" interior em cada um de nós.
    Continue nos colocando para viajar junto com vc nesse "elevador" chamado sensibilidade. Bjs... te adoro!!!

    ResponderExcluir
  11. Concordo com você, Andréa. Vou além ainda: as explicações científicas existem para que aqueles que não possuem fé (independente da religião) possam acreditar no impossível. Foi isso que aprendi na minha época como Kardecista e é nisso que acredito como Candomblecista.

    Para nós de Candomblé, as matas são de Oxóssi e as folhas, de Ossaim. Assim, a cura vêm, principalmente, pelos dois. Seja da mão do zelador, ou das mãos de um caboclo, preto-velho ou qualquer outra entidade caridosa.

    Parabéns pelo texto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. ai , ai , viajei...
    vc faz isso...
    adoro vir aqui!!!!!
    um xerinho bom de jardim florido
    axé e e luz Dirce mendes

    ResponderExcluir
  13. Energia, natureza, reflexão. Quando essa mistura passa pelas mãos de uma escritora como você, tudo se torna mais maravilhoso do que se pensa.

    Parabéns, amiga.
    @Cuidadores_on

    ResponderExcluir