quarta-feira, 30 de março de 2011

Exu

Se eu tivesse que sobreviver encapando cadernos, ou fazendo qualquer outro tipo de trabalho manual, há muito já não caminhava sobre esta terra. Ter a noção de que não posso tudo, me causa um certo alívio, pois penso que temos diferentes habilidades para que possamos, de livre e espontânea "coação",  saber que precisamos de nossos próximos. Estamos aqui dependendo uns dos outros todos os dias: do nascimento até o desencarne.
Estamos em diferentes níveis de frequência mental e sobre isto tenho falado constantemente. Felizes dos humildes que caminham sobre este chão. São cada vez mais raros. O advento das mídias, da exposição mais e mais facilitada das idéias é uma faca de dois gumes.De um lado há a troca constante de informações e uma possibilidade infinita de aumentar o conhecimento, e de outro, o lado afiado da corrupção mental. Chamo de corrupção mental a nossa capacidade de achar que o que falamos é uma flecha certeira de verdade irrefutável. Corremos tanto perigo com nossas verdades absolutas, que se tivéssemos a verdadeira dimensão do que podemos fazer com nossas falas, como diria Dostoiévski em Irmãos Karamazov, pediríamos perdão aos pássaros logo pela manhã, para que nossas idéias de não querer ofender ninguém sejam levadas a todos os cantos do mundo. Qualquer semelhança do que Dostoiéviski falava com os chilros do Twitter não é mera coincidência.
Uma linha que trabalha maravilhosamente com o resultado concreto de nossos pensamentos é sem dúvida a dos Exus. Quando se fala em Exu as pessoas ficam preocupadas e com medo. E devem se não buscam uma cura. Porque Exu olha dentro de sua alma e vê quais são suas intenções,analisa seus pensamentos, e te livra de tudo o que eles causam em você. Porque seus pensamentos, aqueles negativos, como a inveja, a frustração, tristeza contínua, o ego inflado formam algo parecido com larvas astrais que atraem outros bichos, que grudam no seu perispírito e te sugam cada vez mais.
Exus são guardiões de um nível vibracional mais baixo porque precisamos de entidades protetoras que tenham a habilidade para circular livremente nestes níveis. O ser humano não está livre de cair em armadilhas do nível mental, por mais que se esforce. São muitas as tentações. Desde comentar com os outros suas grandes conquistas e se vangloriar delas, até de seus projetos ainda não concretizados. Dois grandes erros que seo Capa Preta sempre faz questão de lembrar a quem lhe procura.
Posso falar aqui do que eu percebo, vejo e vivencio e não mais do que isso. Atribuir algo malígno a Exu é burrice, como também pensar que somos, apesar de bons em alguns momentos, seres repletos de luz. Trazemos conosco sombras que podem com o tempo ir se dissolvendo na medida de nosso entendimento.
Estava lendo o livro Legião, do Robson Pinheiro , e encontro lá uma citação sobre merecimento que tenho feito constantemente aqui em meu blog.:"O merecimento, argumento sempre levantado quando se cogita o tema magia negra, em defesas das supostas vítimas, apenas atenuará a eclosão do processo obsessivo. Contudo, desconhecemos ainda,na realidade terrestre, um espírito que seja realmente merecedor, a ponto de se ver totalmente imune, a salvo das investidas das trevas. Por isso, a pertinência do conselho do Mestre Jesus com relação a orar e vigiar, necessidade constante dos habitantes do mundo. A ignorância, tanto quanto a pretensão de quem afirma conhecer em profundidade tudo sobre a vida oculta ou espiritual, encontra larga acolhida entre os encarnados. Em virtude do atraso evolutivo em que nos posicionamos, das disposições cármicas individuais e do próprio comportamento atual em face do livre-arbítrio, o famigerado merecimento, que se imagina prerrogativa de cada um, torna-se algo seriamente questionável. Eis por que, meus filhos, é necessário estudar indefinidamente, a fim de nos instrumentalizarmos na batalha contra as forças sintonizadas com o mal." A fala descrita é do Pai João. Entendimento é tudo ,meus caros.
Já pensando em escrever este post , recebo um email falando de uma lei do Deputado Átila Nunes sobre a lei de sua autoria que cria a Delegacia Especializada em Crimes contra Intolerância. De fato acho muito triste o Estado ter que criar uma especializada neste assunto, porque os seres humanos tinham que ter consciência de seus atos intolerantes e o que eles causam, mas sabemos que não é assim. Na carta o que mais me surprendeu foi a seguinte citação: " O projeto teve votos contrários da bancada evangélica. Alguns deputados afirmaram que "a proposta do Átila Nunes fará com que pastores sejam impedidos de externarem suas opiniões sobre práticas demoníacas, porque poderão ser enquadrados pela nova delegacia". O projeto que data de 2008 só se tornou lei agora, porque os deputados evangélicos tentaram de todas as formas criar obstáculos para a tramitação do projeto. Para eles, "é um cerceamento da liberdade de se poder criticar a macumbaria e outras formas de manifestações ditas religiosas", numa clara crítica aos cultos afro-brasileiros."
Se criarem uma ala nos cemitérios só para idealistas, por favor me coloquem lá. Evangélicos não devem criticar umbandistas. Umbandistas não devem criticar evangélicos. Somos filhos do mesmo Pai, e todo pai sabe que cada filho é diferente e nem porisso menos amado. E já que falei em cemitério ,peço ao Exu Caveira que proteja os caminhos do Deputado Átila Nunes e de todos os legisladores que venham a combater estes sinais brutais de intolerância em todos os sentidos. Sarabumba 

24 comentários:

  1. Pode crêr que seo Caveira está com o Deputado, meu amigo de Facebook. Sabe Andréa, o sincretismo original de Exu no Brasil foi com Santo Antônio e indentifico-o na oração de Santo Antônio "Onde houver trevas que eu leve a Luz".

    Já senti pena de gente que não entende a Quimbanda e acredita no conto da carochinha, hoje penso: "Vai estudar e depois volta conversar comigo". Vejo que você faz sua lição de casa então as trevas da ingnorância não lhe fazem pau de amarrar kiumba ou fazendinha de larva astral. hahahaha...

    Exú é paz e amor, mas não pisa no calo dele ou de seus filhos que aí o bicho pega.

    Diz a lenda vinda do continente mãe que quando Oxalá criou o mundo distribui sacos e instrumentos mágicos, que continham tudo que existe neste Planeta, entre os Orixás. Acontece que quando Oxalá deu o bastão da guerra a Ogum, Exu contestou a escolha e se disse merecedor deste poder, Ogum não abriu mão.

    Oxalá mandou que os dois fossem então até a Lua e disputassem pelo Bastão da Guerra, pois se a luta acontecesse aqui na Terra tudo seria destruído. Ogum venceu a batalha com Exu, mas se compadeceu do irmão e lhe ofereceu então o direito da primeira demanda.

    Outra lenda é a da criação da Quimbanda:

    No começo de tudo, somente existia Nzambi. ele era o Um, o Eterno, detentor de todas as mirongas (segredos, magias). Nzambi era cheio de energia e poder e estava pronto para explodir a qualquer momento. Então, decidiu que era o momento de criar. Em um piscar de olhos, ele fez de si mesmo milhões e milhões de pedaços de matéria que se dispersaram, serpentenando, como um redemoinho, girando em sentido horário em torno dele. Nzambi criou Ngombe, o Universo e toda a matéria visível.

    Nzambi decidiu, então, criar um Ser capaz de atravessar o Espaço entre os corpos materiais e, concentrando-se em um ponto fixo, trouxe à vida Exu-Aluvaiá, que era homem e mulher ao mesmo tempo, uma manifestação da natureza de Nzambi.

    E Nzambi deu sete dons a Exu-Aluvaiá dizendo:

    1. Viajar livremente para lugares onde eu nem sempre estarei. Eu te dou as chaves que abre as fronteiras entre os Espaços, entre a luz e a treva, entre o calor e o frio.

    2. Eu te faço livre para escolher entre o bem e o mal...

    3. E você terá o conhecimento de todas as coisas; será capaz de lembrar todas as coisas que ver e ouvir deste momento em diante e vai enriquecer sua sabedoria pela sua própria experiência e pela experiência dos outros...

    4. Você terá a capacidade de ver através do tempo e conhecer o passado e o futuro de todos os seres; mas não conhecerá seu próprio futuro...

    6. Terá inteligência para entender todas as criaturas, as elevadas, as medianas e as inferiores...

    7. E eu te dou o poder de multiplicar a si mesmo, de criar seres similares a você mesmo; eles serão inferiores a você em poder. Mas tenha cuidado com esse poder porque uma vez que você se divida não mais poderá voltar a ser um novamente. Esse mistério é somente meu.

    Fonte: Dos Ventos, Mario - Na Gira do Exu: The Brazilian Cult of Quimbanda - Pg. 26

    Então é assim que funciona, é por isso que existem guerras e desentendimentos e pelo mesmo motivo o bem sempre vence, porque na verdade não há mal, há confusão, ignorância, trevas. A dualidade criada pela igreja, que inventou satanás como inimigo de Deus, é um truque para manipular os fiéis que se sentem pecadores e ameaçados por esta força oculta que não está em outro lugar senão dentro de cada um de nós.

    Bom, já escrevi demais, hora de trabalhar... depois estudar e escrever e continuar, sempre em frente, pois "chuviscos não molham, marchemos de cabeça erguida rumo ao Sol da Liberdade"!

    Beijão e bom meio de semana! SARABUMBA! AXÉ!

    ResponderExcluir
  2. Sempre amo. voce e seus escritos.
    A lei da nova era è o RESPEITO. e TEM QUEM PENSA DECIDIR SOBRE QUEM VAI FICAR OU VAI APRTIR DO PLANETA APÁS A DIVISÃO. A sleção é automática.
    e Pelo respeito e a Harmonia com a adversidade.
    ANAUÊ!

    ResponderExcluir
  3. Querida!
    Gosto de acreditar que Exu tenha um propósito maior que esse que você apresenta. Não acredito que ele seja esse espírito inferiorizado e tão injustamente julgado.
    Acredito que eles sejam energias puras de troca, energia de relacionamentos, vibrações todas elas, inclusive as boas e dignas, que vão e vem. Daí sua qualidade dual. Mas não má, que possa ser alvo de um castigo, o da limpeza, como se um mendigo, fruto de uma sociedade opressora, fosse condenado a mendigar junto com outros mendigos, ajudando-os a evoluir.
    Considero isso muito injusto.
    Desculpa não compartilhar da sua visão, tudo bem? Um beijo!

    http://vazaante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Andrea...haja boldo querida!
    Hoje entendi mais algumas coisas que antes me eram difíceis.Obrigada !
    Oro para que estas pessoas que se julgam melhores ou superiores enxerguem como somos pequenos e grande nossa missão!
    Que tenhamos pés firmes ,mas asas par nos levar aonde for preciso algum auxílio.Fé para mover as pequenas pedras que nos dificultam nos atalhos.Lucidez para discernir as mudanças que necessitamos fazer em nós no tempo certo.Segurança e coragem para ir além do que é aparente e visível .Humildade para aceitar todos e tudo como natural e obra do Pai.E que pelo menos possamos nos lembrar sempre desta citação muito bem feita:"como diria Dostoiévski em Irmãos Karamazov, pediríamos perdão aos pássaros logo pela manhã, para que nossas idéias de não querer ofender ninguém sejam levadas a todos os cantos do mundo."
    beijos e muita luz..sempre!

    ResponderExcluir
  5. Exú é paz e amor, mas não pisa no calo dele ou de seus filhos que aí o bicho pega.[2]

    Belo texto querida!
    Vc sempre inspirada !
    Mil bjos!

    ResponderExcluir
  6. Foi uma das melhores definições que eu já li sobre essas entidades.
    O Complicado é que com o tal livre arbítrio as pessoas tem a ciencia que podem fazer quase tudo, mas ainda não possuem a conciencia de que terão que encarar as conseqüências dos seus atos.

    ResponderExcluir
  7. A grande batalha do ser humano é pela Posse da Verdade. Tudo o que foi feito de mais odioso na história, veio daí. A humanidade não consegue perceber que a verdade não tem dono, ela simplesmente é!

    ResponderExcluir
  8. NÃO SOU CONHECEDORA PROFUNDA MAS POSSO TE GARANTIR QUE OS GUARDIÕES DA MEIA NOITE SÃO NOSSOS GRANDES ESCUDOS DE PROTEÇÃO.

    Marisa Cruz

    ResponderExcluir
  9. Olhe sao entidades mais do que maravilhosas agora na hora que esta com medo vem te tranquilizam te dao carinho incondicional , te defendem com unhas e dentes , ouvem e vem seus sentimentos e te defendem ficam indignados quando as pessoas te maltratam nao desistem jamais sempre a seu lado.Por isso agradeco a cada guardiao a meu lado uma pequena homenagem e as demais entidades que me trazem as flores ,ou seja ,seus amados cavalinhos e a amizade tao preciosa de ambos amo vcs.

    ResponderExcluir
  10. gostei mto do seu blog e estou te seguindo no twitter.

    ResponderExcluir
  11. Puxa vida, tinha escrito tanta coisa no intervalo do meu almoço e acho que acabei perdendo...rsrs Mas tudo bem, nada acontece por acaso mesmo.
    Andréa, até dois anos atrás, eu pouco conhecia a umbanda, os Orixás e dos Exús, principalmente, tinha receio. Achava que eram entidades más, a vagar por ai, semeando todo tipo de maldade e demência entre vivos e desencarnados.
    Fico feliz em confessar que me descobri TOTALMENTE enganada. Eu também era dona de um bom bocado de "verdades incontestáveis".
    Hoje aceito ( eu sabia, mas não aceitava )que todos nós somos feitos de pequenos atos e pensamentos que podem ser bons ou não. Na maioria das vezes, sabemos declarar sem titubiar o que é maldade ou bondade. Mas, hoje me pergunto: Será tão fácil assim distinguir o bem do mal? O que é bom para mim, o que justo para mim, também pode ser percebido assim pelos meus pares?
    Sim, alguns atos e intenções são tão latentes, que fica até fácil demais separar o joio do trigo.
    Eu não tenho mais esta vontade tão ferronha de julgar. Eu senti na minha própria pele o quanto é dificil julgar os outros. Àquele a quem amei tanto, tão pouco me deu, tanto mal me fez! E ainda assim, eu o perdôo, de alma, de coração. E sei, sinceramente eu sinto, que não foi por querer. As pessoas erram.
    Se situações assim nos fazem repensar uma atitude, um pensamento, porque amamos tanto nosso ofensor, porque não "tirar o pé" antes de julgar àqueles que não simpatizamos, que não amamos (diria até que odiamos )?
    Tolerância. Comigo e com os outros. Todos erram.
    E o Seo Sete Encruzilhadas, meu querido exú, "toma conta e presta conta no romper da madrugada", é mais que meu protetor, é meu amigo, meu grande amigo. É nele que encontro ombro pra chorar, e choro com vontade, porque sei que ele viveu o que vivi, sentiu na pele o que senti, ele não me condena nem apoia... apenas corre comigo, junto, as tantas encruzilhadas que esta vida tem.
    Exú é Orixá forte, o principio e o fim, o que movimenta, o que transforma, o que regenera e o que destrói.
    É as duas faces da mesma moeda. Vida e morte, alegria e tristeza, miséria e riqueza.
    Eu gostaria que criassem uma delegacia sim, mas não CONTRA CRIMES DE INTOLERÂNCIA, PRÓ RESPEITO, PRÓ TOLERÂNCIA, PRÓ PACIENCIA.
    Eu me empolguei e acabei falando demais...rsrsrs
    Andrea, PARABÉNS. Não há o que falar, nem acrescentar ao seu texto, sempre perfeito.
    Ao Povo da Rua, a todos os Exús e suas linhas, Axé!!!!Mojüba meu Pai!
    Ao Seo Sete, meu amor, carinho e respeito!!!
    Laro yiê, Exu!!!
    Mirian G. Jardim

    ResponderExcluir
  12. Exú Mojubá!

    Como um dia disse meu malandro: Falta tanto para tudo, não é?

    Realmente... temos que superar tanto preconceito, intolerância, violência, ódio...

    ResponderExcluir
  13. O preconceito vem atráves da falta de informação tanto material quanto espiritual, eu mesmo feita no orixá fui um pouco preconceituosa, não no fato de ver exú, mas no fato de estar sentindo sua influencias, mas depois da minha primeira experiencia, e depois de estudos eu descobrir que exú idependente de ser orixá ou não é vida, portanto eu agradeço a omolu sempre por permiti a ter tamanha divindade assim me protegendo pq seu Tata Caveira sempre me protege e me guia tbm, acho que essa lei não deveria entrar em rigor pq as pessoas deveriam se tocar que preconceito gera ignorância, e ignorancia gera falta de cultura, pois quem deve criticar é quem sempre esta informado não leigos, e criticar de forma justa, e não criticar a o ponto de gera preconceito metais e fisico, só que se a lei for mais um meio de intolerancia 0 não devemos fazer nada pra ser contra a ela, quem sabe as pessoas não pensam e se informam mais antes de dizer algo ofencivo

    ResponderExcluir
  14. Esse post contribuiu para meu crescimento espiritual. Li, reli, aprendi e cresci.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Texto maravilhoso e mto esclarecedor, seria bom que mtas pessoas lessem mesmo sobre essa entidade que respeito mto e gosto mto tb.

    ResponderExcluir
  16. Orar e vigiar, isso que mais tenho feito minha querida, estou reclusa em mim mesma, esperando que meu coração e minha alma voltem ao normal.
    Saudades de muitas coisas que nao voltarão, aliás, saudades de seo Capa Preta e seo Caveira.
    Te AMO minha 'mainha' ;)
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Texto sensacional.
    Manoel Leite.

    ResponderExcluir
  18. Excelente seu texto, como tudo que você escreve!
    Acredito que para se julgar algo bom ou ruim, é necessário conhecer. Para conhecer é preciso estudar e se aprofundar no assunto e então combater com conhecimento de causa. Ser, somente, um curioso ou mero espectador não se faz “um merecedor de opinião”.
    Entendo, também, que religião é para satisfação pessoal do seu espírito, da necessidade de preencher o vazio que trazemos de outras vidas, que só é saciado quando se torna impregnado das coisas espirituais, àquelas que nos conduz a compreensão e a evolução em busca de um Ser melhor e mais harmonioso.
    Penso que as entidades e o conhecimento que delas recebemos nos tornam pessoas menos preocupadas com a opinião de outros, que cheios de preconceitos, se julgam donos da verdade, ostentando a falsa bandeira da cristandade.
    Aprendi, com a sabedoria de Maria Conga e da cabocla Jurema, que o nosso aprendizado só surge quando estamos maduros para ele. Com certeza, o preconceito, é a característica daqueles que não possuem amadurecimento para as coisas de Deus.

    Raquel Elcain

    ResponderExcluir
  19. Muitos de nós são mais Exus que os próprios Exus, apenas não sabem disso ainda... De nada adianta julgar a sombra alheia, se quem está na sombra consegue ver que você tem ainda menos luz do que ele...

    Acho que fica melhor explicado aqui:
    http://textosparareflexao.blogspot.com/2011/03/o-ungido.html

    Abs
    raph

    ResponderExcluir
  20. me llamo jonathan soy de argentina de corrientes hace un año que estoy en la religion y amo esto pero es bueno que no seamos fanaticos sino llevar la religion con amor, respeto y responsavilidad

    ResponderExcluir
  21. oiee quero saber como definirse se tenho mesmo o corpo fechado nao sei o nome disso mas eu tenhu visoes de coisas que vao acontecer ae quando acontecem eu sinto que eu poderia ter evitado mais consigo evitar por q as veses duvido .. e tambem consigo me comunicar com espiritos ...exemplo tinha uma menina manifestada aqui em casa e ela nao respeitava ninguem e todo mundo sentia medo dela menos eu eu consigo falar a mesma lingua que ela e fazer com que ela me obedeça nao entendp ..vc pode me ajudar ???

    ResponderExcluir