sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A Democracia da Paz

Li estes dias uma piadinha que dizia assim: " A voz do povo não pode ser a voz de Deus, pelo simples fato que Deus não falaria "prástico" , 'vorta" e coisas do gênero. " Lógico que não concordo com isto, pelo simples fato de já ter visto uma pontinha do Divino em gente que não sabe ler. O que quero ilustrar com isso é um pouco da minha indignação legítima de Yansã/ Xangô. Talvez até um pouco de Ogum no meio.
O site do WikiLeaks foi nomeado por Snorre Valen, um político norueguês, para receber o Prêmio Nobel da Paz, alegando que a página contribuiu para a «democracia e a liberdade de expressão» em todo o mundo. Ótimo para quem entendeu. Eu sinceramente não consigo. Este site citado é um grande instrumento de denúncia, mas não deixa de ser isto. Na história da imprensa, ou melhor falando, da divulgação de fatos explosivos , sempre tivemos que colocar um pé atrás. 
Somos todos fofoqueiros em potencial, como já falava Gaiarsa. A própria história não se sustenta se não for passada adiante, desde que bem documentada.  WikiLeaks é um site de fofocas, muito importante para a democracia, mas não para a paz. Pelo menos no meu entender,mas como gente do mato ainda falo "vorta" e "vô i lá!"
A paz é a ausência de guerras e conflitos, ausência da dor e da tristeza.Num contra-ponto à notícia do Nobel recebo uma carta da psicóloga Simone Coutinho que transcrevo aqui em parte sobre sua experiência no Twitter , no processo de pedir ajuda ao pessoal da tragédia no Rio: " Um senhor alermão  me descobriu no twitter e me convidou para fazer parte da equipe de voluntários da Humanity Road , pois não tinham ninguém aqui no Brasil e queriam ajudar.Precisavam de alguém que falasse inglês e quisesse trabalhar com eles.Não pensei duas vezes, respondi que sim, que seria uma honra e eles já me conectaram a equipe no skype , me deram as boas vindas , já agradeceram meu interesse e daquele minuto em diante eu já era uma voluntária para eventos de urgência no Brasil.São pessoas de todos lugares no mundo que disponibilizam parte do tempo livre para transmitir informações importantes durante eventos deste nível.Isto é fundamental aqui no Brasil,pois não temos nenhum treinamento para catástrofes, e ficamos totalmente perdidos sem saber o que fazer.Somos treinados toda semana e orientados sobre muitas coisas e estamos engajados em todas as emergências mundiais, seja protesto no Egito, ciclone na Austrália, vulcão no Japão. Primeiros socorros, donativos, voluntariado, pedir ajuda internacional, fazemos com o maior prazer. E vou te dizer que ainda estou engatinhando e tenho muito a prender com meus líderes, mas tenho ORGULHO enorme de fazer parte deste time.Nada é por acaso, e acredito que Deus coloca as pessoas certas no momento exato no caminho da gente.Te digo de coração que muitas coisas que tinham valor prá mim passaram a ser insignificantes e outras eu não vivo mais sem....#SOSBrasil  #SOSMundo. 
Dia 12 um mês após a tragédia, vamos nos unir e orar."
Há uma grande gira do bem acontecendo no mundo, neste exato instante. Nela trabalham pessoas de todas as religiões e credos. Meu Nobel iria para eles. Iria também para aquele pai/mãe de santo que mesmo não estando bem físicamente, se doa  para que todos possam praticar a caridade de levar conforto aos aflitos. Meu Nobel iria para aquele médium que enfrenta demandas pessoais , mas mesmo assim está lá , em pé na gira, cantando "refletiu a luz Divina...." 
Mais do que um prêmio qualquer, quem pratica a caridade, quem se volta para o próximo num momento de angústia ,para lhe aquietar a alma e levar o calor de sua bondade e conforto, está de fato exercendo sua fé numa fonte de Luz Maior.
Gostaria de pedir aos pai/mães de santo de umbanda e  candomblé e seguidores, aos evangélicos, judeus, muçulmanos, espíritas , budistas e pessoas de todos os credos que me dão o prazer de sua companhia neste blog, que nos unamos em oração por estas pessoas sobreviventes da tragédia do Rio de Janeiro, junto com a Simone Coutinho e o  Humanity Road , no dia 12 de fevereiro.
Contatos com a Simone pelo email:  simonesc2@yahoo.com.br

25 comentários:

  1. Que assim seja, amiga. Minhas orações e pensamentos positivos estão sempre voltados à todos, sem distinção. Obviamente que centramos mais àqueles que precisam da providência divina em demanda de urgencia, como o caso dos sobreviventes do RJ. SE eu me esquecer, lembre-me neste dia, please! Te amo!!! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. "É na simplicidade das pessoas sem estudo que encontramos a verdade de Deus"

    Se não me engano essas foram as palavras que um médium incorporado no Pai Benedito me falou uma vez em uma consulta. Achei a das coisas mais pura e verdadeira q ouvi na vida.
    E esse seu texto só veio pra confirmar essa instrução q um dia recebi.

    Vamos fazer uma corrente de oração e pedir a luz para os que sofreram essa tragédia e tantos outros irmãos necessitados da caridade, sejam encarnados ou desencarnados.

    Mais uma vez meus parabéns!!

    Eu já disse que curto deveras seu blog??!!
    Hehehhehehhe!
    Xero, coração!

    ResponderExcluir
  3. Entender, compreender, conviver, sentir, doar-se.
    Creio serem estes os níveis de envolvimento com qualquer causa. A profundidade da seqüência é indiretamente proporcional à quantidade de seres que a elas se dedicam e diretamente proporcional ao envolvimento em si.
    Digo, já disse, e repito: Há determinadas situações pelas quais só passa aquele que se propõe a ajudar. Quase todo mundo diz entender, alguns convivem com quem ajuda, raros são os que se doam - lê-se aqui quem doa tempo, dinheiro, mantimentos, um galpão, seu corpo, seu carro, enfim. Quem se doa é mais julgado que apoiado, mais alvo de dedos indicadores que de afagos que aliviem o cansaço físico, mental. Mas quem se doa nada espera em troca do universo, e isso nos diferencia de quem não o faz.

    ResponderExcluir
  4. Andréa este é o caminho... Parabéns querida amiga .. bjocass***

    ResponderExcluir
  5. Amiga!

    Concordo com tudo que você disse! Conte comigo para o dia 12...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Vale lembrar, que o Prêmio Nobel da Paz é um prêmio político; quantas vidas não foram iluminadas pelo amor incondicional de Chico Xavier, e no entanto isso não foi suficiente para que ele recebesse a honraria... Graças a Deus, pois tão debilitado que ele já estava, não faltariam sombras ao seu redor querendo administrar o prêmio em dinheiro que vem do Nobel...

    Que a vossa mão esquerda não saiba o que faz a direita... Abençoados sejam aqueles que trabalham pelo bem, sem esperar reconhecimento, pois servem ao pai e não à própria vaidade. Deus abençoe as hordas de trabalhadores anônimos que aliviam dores e misérias sem que os holofotes marquem sua passagem

    ResponderExcluir
  7. Com a modéstia a parte, minha zeladora de Santo sempre pede na abertura das Giras a proteção para os menos favorecidos... não há porque ser diferente amanhã, dia 12 e em todas as demais Giras.
    Quanto ao Nobel, vejo-o como um título e não uma conquista, pelos mesmos motivos citados aqui. Penso que o criador da Wikileaks não se sentirá um pacificador... ele sabe muito bem o que criou.

    ResponderExcluir
  8. Em nossas ações de beneficência na maçonaria adotamos: "Não Saiba a Vossa Mão Esquerda o que Dê a Vossa Mão Direita". Veja por exemplo a briga da Cruz Vermelha com a prefeitura de Teresopolis... acha que deveria existir isso em uma situação como essa? Pra mim só tem um nome: vaidade!

    ResponderExcluir
  9. Concordo em genero número e grau , ainda acho que um dia ainda vai estourar uma guerra por causa da Wikileaks, espero muito estar errado.
    Segredos de estado não são pra qualquer um simplesmente sair postando por ai. Até porque eles dão direito a diversas interpretações
    bjss
    paz e luz ...

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo texto!
    Se tem algo que o WikiLeaks não promove é a paz, ao contrário, contribui com a 3ª Guerra Mundial, que há muito tempo já manifesto que será tecnológica. E nem precisa ter como parte as grandes corporações. Poderá começar com um grande bug que disparará mensagens privadas à todos. Começará dentro das casas, onde as pessoas escondem muita coisa ou quase tudo!
    A paz só reinará com a verdade individual e a compaixão!

    ResponderExcluir
  11. O Nobel é sobretudo um prêmio político. É preciso ter alguma fama na mídia mundial para sequer concorrer. Jesus, por exemplo, jamais teria ganho um enquanto vivo...

    Mas talvez em algum outro lado do veú, existam prêmios para todos aqueles desconhecidos que dedicaram a vida a caridade. Certamente são poucos, orquídeas dentre a grama, mas que fazem toda a diferença!

    Abs
    raph

    ResponderExcluir
  12. Com certeza estarei com vocês no dia 12. O sentimento de fazer parte, de pertença é muito gratificante. Quero fazer parte deste elevar a consciência coletivo para um mundo melhor.
    Quanto ao WikiLeaks...Prêmio Nobel da Paz? Menos né, bem menos.
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Andrea...ainda estou sem fala.Completamente emocionada com sua exata noção deste momento que passamos.Não me cabe agradecer pois não sou nada sozinha, e minha história é pequena diante de várias outras que conhecemos.Quem vai saber iluminar mais ainda seus caminhos, te dar sabedoria, harmonia para continuar seu trabalho maravilhoso é o TODO Poderoso lá em cima.É ELE só ELE que nos une e nos mostra nossa missão aqui neste pedacinho de chão, de passagem, de ilusão.Peço que amanhã todos nos juntemos neste momento de respeito e oração pelo MUNDO, e que nossos pedidos sejam recebidos por todos os seres que estão nos amparando neste momento de mudança e transição.Que seja LUZ,que seja FÉ, que seja PAZ, que seja AMOR...se Deus é amor...AMOR é TUDO, e isto me faz forte e seguindo firme cada dia...cada minuto...de mãos dadas.Sempre!Simone Coutinho...Humanity Road Brasil//beijos e abraços de irmã de coração!

    ResponderExcluir
  14. Não me surpreende que a Paz também tenha se tornado instrumento comercial, neste mundo que vivemos...infelizmente, cada vez mais é cultuado o "ter" antes do "ser".
    Meus parabéns à Simone pela iniciativa e coragem de se envolver com pessoas estranhas e mergulhar de cabeça no trabalho voluntário e humanitário.
    E parabéns à você, Andrea, que está sempre conectada com tudo e utilizando o blog como instrumento de amor, solidariedade e conscientização.
    Estaremos no dia 12, todos conectados na grande energia do Universo, orando pelo ser humano, que ao se distanciar dos valores e principios básicos, necessita cada vez mais de Luz...

    ResponderExcluir
  15. " Há uma grande gira do bem acontecendo no mundo, neste exato instante. " -> poucas vezes li algo tão tocante como essa frase. Estaremos juntos no dia 12. Parabéns e muito Axé!

    ResponderExcluir
  16. Leio seus escritos e passo a refletir sobre coisas que ao menos sabia que existia ! E olha que sou muito antenado em certas coisas.
    Vc a cada dia se supera mais !
    Grande beijo !

    ResponderExcluir
  17. Muitas vezes a vida e nossas condições financeiras nos impedem de fazer doações materiais àqueles que estão precisando, como no caso desses irmãos, mas nem por isso deixemos de ajudar. Alguns dias atrás postei no blog a matéria "Planeta água", que vem totalmente de encontro com o que você disse aqui.

    Se não podemos fazer doações "fisicas e materiais", então vamos doar amor, fé e oração. Vamos vibrar por aqueles que estão precisando.
    Vamos nos unir nesse grande corrente, nessa grande gira!

    Meu Nobel também vai para aqueles que se entregam, muitas vezes se deixando de lado para ajudar ao próximo.

    Faremos um mundo melhor, é possivel!

    Beijos

    Angela / Luzes e Sonhos
    http://luzesesonhos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Todos os dias, em todos os momentos, existe alguém precisando de nossa solidariedade e oração, precisamos nos comprometer com a paz e não apenas desejá-la. Oremos e ajudemos as vítimas das calamidades, mas façamos mais que isso. Que todos os dias possamos nos comprometer com paz. A paz do nosso lar, onde, muitas vezes o grito e a agressividade, são rotinas. A paz no trânsito, onde a intolerância grassa. A paz transmitida na gentileza e no olhar amigo... enfim, que sejamos instrumentos de paz. E usemos a internet, esse instrumento maravilhoso de divulgação para também, através dos sites de relacionamentos, twitter, facebook, msn, possamos ser instrumentos dessa mesma paz. Falta compromisso.
    Parabéns amiga.
    lucilene_b

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito do texto!
    Importantíssimo estarmos atentos ao próximo e ao que nos cerca, posto que somos parte integrante desse todo que busca evolução.
    Estejamos unidos em oração.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Foi do WikiLeaks que surgiu o nome do site do Wikipédia não foi?
    Eu acho que o mencionamento do divino para esses desvios ditos pelo povo é um ícone de preconceito Linguístico com a razão já perdida.
    Não entendo muito da história dos Orixás, ainda mais em assuntos como esses. Só de Oxóssi mesmo. Inclusive até escrevi um ponto sobre ele.

    Mas seria bom eu acompanhar seu blog. Tenho muita curiosidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Bruxinha ,
    Nada acontece por acaso nesta vida e nas outras também,também não é por acaso que encontramos as pessoas .Ao meu ver tudo faz parte de uma programação préviamente estabelecida.Este grupo trabalha há muito tempo junto e ,pelo que posso sentir,lendo o que as pessoas postaram aqui no seu blog;esta tendo inicio a fase mais importante de todas.
    Fico muito feliz com isso!!!!
    Pode contar conosco.
    Cátia.

    ResponderExcluir
  22. O prêmio nobel da paz, só é merecido a quem realmente faz algo para um número muito grande de pessoas. A proposta para que o WikiLeaks fosse indicado para o prêmio nobel da faz foi do parlamentar norueguês Snorre Valen. Um dia depois do prazo final das indicações. Portanto foi apenas um blefe político.

    O WikiLeaks não é um site de fofocas, apenas divulgam documentos secretos do governo americano.Que por sinal , documentos roubados.

    Quanto ao texto " A voz do povo não pode ser a voz de Deus, pelo simples fato que Deus não falaria "prástico" , 'vorta" e coisas do gênero. " Foi escrita por uma pessoa totalmente desprovida de amor, pessoa essa que no seu dia a dia tem como prazer desfazer de pessoas humildes.

    Parece até uma matéria do fantástico onde o governo de São Paulo discrimina sem dó nem piedade pessoas Obesas.

    É uma pena mesmo nosso povo não estar preparado para caridade. Só se toca no assunto mediante a tragédias. Ainda sim porque os veículos de informação bombardeiam as Tv's, Radios, Revistas, Jornais e etc ...

    Nada acontece por acaso mesmo. Como a tragédia de Nova Friburgo. Chegamos ao absurdo de culpar as pessoas por morarem em areas de risco induzidos por vários governantes, que sempre colocam a culpa no povo.

    Lá não tinha ocupação irregular, em volta dos morros só mata nativa. Região nobre com condomínios de luxo. Porque ninguém colocou a culpa na população dessa cidade ?

    Que tem o amor verdadeiro não percebe o que faz ao próximo, ele apenas faz, porque ama.

    Parabéns pelo texto

    MarquesK

    Só o Rock Alivia

    ResponderExcluir
  23. Assino em baixo. Belo texto, que nos leva à reflexão e mexe com o nosso interior. Como nos disse Allan Kardec, "Fora da caridade, não há salvação." Você está no caminho certo. Parabéns por fazer parte da equipe de voluntários da Humanity Road. Grande abraço

    ResponderExcluir
  24. Querida,

    Quero que saiba que, embora afastada do mundo virtual por mais tempo do que gostaria e até do que deveria, eu não deixo de passar por aqui. Dá-me paz, e sempre digo. Aí você fala sobre paz. Com letra maiúscula, Paz. É que se eu escrever em maiúscula, enalteço. E penso que não é esse o objetivo, já que a paz deve estar ao alcance de todos. Sua observação sobre o Wikileaks é sensível e dura ao mesmo tempo. Maravilhosa. Mas não só com ela concordei. Quando fala dos termos "do povo", tenho aquela sensação de "obaaaa, pensei que fosse só eu!" porque penso exatamente assim, com essa indignação. Isso porque minha família materna vive quase toda numa cidade do interior chamada Boracéia, com menos de 5 mil habitantes. Cresci ouvindo e falando "vorta", e uma das pessoas mais sábias que já conheci e que graças a Deus é o topo da minha árvore-da-vida genealógica é minha bisavó, de noventa e um anos. Não sabe escrever. Fala "vorta", porque quando fala da vida, essa, de que muitos reclamam e que quase todos acham difícil, fala com simplicidade. Como se fala vorta, mesmo. Espero que tenha conseguido deixar meu recado.
    Axé, amiga! Amo você e suas palavras. Grande abraço,

    Marcela Marcos

    ResponderExcluir
  25. Andréa,

    O grande segredo da Maçonaria que tanto falam os leigos é não existir segredos. Continue a escrever dessa forma tao clara e direta, transmitindo paz e serenidade. Parabéns.

    ResponderExcluir