segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Inteligência Oculta

Os cachorros daqui saem latindo como doidos. Pode apostar. Logo atrás deles vai o Índio. Curioso tem que saber o porque de tanto barulho. Índio é o nosso pampa, um cavalo  que tenho lá minhas dúvidas se realmente se acha um cavalo. Estes tempos atrás estava aqui na minha área comendo ração dos cães. Deu um certo trabalho tirá-lo daqui e não tem nada ver esta coisa de que cavalo não sobe escada. Aliás, aqui, além de dar bom dia ao cavalo, é necessário conversar de manhã com ele , senão as minhas rosas é que serão trágicamente exterminadas pela carência afetiva deste cão-eqüino.
Inteligência dos animais e sua percepção me espantam. Como das plantas também. Você já entrou numa mata? Há um silêncio absurdo dentro dela, entrecortado com sons de pássaros. Sempre peço licença pra entrar na mata, que às vezes se faz necessário porque o poço que abastece minha casa é bem no início dela.
 Tudo que pertence à Natureza, especificamente as matas e o reino animal têm a ação da energia  Orixá  Oxossi. Ele que é o conhecedor das ervas e o grande curador. É a essência da nossa vida. O dia escolhido pelos umbandistas para reverenciá-lo é dia 20 de janeiro.
Antes de falar de Oxóssi,gostaria de falar, por curiosidade ,de uma outra comemoração ocorrida no último domingo, dia 23 de janeiro, na religião judaica. Comemorou-se neste dia o Tu BiShvat, . Segundo o Talmud (livro da tradição), representa o Ano Novo das Árvores.
É o equivalente ao dia da árvore e, neste dia, todo judeu deve plantar ao menos uma árvore. O dia 15 de Shvat(mês do calendário judaico) é dedicado ao louvor à Terra (de Israel). O dia é de alegria, pois a terra começa a trazer o período de colheita, a produzir frutos e a exibir seu esplendor, que em Israel nesta época está quase se iniciando a primavera.
É uma tradição que ocorre em todo o mundo judaico. Neste dia algumas pessoas comem sete frutas (pelas sete espécies), outras quinze (por ser dia 15 de Shvat). Alguns comem as frutas como parte de uma refeição festiva, outros as comem separadamente. Há os que comem as sete espécies especificamente, e há os que comem frutas típicas de Israel. As frutas devem ser comidas frescas (para que possam ser abençoadas), mas podem também ser comidas assadas, secas ou açucaradas.
Como os umbandistas e os judeus, há muitas religiões que prestam sua reverência à natureza. Mas o que mais me espantou foi uma entrevista de um cientista chamado Stefano Mancuso, botânico e professor da Universidade de Florença.
Entre nós umbandistas é de conhecimento que as pessoas que estão sob a energia de  energia Oxóssi têm muita inteligência. E a própria energia Oxóssi têm a capacidade regenerativa da cura e a beleza da vida. Então leio o que este cientista escreve: "Se  se define inteligência como capacidade de resolver problemas, as plantas têm muito o que nos ensinar".
Nesta entrevista que vi, o professor/cientista diz que por muito tempo a humanidade não deu atenção às plantas  e há muito pouco tempo se chegou à conclusão que são organismos vivos (tendo como base a história da humanidade). Chegou a citar que no velho Testamento, ao se dirigir a Noé Deus havia dito para ele acolher em sua arca toda criatura que pudesse se mover. Porém, o sinal de que tudo já havia acabado e que Noé poderia descer em terra firme veio através de um pássaro que carregava um ramo em seu bico...
Enfim, na atualidade o cientista Stefano Mancuso desvenda o poder das plantas, que para meu espanto, ocupam atualmente 98% da biomassa de nosso planeta. Espantado também? Ele vai adiante falando que as plantas têm um cérebro, não com neurônios como o nosso, mas com um funcionamento muito parecido. Há alguns anos atrás, foi descoberto que, no ápice da raiz, há uma região chamada de zona de transição, consistindo de poucas centenas de células. Essas células têm um sistema que se assemelha a neuronal. Claro, não existem neurônios, nem têm a forma de neurônios, mas sua funcionalidade e modus operandi é o mesmo.
Isto tudo permite que as plantas se comuniquem entre si, se defendam entre muitas outras coisas.De fato, neste sentido, as plantas são muito mais sensíveis que os animais. Cada ápice da raiz pode ser detectar simultaneamente e continuamente  pelo menos quinze parâmetros químicos e físicos. É algo que os animais não podem fazer.
E aqui entra uma história interessante. As plantas têm a capacidade de alterar seu metabolismo, coisa que nenhum outro ser vivo é capaz de fazer. Têm a capacidade de se comunicar através de moléculas. Cita que em uma região da África, Botswana, havia uma quantidade muito grande de antílopes e poucos exemplares de acácias. Para se proteger do ataque destes predadores em quantidade enorme as plantas mudaram seu metabolismo e começaram a produzir tanino, um veneno muito forte que acabou matando os antílopes e ,lógicamente inibindo o extermínio das acácias. E o que é mais incrível da entrevista e o que nos faz pensar um pouco mais é quando se refere às frutas. As plantas fizeram com que o sabor de suas frutas ficasse cada vez mais apetitosa ao homem. Com isso a possibilidade de se expandir e perpetuar foi quase que inevitável. 
O fato é que as plantas têm uma forma diferente de inteligência que a nossa, tão diferente que não pudemos enxergá-la por séculos. Aproveitando o gancho desta descoberta peço um pouco de reflexão.  Quando se fala que a energia Oxóssi é a energia da cura é na verdade a capacidade de transformação de organismos e almas debilitados em organismos e almas mais fortes. Oxóssi é o lutador pela vida e portanto representa ela mesma. Em outro ponto o cientista fala que uma planta alimentada com uma solução salina a princípio têm um stress. Ela reage a este stress mudando seu metabolismo, coisa impossível aos animais e ao homem. Depois de um tempo recebendo uma solução salina a planta aguenta grandes quantidades de sal como se fosse acostumada a isto.
Temos momentos difíceis em nossas vidas. Momentos em que não sabemos se suportaremos determinadas pressões ou situações. Nestes momentos temos que descobrir a inteligência "oculta" que nossa alma possui. A capacidade de absorver, se adaptar e se regenerar. Oxóssi vem nos lembrar disto. Que há possibilidade de cura, que há possibilidade de vida melhor assim que superamos as "soluções salinas" que encontramos no meio de nossos caminhos.  Não é à toa que Oxóssi é relacionado à mata. 
Superados os problemas e com entendimento sua alma se fortalece, e à medida que você está mais forte é mais doce o paladar de seu conhecimento e assim, fica muito mais fácil ele ser absorvido e partilhado pelo seu próximo. Saravá Oxóssi!


Para ver a entrevista na íntegra sobre as plantas acesse: http://www.rtve.es/television/20101227/redes-raices-inteligencia-plantas/390278.shtml

Um blog excelente sobre plantas e seus poderes medicinais http://coisadeboticario.blogspot.com/

18 comentários:

  1. Nossa, que texto massa! Vc pegou de tudo um pouco!
    ^^

    Adorooo, seu blog!

    Okê Arô!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Certa vez durante um documentário do Carl Sagan, ao escutar o que ele dizia a respeito da formação da vida no planeta, guardei bem a seguinte frase: "Somos primos das árvores". Alguns se perguntarão o motivo dessa afirmação. É muito simples. Somos formados pelos mesmos materiais existentes no Universo e temos uma relação simbiótica, eu diria, com as plantas. Sem elas não estaríamos aqui... respirando. É tão básico o pensamento de entender, preservar e se possível expandir as florestas e áreas verdes que me pergunto: o que estamos fazendo ao nosso mundo?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Puxa é uma honra para o blog Coisa de Boticário ser citado neste blog. É uma honra para mim, muito obrigada. Eu acredito que esta inteligência oculta (subliminar), se é que se pode dizer desta forma, é inerente a qualquer ser vivo. Nós, os seres humanos, ainda não conhecemos todas as nossas possibilidades e, culturalmente, não somos estimulados neste sentido. Eu diria que é uma inteligência instintiva. Nos animais se observa isto muito comumente. Basta observar um cachorro, um gato, um cavalo se assim desejar e a gente tem certeza que "só falta falar"...Nas plantas não deve ser muito diferente pois se pode, com facilidade, observar sua capacidade de adaptação ao local em que vive na busca da luz, dos nutrientes da terra, da água etc...Não é a toa que cada vez mais se fala que a fé tem que estar fundamentada no conhecimento. A fé nos empurra na busca do conhecimento que, por sua vez, reforça a fé. Desta forma conseguimos nos adaptar e regenerar, superando os percalços. Este é a nossa inteligência oculta! Lindíssimo o texto. Bjos

    ResponderExcluir
  4. Querida Andréa.Mais uma vez você escreveu com o coração. A Vida Sem Reinos.Simplesmente VIDAS.Lindo Texto! Parabéns !

    ResponderExcluir
  5. Que lindo! Há uma lenda que diz que antigamente quando os índios precisavam cortar alguma árvore, pois necessitavam. Eles entravam na mata fechada e escolhiam uma e diziam "cortaremos essa"..Eles acreditavam que essa árvore ficava tão apavorada e de alguma forma ela avisava às outras ao seu redor, que com pavor em ver sua irmã morrer "desmaiavam"...Assim, os índios cortavam uma das árvores desmaiadas, para que ela não sentisse dor! Sempre achei lindo essa lenda! Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Sábia natureza, a vida sempre luta pela sobrevivência, enquanto há saída, a busca pela perpetuação das espécies se apresenta. Há inteligência no homem, por que não haveria na natureza, da qual ele aprendeu tantas lições e que, apesar disso,acha que é seu senhor absoluto? Belo texto... Blog maravilhoso...

    ResponderExcluir
  7. Interessante!

    Amo seus post

    Smack
    @vampireska

    ResponderExcluir
  8. Isso é o rumo da 5a. dimensão, esses ventos que só aqueles que se acostumaram com essas energias sutis, poderão entender. Lindo, lindo!

    http://vazaante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Acho sempre muito interessantes seus posts. Sou espírita e aprecio a visão umbandista do universo, da natureza...
    A beleza está em crer que, como ocorre com as plantas também nós os seres humanos, somos capazes de mudanças espirituais, orgânicas e estruturais. O pensamento é um bom começo para elevarmos nossos padrões.
    Parabéns pelo texto, informativo e bem escrito, como sempre.
    Abraços,
    @Andrezzasousa

    ResponderExcluir
  10. Que texto em minha pomboquinha de luz ? Sempre se superando e haja cérebro para tanta informação. Vc é um anjo !

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Andréa!
    Ótimo texto! Nem vou estragar a obra com meus 'pitacos'. Mas vou dar uma palavra, que talvez ajude os que 'olham de atravessado' quando se fala em Umbanda. Serei simples e direto:
    Como mencionado no texto acima, os Orixas estão sempre ligados as forças da Natureza. Algumas pessoas, em seu intimo, ligam qualquer relação com a Umbanda e outras práticas como sacrifício entre outras, mas não é assim.
    Para que os desconfiados fiquem com a mente mais tranqüila, sugiro que meditem sobre a Umbanda na forma mais simples e clássica que ela é, ou seja, para cada manifestação da Mãe Natureza é atribuído a essa energia uma nome, que por exemplo pode ser Oxóssi, que esta diretamente ligado ao processo de cura do corpo(qualquer que seja, humano, animal ou vegetal), bem como faz parte da sagacidade da mente.
    A mitologia dos Orixas é extremamente detalhista e abrange uma infinidade de fatos e acontecimentos que ocorrem à nossa volta - e nem percebemos - e que estão intimamente ligado aos Orixás e suas forças correspondentes na Natureza. Este assunto é por demais lindo e interessante. Deve ser pesquisado e entendido sem preconceitos, pois é uma forma de Fé e de agradecimento a Vida muito mais antigo que várias religiões hoje predominantes no mundo.

    ResponderExcluir
  12. É interessante a analogia e pertinente, no entanto, adicionaria o fato de Oxosse ser também o catequisador, purifica a mente humana com o oxigênio das matas, nos proporciona a levesa no espírito e na alma, agrega-se a ele seu par enérgético Ossain, (Deus/Deusa) das ervas. Como tudo se completa, a polaridade feminina de Oxosse nos completa após estarmos leves com a cura através das ervas sagradas, maravilhosas em sua formação e perfeitas em sua ação AXÉ.

    ResponderExcluir
  13. Amei o texto
    Por traçar esta linha Religião x Ciência com uma forma inteligente
    E por falar do meu querido Pai Oxossi
    Okê Arô

    ResponderExcluir
  14. "Inteligência oculta" e "regeneração" são as palavras-chave que levarei comigo no decorrer desta semana.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Fez-me lembrar o Filme AVATAR
    Todo aquele relacionamento e comunicação entre os Na'vi (humanoides) e as plantas, animais
    e o próprio globo (a Lua Pandora)
    Todas as “Inteligências” somadas criando um Todo harmonioso, feliz e promissor .
    Quando o terráqueo pisou lá, foi chamado de bebê pelos Na'vi.
    Não entendeu! Não conseguiu enxergar, sentir a relação...
    Acho que a grande “sacada” é conseguirmos enxergar este relacionamento, que como exemplificou muito bem seu texto, Está ai em nosso dia-a-dia.
    Planeta+flora+fauna+humanidade são interligados e interdependentes.
    Precisamos exercitar a “inteligência oculta” como vc bem disse.
    Assim passaremos a vivenciar plenamente não só a energia de Oxossi, mas sim a de todos os Orixás.
    @amigodoze

    ResponderExcluir
  16. Saravá!!!!!
    Adoro seguir sua linha de raciocínio e descobrir ao longo do texto onde quer chegar. E tem gente q acha q a vida é uma "acidente biológico"... afff
    bjos querida
    Lindo texto!!!!

    ResponderExcluir
  17. Andrea,

    Maravilhoso e só veio a somar com tudo o que estou usando em.... meu livro! Sim, porque as mídias sociais que foram o grande driver do ano passado estão movimentando a Academia e todos a reabrirem suas cabeças, velhos conceitos e tudo o mais para estudarem - assim como as plantas (e como você belissimamente comparou com a religião) - outras formas de vida como os insetos, e, com isso entender novos funcionamentos de interação com o mundo, a vida, com a natureza, enfim, com o mundo. Parabéns e obrigada por mais esta lição. :O) Da sua aluna para sempre, Vany, ou apenas e simplesmente @mosaicosocial

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Andrea,

    Adorei o seu texto. Tudo o que tem a ver com preservação da natureza me interessa, já que a natureza é algo que me encanta. Acho a a natureza um bem que todo ser humano deveria preservar, já que nela encontramos a esseência da cura para muitas doenças e a natureza além de ser uma coisa quem ser humano nenhum pode criar...

    Querida Andrea, quero deixar um grande abraço.
    Sempre que houver novos textos, me avise, adoro seu blog!

    Abraços!

    Juliana Fideles.
    @juliana_fideles

    ResponderExcluir