quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Um Começo pela Paz

E domingo foi um grande dia. Na partida Atlético Paranaense x Fluminense estávamos lá, em frente a 27 mil torcedores carregando nossa faixa pedindo paz nas torcidas. De última hora pediram para que eu entrasse com as crianças para conduzi-las a campo. É certo que minha emoção era grande e justo eu que nunca havia entrado em um estádio estava ali, bem no meio do campo, em um jogo tão importante.
Cada um aqui é prova do esforço feito em prol deste desejo e cada um ajudou como pode. Quando entrei em campo, na internet, pedindo pela paz sabia , como ainda sei, que é difícil obter resultados imediatos.E por incrível que possa parecer encontrei no meio deste caminho muitas pessoas que me desincentivavam a continuar e depois do processo terminado vieram ainda dizer que foi muito insignificante.
Estamos em uma democracia, portanto cada um fala livremente do que está cheio seu coração. As palavras têm poder e ,mesmo sem ele saber de nossa campanha, ao mesmo tempo que estávamos em campo, o Pelé também pedia aos torcedores paz nas torcidas. Nunca se enganem ,pois tudo o que pedimos e todos os pensamentos e ações que temos são imantados por essa Força Maior que nos rege. Ogum guarda meus caminhos e de todos aqueles que buscam andar na direção de um bem comum.
Creio que consegui provar a todos que quando nos determinamos em uma direção, temos que ter além de iniciativa, "meiativa" e "acabativa". Porque temos força para isto e o universo conspira a favor sempre. A grande questão é ter fé no que se está fazendo e equilíbrio para não cair nas armadilhas do ego. Se a causa é grande é um grande erro tentar ser maior que ela, pois fatalmente se sucumbe à tirania dos comentários maldosos.
Quanto aos umbandistas gostaria que tomassem esta campanha como um ponto de reflexão. Nós ,como manipuladores das energias da natureza, somos agentes transformadores da sociedade em que vivemos também. Isso eu aprendi nesta campanha. Quando estava no meio do campo, num semi-círculo de crianças vestidas de branco e toda a torcida atleticana chamando o nome do João, pensei: trouxe a gira para dentro de um estádio e o João estava ali como um grande médium de Umbanda: uma pessoa através da qual se passa uma mensagem Divina para nos aproximar de um bem maior.
Na paz não há vencedores, portanto como diria painho, não há perdedores também. Estamos em equilíbrio com todas as forças naturais. A campanha paz nas torcidas ocorrerá em todo mês de outubro , até o dia em que a paz seja algo corriqueiro e pedir por ela tenha caído no esquecimento.Saravá.

A foto que postei não tem muita definição, mas foi feita de coração pela Cláudia Wasilewski do blog http://www.claudiawas.blogspot.com/ . Em breve estarei postando mais fotos.

11 comentários:

  1. A palavra tem poder, sim. É imantada de energia e se cristaliza no Universo. Por isso devemos cuidar muito o que falamos....a campanha foi brilhante! Mesmo que as pessoas tentem diminuir seus efeitos ou desestimular sua continuação, a semente foi plantada. E, com certeza, os frutos serão colhidos, ainda que com muito trabalho...Saravá!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo sucesso, e excelente observação!

    Vivemos de fato em uma democracia, um maravilhoso e único país nesse mundo enorme onde a Democracia é quase que levada ao pé da letra, onde homens e mulheres de todas as raças e etnias podem um dia se tornarem Presidentes da República.

    E quando se trata de paz, mesmo um sussurro no ouvido do vizinho é válido e conta.
    A disceminação de um pensamento coletivo de forma rápida se dá baseada em interesses, mas a disceminação de um valor humano duradouro demora, e se baseia e senso comum. E paz é um deles.

    Novamente, parabéns pelo sucesso estrondoso da campanha.
    Nunca pisei em um estádio de futebol, e nem tenho vontade de fazê-lo por conta própria (talvez um dia, mediante convite!), mas no que me for cabível agira em prol da Paz, o farei.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Minha tão querida amiga, parabéns!

    Parabéns por ser essa alma que emana bondade e caridade. Você nem precisaria ser umbandista para que eu concluísse que isso é intrínseco a você, e graças a Deus estamos juntas nessa caminhada da vida, ainda que virtualmente!

    Curioso... como sempre - e já me acostumei, tanto com os links Minha vida x Posts da Andrea, quanto a pedir paz nas torcidas - que eu tenha aprendido, ontem, que as palavras têm poder. Aprendi que de fato, tudo o que mentalizamos acontece à medida em que atos sigam a mesma linha dos pensamentos. É por isso que você vencerá as batalhas que se propuser a travar, pois suas palavras são condizentes com seus atos e, o principal, com aquilo que quer.

    Obrigada pela oportunidade de participar de sua corrente do bem!

    Abraços caridosos da irmã de fé,

    Marcela

    ResponderExcluir
  5. minha querida irmã você está fazendo um trabalho lindo,sua voz e seus pensamentos estão com certeza sendo ouvidos pelos nosso anjos, que Deus toque nos corações dessas pessoas que então sendo ludibriados por forças do mal...continue entrando em campo e prol da justiça e do respeito ao proximo e acima de tudo a paz nas torcidas...parabéns tenho muito respeito por ti, você é e sempre vai ser iluminada por Deus e seus caminho...Que dona Iansã e pai Ogum te abençoe...

    ResponderExcluir
  6. Ola Andrea, voce nao sabe o orgulho que sinto por ter contribuido, ainda que, uma contribuicao pequena, me sinto honrado por ter participado desta campanha com voce e com todas as pessoas que se dispuseram a levantar esta bandeira. Minha querida, sempre que tiver alguma empreitada em prol do bem pode contar comigo, nao importa a funcao que exercerei, quero sempre participar... Muita paz, amor, saude e sucesso a todos aqueles que tem a fagulha do amor divino em seu coracao. Parabens...

    ResponderExcluir
  7. Imensamente infeliz em saber que algumas pessoas acharam seu esforço em vão. Não sabem de sua gratitude implicita em ato tão singelo mas devastador nos corações indoletentes dos que torcem pela derrota alheia.
    Conte sempre com este seu amigo, que apesar de ser apenas a gota no copo, pode ser a que transbordou seu esforço.
    Eu sou apenas um dos que querem mudar !
    E o querer é algo que sobrepõe o sentimento de derrotismo dos fracos !
    Conte sempre comigo. Saravá.

    ResponderExcluir
  8. Ehehehehee...Eu não podia faltar né? Que bom que rendeu bons dividendos a campanha. Que bom que houve reconhecimento. Deus permita que isto se concretize de vez e que todas as pessoas, torcedores ou não, se comprometam com a paz. Deus te abençoe amiga. Beijo

    ResponderExcluir
  9. Andrea, que lindo resultado! Que maravilha. Nem sei o que dizer. Você tem a luz dentro de vc emanando toda a força que uniu tanta gente em prol desta campanha. Que coisa mais linda. Estou emocionada e mto feliz. Se isso não é influência, ñ sei que nome se dá ao que vc construiu! Parabéns e conte comigo para as próximas campanhas! Sei que fiquei devendo nesta! :(
    Beijonocoração #correntedobem

    ResponderExcluir
  10. Minha amiga e como falo sempre, Deusa que está no meu coração para sempre, a parabenizo pela belíssima campanha pela PAZ NAS TORCIDAS, você é isso minha querida, um ser que veio ao mundo para semear amor, paz e irmandade entre os povos...
    Você é um ser de LUZ e sabes disso.
    Não poderia deixar de falar que insignificantes são as palavras desencorajadoras, elas servem para nos deixar ainda mais fortes no caminho em que traçamos.
    Mais uma vez, PARABÉNS!
    Me orgulho de você minha mainha...
    Beijos e que Deus continue lhe dando força, para seguir assim mesmo como é, forte, brilhante e determinada!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Andrea,

    Fico feliz por saber que a campanha #paznastorcidas está indo de vento em polpa!

    Bem, acho que ainda podemos alcançar muitas pessoas com a campanha. Se cada um de nós plantar a sementinha do bem no coração das pessoas, breve todos estarão apoiando essa causa que é tão importante!

    Bom, nada mais posso dizer que PARABÉNS!

    Da sua amiga de sempre,

    Juliana Fideles
    @juliana_fideles

    ResponderExcluir