sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Paz nas Torcidas

Hoje convido-os ao exercício da caridade. E como sempre falo a caridade começa quando a fazemos para nós mesmos. No texto Em Paz com a Liberdade, falei sobre a paz que buscamos quando estamos em guerra. Gostaria que todos os que têm blogs, twitters entre tantos outros meios de comunicação na internet participassem da campanha PAZ NAS TORCIDAS. Vamos parar com estas guerras inúteis.
No dia 25 de Outubro de 2009, entre noticias que precedem as partidas de futebol, fomos surpreendidos por mais um fato que estarreceu a sociedade paranaense: o atropelamento do estudante de direito da Faculdade de Curitiba - João Henrique Mendes Xavier Viana, 21 anos, na saída de um estádio na Cidade de Curitiba. Filho da umbandista Ana Maria Mendes, que faz parte da gira que freqüento. Foi uma tragédia decorrente de briga entre torcidas. 
Através de um pedido nosso, o Deputado Caito Quintana redigiu um projeto de lei instituindo o quarto domingo do mês de outubro para essa reflexão da necessidade da paz em todos os estádios paranaenses, que foi aprovado pela Assembléia Legislativa. Portanto no próximo dia 24 de outubro, domingo, estamos montando estratégias para mostrar a todo mundo que queremos paz e queremos serenidade ao permitir que nossos filhos frequentem estádios.
Temos uma força incalculável se nos unirmos. Como fui agraciada de ter uma diversidade enorme de pessoas de todas as religiões neste espaço que criei, peço que  cada um, dentro de suas crenças espalhe pelo seu estado, por sua cidade a idéia de que é possível nos divertirmos e ensinarmos o espirito esportivo para nossos filhos. Aos blogueiros peço que dêem uma palavra de força a esta idéia, assim como os adeptos do facebook e do orkut. Aos twitteiros peço que usem durante a semana a hastag  #paznastorcidas.
A foto que coloquei aqui é do João, agora nosso simbolo pela paz, e pode ser usada para divulgar e ilustrar o blog de vocês. Vamos nos unir?Idéias serão bem aceitas. Se postarem algo em seus blogs me avisem para eu divulgar. Saravá!

O texto que citei foi o seguinte:

29 comentários:

  1. Eu sempre gosto do que você escreve, pena não poder comentar sempre. É claro que eu vou ajudar sim, essa é uma luta nossa, de todos, para que a diversão possa ser vivida sem temor, sem perigo.
    Parabéns pela iniciativa.

    Abraços

    http://vazaante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Surpreendente essa minha menina!
    Sempre procurando exercer a caridade com competência e sem estrelismo, que é o que realmente importa.
    Conte comigo... Vou colocar no meu blog e espalhar pelas minhas redes sociais, que sabe assim, possamos criar várias outras comoções como essa. #paznastorcidas #pasnasescolas #paznasreligiões e outras tantas necessárias #paz, que andamos carecidos ultimamente, né verdade:
    Beijos grandes,

    ResponderExcluir
  3. vale muito levantar essa bandeira: paz não tem religião. é vontade coletiva.

    saravá, babe!

    ResponderExcluir
  4. Iniciativa louvável. Parabéns a vocês e ao deputado Caito Quintana. Esse gesto deveria ser copiado em todos os estados. Paz e Luz!

    ResponderExcluir
  5. Ajudo com certeza. Conte comigo para seus pedidos e aquilo que puder, dentro de minhas vontades e possibilidades, ajudarei com certeza.

    ResponderExcluir
  6. Olá querida!
    Pode contar comigo para divulgar essa iniciativa.
    Paz sempre!!

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Querida Andrea,

    Ótima idéia fazer essa campanha. Acho que todos têm direito de frequentar os estádios de futebol por tanto, pode ter certeza que vou apoiar essa causa!

    Um grande abraço!

    Juliana Fideles
    @juliana_fideles

    ResponderExcluir
  8. Conte comigo! É lamentável, e extremamente vergonhoso, o fato de violência e futebol dividirem as mesmas manchetes, futebol é uma celebração, alegria, não combina com violência!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Somos solidárias nesta campanha d #paznastorcidas que os jovens devem entender o espírito esportivo e não uma Arena de batalha!

    ResponderExcluir
  10. Amiga, você tem meu total apoio! E por uma ironia do destino, sofro muito com a violência nos estádios, mas pelo outro lado. Meu pai é PM do Batalhão de Choque, e há 20 anos trabalha em shows, jogos de futebol e etc. Essa onda de violência envolvendo torcidas é absurda! Vou divulgar nas mídias que puder e pedir apoio. Estejamos de mãos dadas nessa corrente de caridade. Obrigada por me ensinar, também, a solidariedade.

    Grande beijo da amiga

    Marcela Marcos

    ResponderExcluir
  11. Excelente!
    Precisamos de PAZ. Paz na vida, no lazer, no trabalho. Tres letrinhas só e um resultado enorme. Se precisar carregar bandeira, tô nessa.

    ResponderExcluir
  12. ta ai paz, jogo limpo ,axo muito boa essas iniciativas, parabens para a Andréa Destefani
    precisamos de mais pessoas assim


    by:@soguinel

    ResponderExcluir
  13. Querida amiga Infelizmente, mais um terrível conflito invade as nossas casas e os nossos pensamentos. Mais uma vez devemos elevar a Deus as nossas orações, para que Ele inspire os poderosos na busca pela paz e nos livre da maldade e da guerra.
    Não podemos viver continuamente com a impressão de que bombas atômicas ou químicas possam cair de repente sobre as nossas indefesas cabeças.
    Não podemos nos resignar com uma vida feita de medo diante das demonstrações de vileza humana, diante de demonstrações de fanatismo e ganância que só levam à destruição de vidas, de famílias, de esperanças...vamos acabar com isso, com um protesto que estamos fazendo nos meios socias de comunicação... uma beijo amiga e um lindo tema...#paznastorcidas

    ResponderExcluir
  14. Fico muito decepcinada quando fico sabendo de coisas feias que as torcidas fazem.Estádio deve ser lugar de levar-mos nossa familia para se divertir e ser feliz.futebol éé uma forma das pessoas se diivertiir naum uma guerra!Já é tempo de paz...
    Beijos
    @francis_quinha

    ResponderExcluir
  15. Querida Andrea, que as nossas forças possam se espalhar por todos os Estados, Estádios, Terreiros, enfim o mundo todo. Luz para os que se foram e resignação para os que ficam.

    Por @umbandamagica

    ResponderExcluir
  16. Primeira vez no seu blog e me surpreendi com o post!

    Parabens, pela iniciativa e pelo post bem escrito!
    Pode contar com a minha ajuda no que precisar!

    Mais uma vez meus Parabens!

    ResponderExcluir
  17. Pseh.. mas nao da pra cair na ilusao que uma lei vai resolver este problema!

    ja existem muitas medidas para coibir a violencia mas as autoridades estao pouco se lixando para isso...

    Vide o exemplo citado, tudo aconteceu pois jovens da torcida atleticana arremessavam pedras em um carro no sinaleiro, o que causou panico no motorista fatalmente atropelando o torcedor atleticano..

    a lei nao vai fazer com que os marginais pensem duas vezes, mas vai fazer com que esses politicos que as criam tenha um argumento para querer sua reeleição...

    A partir do momento em que a policia, militar/minicipal começarem a trancafiar esses meliantes antes dos jogos, e fazer pagar pelos tubos/onibus quebrados, dai sim eu começo a botar fé nessa historia de paz..

    Caso contrario nada mudara!

    ResponderExcluir
  18. Já fui assistir jogos em outras cidades e outros estados, fiquei impressionada com o aparato policial que é deslocado para essas áreas em função do combate à violência. Sabemos que existe muita coisa em jogo em um campeonato, mas também que podemos conscentizar a maioria dos torcedores pela paz. Não basta somente a nossa iniciativa, precisamos do apoio da imprensa e do governo. Nossas crianças estão aprendendo com estas atitudes, precisamos de medidas urgentes para erradicar este mal!

    ResponderExcluir
  19. olá, você poderia por favor me dar a referencia da fonte da foto postada, procurei tal foto e nao encontrei em nenhum site,
    obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Esta foto me foi repassada pela Ana Maria Mendes e é uma faixa colocada pelos amigos do João com a foto dele no meio da torcida do Atlético Paranaense.

    ResponderExcluir
  21. Aderi, vejo o "Aagente Sentimental". É do meu jeito.

    ResponderExcluir
  22. Pode contar com o meu apoio, querida!!!! Grande bjo

    ResponderExcluir
  23. Muito legal mesmo. A paz, sempre...espero q tenham responsabilizado criminalmente o responsável. O duro e ver as brigas q acontecem entre torcidas do mesmo time, liderada por vereador. E pior, é imaginar q foi eleito pelo povo. Digo isto, por q o problema e muito grande e começa no berço e passa e passa pela escola. abraço

    ResponderExcluir
  24. Já esta postado em meu blog.
    Acho que poderíamos combinar e irmos de branco na frente do estádio para também mostrar nosso pedido de paz
    Oq acha Andreia?

    ResponderExcluir
  25. Estou esperando decisões sobre o dia do jogo, mas essa é uma das idéias....

    ResponderExcluir
  26. Tarde llego a esta campaña de la Paz que se promueve a partir de los trágicos sucesos que nos comenta Andrea en su Artículo, pero sin duda que la paz tanto a nivel personal, familiar, en el pequeño vecindario, la ciudad y entre las naciones, es el real y más importante motor de desarrollo y equidad para con nuestros semejantes.
    Me uno a esta campaña, lleno de gozo y en lo que pueda aportar, siempre, con el mayor gusto.
    Desde Chile, Fernando Rodríguez Guzmán, @FRodriguezG

    Mais tarde veio a esta campanha que promove a paz a partir dos trágicos acontecimentos que Andrea nos disse em seu artigo, mas certamente que a paz, tanto no pessoal, familiar, no pequeno bairro, cidade e entre as nações, é verdadeiro motor e mais importante de desenvolvimento e de justiça para com os nossos vizinhos.
    Uno-me a esta campanha, cheia de alegria e que eles podem contribuir, sempre com o maior prazer.
    Do Chile, Fernando Rodríguez Guzmán, @ FRodriguezG

    ResponderExcluir
  27. por indicação de: @LucienneGuberma via twitter conheci sue blog amei e gostaria de compartilhar com o meu(nosso) blog: http://ativismocontraidstb.blogspot.com
    Onde falo e reproduzo o que vejo na net. Gostaria muito de te-lo como colaborador lá se quiser. desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir