quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Zaori



Todos aqueles que nascem em uma sexta-feira da Paixão são Zaoris. Têm o aspecto de homens comuns. Seus olhos, porém, são muito brilhantes, de um brilho mágico, misterioso. Possuem o poder de ver através de corpos opacos, terras ou montanhas, conseguindo assim localizar tesouros escondidos. Barras de ouro ou prata, jóias, pedras preciosas, armas raras, nada escapa ao olhar mágico do zaori, mesmo que esteja enterrado sob vinte metros de terra.
É mito de origem árabe, e no Brasil, ocorre principalmente no Rio Grande do Sul. Também estão presentes no fabulário da região do Rio da Prata, Chile e Paraguai, localizando as riquezas e tesouros enterrados pelos jesuítas ou por príncipes incas, na tentativa de salvaguardar seu ouro dos espanhóis. Uma vez que os proprietários originais de tais riquezas não podem mais usufruí-las, os zaoris as localizam para aquelas pessoas que ganham a sua simpatia. Contudo, não podem utilizar seu dom em uso próprio. Toda a riqueza que encontram sempre deverá reverter para benefício de outrem.
As lendas sempre trazem em si, a sabedoria da humanidade. Ao ler esta, a primeira pergunta que me veio foi: seriam os médiuns Zaoris? Não, médium não acha ouro , tesouro escondido nem nada material assim. Ele, através de comunicações entre planos, traz a tona o que há de melhor no consulente.Esse é um tesouro ainda melhor.
Os tipos de mediunidade são tantos e as formas que eles se expressam nas religiões tão diferentes, que como exemplo cito o seguinte: imagine a imensidão deste nosso país. Podemos ser todos brasileiros ,mas há diferenças enormes entre os que moram no Sul e os do Norte. De cultura a sotaque, mas não deixamos de ser brasileiros.
A Isia , uma grande amiga e curandeira/farmacêutica, me enviou um texto que disponibilizo abaixo sobre mediunidade, por J. Godinho. Concordo com ele em muitos pontos, mas uma coisa me chamou mais a atenção. Ele fala que todo médium por natureza é impressionável, sendo assim a impressionabilidade mais uma qualidade geral do que especial.
O médium por si só já é um tipo de TV a cabo. Pode sentir, se necessário for, vibrações de vários planos. Está irremediavelmente ligado 24 horas por dia. Porisso se enganar as vezes é bem comum. Porque ser médium não é ser infalível. Pai Fernando Guimarães cita em seu livro um episódio dele antes de entrar para Umbanda:Um dia, saindo de casa, olha no lado esquerdo do portão um símbolo pintado de vermelho: um circulo com uma cruz no meio.Todos os pensamentos maus passaram por sua cabeça. Pediu ajuda a um outro médium, que também lhe falou da problemática que aquilo poderia causar, devendo ser desfeito. Passaram-se os dias. Ele notou , numa manhã, que outras casas tinham aquele sinal também. Perguntou ao vizinho que regava o jardim se ele sabia do que se tratava aquele sinal: - Sei sim, foi a Companhia da Rede de Águas e Esgotos que marcou as casas onde serão mudadas as redes de águas pluviais.
A vida é assim mesmo. Como falava Paulo Mendes Campos, às vezes tomamos ratos por elefantes. O importante é a gente ter bom humor e nunca se apavorar. Meu filho do meio, como toda criança, tem a sensibilidade aflorada. Há uns anos atrás, acordava toda noite dizendo que tinha uma mãozinha que aparecia em sua cama. Só uma mãozinha mesmo e de criança. Estava em pânico. Pedi ajuda no terreiro, mas para meu filho eu falei que era impossível. Como uma pessoa desencarnaria e esqueceria de levar a mão consigo? Realmente não faz sentido né mamãe? Me dizia. Meu caçula já viu na mãozinha uma forma de ajuda: poderia organizar os brinquedos no quarto e falou de todas as coisas maravilhosas que uma mão a mais traria de benefício. Sei que a mãozinha nunca mais apareceu, com medo talvez o excesso de funções...
Meu filho do meio realmente tem muito medo de ver coisas. Certa vez acordou de madrugada com um choro e foi ver o que era.Deu de cara com uma menina chorando na cozinha. Não teve dúvidas e foi falar com o Pai Jussaro que o tranquilizou: não se preocupe vou pedir ao caboclo Tucuruvu que leve essa menina de lá. Meu filho parou um momento e pensou. Olhou bem para o pai de santo e disse: só que por favor peça pra ele que eu não quero ver índio nenhum correndo atrás de criança dentro da minha casa hein? E tudo voltou à normalidade.
Todos somos médiuns e isso é um fato. Outro fato é que não somos iguais em nossas mediunidades, nem tão pouco constantes em nossas visões. Somos falíveis, porque também somos alunos neste plano. A nossa mediunidade serve tão somente para a caridade. O médium se serve de sua mediunidade para aprendizado próprio. Por isto somos conscientes mesmo que incorporados. A experiência dos outros e as mensagens que as entidades passam nos servem de lição.
Então deixo aqui uma mensagem: estejam conectados à espiritualidade, mas vigiem seus pensamentos. Ninguém é perfeito e infalível, principalmente quando se trata de coisas que não podemos ver. E como errar sem maldade pode ser engraçado, nunca perca o bom humor. Você já viu alguma imagem de Chico Xavier em que ele apareça triste? Saravá!
Sobre o texto de mediunidade do J. Godinho
Sobre o livro Grifos do Passado, de Fernando Guimarães

28 comentários:

  1. Uma nova lição a cada crônica. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Uma nova lição a cada crônica. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Amiga linda, tenho certeza que temos um sintonia extracorporal, seus textos sempre estão relacionados a algo sobre o qual estava pensando ou alguma experiência pela qual acabei de passar,rsrsrs

    Ontem trabalhei muito no centro, e estava comentando com um amigo sobre a importância do trabalho de esclarecimentos aos irmãos desencarnados e principalmente a nossa responsabilidade como médiuns de procurar ser o mais correto possível...é orai e vigiai, mesmo.

    E outro ponto que me chamou a atenção foi a referência a alegria, eu sempre acreditei que o plano espiritual é muito alegre, festivo e que com certeza não gosta de gente séria, sizuda, sabe aquelas pessoas que fazem cara de sofrimento quando estão em prece. Até parace que fazer carfa de coitadinho vai resolver alguma coisa, bem pelo contrário. Os anjos (ou seja qual for o nome que se dê aos amigos espirituais) são criaturas alegres, que riem de tudo e se sentem atraidos por pessoas assim.

    Obrigada pelo texto, sempre muito divino.Beijos

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez, você me trouxe algo que eu desconhecia. Ler Andréa Destefani é sempre conhecer um pouco mais de cultura propriamente dita! Cultura religiosa, regional, espiritual, nacional. Obrigada, amiga!! Obrigadaaaa

    ResponderExcluir
  5. Mais um pouco de informação pro meu cérebro, o qual não pode parar. Gostei muito dos artigos. Vc é muito talentosa. Tbém sou jornalista e conheço um bom texto, o seu é.
    Um amigo, pai de santo, me disse que sou filha de Omulu. O que tem a me contar sobre isso?

    ResponderExcluir
  6. Minha irmazinha linda!!!Estou emocionada com seu texto, sempre doces e delicados, sabias palavras!!Concordo com tudo kkk Estou num momento certinho né, vou postar uma frase que eu sempre brinquei ''Eu tenho o coração grande'' (frase do seu amigo cantor), fui brincar e me estrepei kkkk rindo pra não chorar, isso ai msm não estou sozinha, nunca estamos né Axée

    ResponderExcluir
  7. Um texto muito interessante.
    Eu não acredito em mediunidade, mas respeito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. A mediunidade é um ato de amor que é capaz de ultrapassar o corpo físico. Ao doar recebe o medium a doação de que tanto necessita para prosseguir forte em sua jornada. Amiga da mediunidade em teclas expressada, um grande beijo. Que as forças espirituais que se apresentam nos seus textos sempre cuidem deste vasto coração. Te adoro.

    ResponderExcluir
  9. Andrea nao canso de aprender com voce, esse mito por exemplo nao conhecia. Ter o dom de ver atraves das coisas deve ser bem legal, rs, mas as vezes a pessoa pode ver o que nao quer ne? Rs. Quanto ao que voce chama de mediunidade e eu chamo de espiritualidade tenho um conceito formado em minha mente desde que me conheco por gente, e um dia lendo o apostolo Paulo tive a confirmacao "aquele que trabalha deve ser o primeiro a usufruir dos frutos" nao confio em pessoas que se dizem espiritualizadas, que tem contato com o Divino e no entanto vivem uma vida horrivel, acredito que a pessoa espiritualizada deve dar maos exemplos que palavras. Parabens. Sucesso minha querida amiga.

    ResponderExcluir
  10. Eu não vejo nem ouço nada que outros não vejam ou escutei. Não sou espírita, só capto as vibrações e as decodifico através de imagens. Dizem que sou méduim, mas realmente não sei que espécie de méduim eu seria. Não sou espírita, mas acho que poderiam me chamar de espirualista pois não creio em dogmas.
    Adorei o seu texto, interessante e recheado de informações sobre o tema.
    Parabéns pelo belo trabalho!

    ResponderExcluir
  11. inguém é perfeito e infalível, principalmente quando se trata de coisas que não podemos ver. E como errar sem maldade pode ser engraçado, nunca perca o bom humor.
    Obrigado por mais esa lição!
    Amo Você!

    ResponderExcluir
  12. Andrea..Que bom ver meu nome/apelido (meu pai me chamava, carinhosamente, de Isia) no teu texto, agradeço honrada pela tua delicadeza. Não sei comentar coisas que não conheço por isto vou falar da minha vivência. Meu avô, o curandeiro, tinha este poder de saber indicar o ganho para os outros. Não dizendo onde estavam enterrados tesouros mas na sorte mesmo. Eram outros tempos! No interior do Rio Grande do Sul havia, é há até hoje, o hábito de disputar carreiras de cavalos (uma espécie de Jockey Club ajambrado, sem sofisticação). Meu avô sabia sempre o cavalo que ia ganhar e se alguém, que precisava de um dinheiro urgente, o procurava ele dizia: Aposta em tal cavalo.... Não dava outra o cidadão saia com o dinheirinho na mão. Como eram disputas organizadas por peões de fazendas não rolavam grandes quantias, só pro gasto mesmo. Mas ele sempre dizia, que eu lembro, que não podia adivinhar pra si mesmo, só pros outros... Agora deu uma saudade dele!!!!! Ele não nasceu na Sexta Feira da Paixão, não era um Zaori. Era um homem comum, guri criado pra fora, mas tinha no olhar este brilho mágico dos que conseguem ver além...Daqueles que trazem na bagagem o conhecimento dos mistérios da vida, maior e mais importante que o adquirido nos bancos escolares. Beijo amiga e obrigada...

    ResponderExcluir
  13. adorei seu texto... é isso mesmo nós mediuns somos como uma antena parabolica as vezes não sabemos oque está acontecendo no ar... mais logo podemos descobrir..eu estou aprendendo muito com seu blog... muito bom um grande abraço irmã

    ResponderExcluir
  14. Oiee !!
    Gostei demais, médium é tv a cabo....eu já os declaro alguns de mataborrão, ou bob esponja, mas enfim, é muito bom sempre passar por aqui e aprender mais!!
    Bjss e linda tarde de primavera!

    ResponderExcluir
  15. Ser médium é um grande compromisso e, também, um estado constante de vigilância.
    Como todo médium tem os canais abertos, a troca de energias é inevitável e, se ao contatar uma energia em vibração inferior, estiver fragilizado e vibrando na mesma frequência, pode ser vampirizado e se perder em pensamentos depressivos e de baixo astral.
    A vigilância é necessária, para que se exerça a mediunidade sempre com alegria, como um meio de caridade e de auxílio ao próximo. Isso possibilita contato apenas com entidades de amor, de paz, de cura..., e uma troca de energias mto positiva entre o medium e seu consulente.
    Ser medium é uma tarefa despojada de vaidades terrenas, de orgulhos e de ambições.
    É um viver feliz, apenas de doação...
    E tenho orgulho de ter você, minha querida amiga, como exemplo dessa mediunidade de amor, de altruísmo e de caridade. Sou feliz demais de tê-la encontrado no meu caminho e sei que não foi por acaso, como nada é. Amo vc! ♥ Beijos.

    ResponderExcluir
  16. PARABÉNS QUERIDA! ADOREI O TEXTO!ACABEI DE LEU UM LIVRO E COMECEI A LER OUTRO
    QUE TEM MUITO HAVER COM MEDIUNIDA.
    BEIJOS
    @francis_quinha

    ResponderExcluir
  17. Amiga, que incrível! Quando eu era criança, morava na casa da minha avó (na época em que a família tinha terreiro e eu nem sabia) e todas as noites quando ia dormir, bastava minha mãe apagar a luz que eu começava a ver duas mãos dando tchauzinho no teto. Ficava apavoradíssima! Não lembro como isso parou, mas fui benzida algumas vezes. Meu tio desencarnado contou à minha tia, dias antes de falecer: "amor, que estranho, essa noite fui até a cozinha e dei de cara com um índio". Entre outros "mistérios" que pairam pela minha história e de meus familiares até agora. Gosto de falar sobre mediunidade. Não entendo, absolutamente, como ainda podem existir pessoas de todo céticas. Mas como já disse, espero mesmo que chegue o momento de cada uma delas a sentir e, talvez, expressar.

    Sou muito feliz por tê-la conhecido, ainda que virtualmente.

    Obrigada pelo prazer de lê-la!

    Marcela Marcos

    ResponderExcluir
  18. Querida! Texto lindo e inspirador, como sempre. Tb o tomo como um incentivo em nossa caminhada e aprendizado. Estamos apenas engatinhando... Eu que sou muito mental, tenho que aprender a separar razão de intuição. Minha razaõ duvida de tudo!!! Já tive melhoras, mas como disse, estamos no começo.
    Grande bjo, grato pela lição!!!

    ResponderExcluir
  19. "Ninguém é perfeito e infalível, principalmente quando se trata de coisas que não podemos ver." eeeee mulher que escreve bem!! =)

    ResponderExcluir
  20. querida se eu te falar o que já vi, e ouvi sobre tudo isso, vc não acreditaria, belo texto como sempre..

    ResponderExcluir
  21. Eternos estudantes, esse somos nós, os humanos. É a cada situação que aprendemos algo em nossa vida, seja o mais simples ensinamento - como não julgar o livro pela capa. Minha mediunidade era mais aflorada na infância. Certa vez estava sentado no sofá e me deparei, no quarto ao lado, escuro e de portas e janelas abertas, uma mulher de meia-idade, vestida de branco, curvada, mexendo um braço como se estivesse varrendo algo no ambiente. Ela me olhou seriamente, mas sua beleza me encantou e me encanta até hoje. Usava um pano branco amarrado na cabeça também. Tempos depois, um amigo me disse que havia visto uma mulher de meia-idade, vestida de branco, muito bonita sentada ao meu lado, sem eu nunca ter lhe contado tal episódio. Ele ainda completou, dizendo que esta me guiava, me orientava ao escrever meus livros. E que adorava escutar música instrumental, sendo que sempre escrevi escutando músicas instrumentais. Ela não foi a única que vi. Ficava assustado com as aparições repentinas de crianças brincando em meu quarto ou de espíritos atrás de pessoas nas ruas. Ficava com medo, todavia, hoje, me vejo mais esclarecido. Li o Livro dos Espíritos como se muitas coisas não fossem novas à mim. Sempre buscava respostas para o que sentia e acabei encontrando todas. O mundo espiritual sempre fora uma questão muito forte em minha vida, por mais que minha mãe, nem ninguém em minha família falassem tanto sobre o assunto. Tinha certeza da existência dos espíritos ao meu redor. Muitos acham assustador por não compreenderem, mas me sinto extremamente guardado. Quando alguns irmãos perguntam se tenho medo, simplesmente respondo: "Tenho fé em Deus e nada temo." A mediunidade nos traz ensinamentos muito fortes e importantes. Não a desperdicem com futilidades ou só para o recreamento dos próprios olhos ou de olhos alheios, pois a caridade lhes chama.
    Esteja na paz de nosso Senhor Jesus Cristo!
    Axé!
    Deus salve nosos anjos da guarda.
    Deus salve a Umbanda e seus Guias de Luz!

    ResponderExcluir
  22. Todos nós somos médiuns o que acontece é que a maioria perdeu a sensibilidade. Ser um Zaori deve ser uma penitência ou um terrível castigo.Pois ver um ouro que não se pode utilizar não é facil não. Mas pensando bem e sendo do bem sou um Zaori também, mas nascido em uma Terça Feira de uma da ta qualquer, Pois encontro tesouros como a amiga Andréa.

    Parabéns pelo texto

    MarquesK

    Só o Rock Alivia

    ResponderExcluir
  23. Realmente, só seremos felizes quando aceitarmos que somos humanos e que erramos. Mas não que errar seja uma coisa ruim: toda experiência é válida!
    Mas o importante é estarmos em dia com a nossa espiritualidade!

    TE DESEJO TODA PAZ E LUZ DO UNIVERSO!

    Da amiga,
    Juliana Fideles
    @juliana_fideles

    ResponderExcluir
  24. Deslumbrante esta historia de los Zaori, que naturalente no conocía, sim embargo, debo reconocer que este escripto, lleva tres día en mi escritorio, para leerlo una y otra vez toda vez que la historia o leyenda sí cautiva.
    Me impresiona la capacidad de Andrea, de mostrarnos todo su entorno de manera tan sencilla y magnífica.
    Debo decir, que cuando sé de un nuevo posteo, lo busco de inmediato mas, me demoro como tres o más días, en digerirlo y hacer un breve comentario, pues su manera de escribir, es tan fantástica, que no puede uno, darse el lujo de leerlo una sola vez. Realmente este blog, que está en mis favoritos, ocupa parte importate de mi tiempo y me encanta leerlo. Cada día que pasa, descubro lo ignorante que soy y Andrea, me ayuda a salir de esta oscuridad tan tremenda.
    Desde Chile Fernando Rodríguez Guzmán

    Impressionante história de Zaori naturalente que não sabe, sim, no entanto, devo admitir que este eScript, leva três dias na minha mesa para lê-lo novamente e novamente sempre que a história ou lenda próprio cativeiro.
    Estou impressionado com a capacidade de Andrea, para nos mostrar todo o seu ambiente tão simples e lindo.
    Devo dizer que, quando uma nova postagem, eu desviar o olhar novamente, eu estou atrasado três ou mais dias, digeri-lo e fazer um breve comentário, porque sua escrita é tão fantástico, que não se pode, ser o leitura de classe uma vez. Na verdade este blog, que está nos meus favoritos importate ocupa parte do meu tempo e eu adoro ler. Cada dia que passa, eu descobrir como eu sou ignorante e Andrea, me ajude a sair desta escuridão tão grande.
    Do Chile Fernando Guzmán Rodríguez

    ResponderExcluir
  25. Todos os que nascem na sexta-feira da paixao sao zaoris ou sao algum . so curiosidade ;)

    ResponderExcluir