quarta-feira, 1 de setembro de 2010

De Oxum a Yansã


Quando eu ainda escrevia em máquina manual (sim eu tenho idade para ter feito isso) às vezes olhava para o papel e ele não me respondia. Hoje acordei sentindo, logicamente depois da segunda xícara de café, que setembro está assim como uma folha em branco, mas que eu olho e responde para mim. Por intuição, senti que este mês Yansã estará mais perto. Como esta energia me refaz, pode ser mais uma esperança que uma intuição.
Na verdade setembro é um mês que a maioria das pessoas gosta pelo simples fato de ter sobrevivido a agosto. Sofremos às vezes por convenções sem nexo no presente. No século XV e XVI as mulheres que se casavam em agosto tinham que esperar meses por seus maridos que logo saíam em navegações demoradas partindo da Europa. Por isto mês de agosto é de desgosto.
Minha mãe passou a vida dela inteira dizendo que gostava da noite na véspera de São João e dos domingos pela manhã. Eu e meus irmãos passamos então a gostar também. Por essas ironias do destino ela acabou falecendo num domingo pela manhã e nós passamos a noite da véspera de São João no velório dela. Não preciso falar que a partir de então não gosto de nenhum dos dois...
A nossa visão sobre a vida muda constantemente. E isso é bom. Sinal de que o que nos alimenta, nos faz crescer. Água é vida, mas se ela permanecer parada por muito tempo apodrece. Nós somos quase que totalmente água, então temos que nos permitir mudar de visão, de opinião. E isso não precisa ser feito com uma tsunami.
Minha mãe teve um infarto fulminante. Tão fulminante quanto a depressão que me abateu. Como disse um amigo meu na época ‘Graças a Deus que mãe é uma só, senão a gente morria junto na morte da segunda” Mas não fiquem tristes por mim. Posso lhes afirmar que a morte dela foi mais uma forma que ela me deu para crescer. Sinto sua falta, mas sei o quanto este sofrimento me tornou melhor.
Em Umbanda temos Sete Orixás e o Tempo é um Orixá do Candomblé. Sei pouco sobre ele, ou quase nada. Vou falar o que entendo sobre o tempo. É o tempo que nos dá a percepção correta do que nos ocorre nesta vida. Se uma coisa é boa ou má de fato, não é na hora que vamos saber. Somos imediatistas e não há como ser diferente em certas ocasiões muito tristes ou muito felizes.
Uma amiga minha, no alto dos seus setenta anos uma vez me falou: não tem como conhecer uma pessoa antes de ter comido com ela uma arroba de sal. Pura verdade. E agora que estão falando que só devemos comer 5 gramas de sal por dia, posso afirmar que só conhecemos a vida depois de ter comido a bendita arroba salina.
Na ultima gira foi feito um trabalho para Oxum. Painho juntou todas as filhas de Oxum do terreiro. Foi um dia em que adiantei a quantidade de sal para meu conhecimento. Primeiro porque ouvi uma frase e guardei bem dentro dos meus conhecimentos sobre Umbanda, pronunciada pela Mãe de Santo Jô : As vezes é melhor um médium bem intuído que um mal-incorporado. Isto é um fato que até então não sabia colocar numa frase. É bem comum a gente escutar principalmente dos mais novos que fulano ou sicrano não estão incorporados. Primeiro não tem como saber se estão ou não, segundo que se a pessoa ao atender cumpre com sua missão de mensageira está ótimo e terceiro ,e não menos importante, se cada um se importasse com seu próprio desenvolvimento tudo ficaria mais fácil. Como na vida também.
Na hora do trabalho e por não fazer parte dele, pude observar como tudo funcionou. Comentávamos em um grupo só de filhas de Yansã , como era linda a cascata de energia que percebíamos do teto em direção ao amalá. Este fato ao final foi confirmado e explicado por painho como uma cachoeira de pequenas luzes onde cada uma era uma entidade de ligada a Oxum. Indescritível a sensação da enormidade do Criador, numa parte só de sua energia, num só Orixá.Então aqui me permito ventar: somos muito pequenos para entender a mediunidade e a própria vida dos outros. Temos é que agir com fé, amor e caridade sempre. Nesse tripé está nosso equilíbrio.
Mesmo sem eu saber do que ocorreria nesta gira, muitos durante a semana me falaram de Oxum e eu também falei muito sobre esta energia. Oxum ,naquele exato momento estava lá para organizar uma situação, como disse o painho: Ela organiza as coisas todas. Organizou nossos corações na verdade, de todos que estavam lá.
Espero sinceramente que você não precise de ventos turbulentos para entender a dádiva das brisas. Se vai ser mês de Yansã na terra não sei e nem sei se ela precisa de um mês só pra ela. Sei que os Orixás, partes da energia Divina que nos rege, estarão sempre conosco e nossa sabedoria e nossa necessidade é que nos trazem a aproximação Deles.Que haja sempre luz para podermos enxergar nossas próprias necessidades!
A gravura de Yansã que postei aqui foi enviada pela Karina Andrade
Quer ler um texto bem lindo sobre Oxum?

13 comentários:

  1. O que falar de Òsún e Yànsán??? Duas Ìyágbàs da minha vida! Uma porque fui iniciada para ela, e a outra porque é o Òrisá da Zeladora que me iniciou...(minha navalha)... então, minha vida sem Òsún e Yànsán, jamais seria a mesma!
    Hoje, como vc... (providencialmente)... com a chegada de Setembro, que é um mês absurdamente de especial para mim, pois farei 18 anos de iniciada... acordei com a presença ainda maior e mais significante dessas duas Deusas na minha vida... Òsún e Yànsán... Yànsán e Òsún...minhas Ìyás que iluminaram a minha vida, me fazem a cada dia me tornar um ser-humano melhor. Fui tocada pela a energia de ambas, numa mágica simbiose!
    Crescimento é isso...é valorizar às adversidades, é empreender, é amadurecer, é ser doce e tenaz ao mesmo tempo... é ver o mundo com um terceiro olho! É reconhecer que perfeição não existe, mas que mesmo assim... é bom se doar... toda essa magia, sem titubear posso te dizer que tenho aprendido com Òsún e Yànsán... as mulheres da minha vida!

    Oore ye ye O! Ìyá Mi Òsún!
    Ìyá mesan Òrún! Epa Hey Oyá!

    Boa demais essa filha de Yànsán! Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Eparrey Oyá - AieieO

    Num #setembrolivre o melhor é beber na fonte da água da vida e sentir a brisa do verão chegando. É hora de menifestar sonhos, usar o Axé para materializá-los.

    Grande Andréa, um grande beijo pra ti. Saravá!

    ResponderExcluir
  3. Lindas palavras! Concordo em gênero,grau e número

    ResponderExcluir
  4. Amiga, FLOR, parabéns. Lindo texto que vem como uma chuva que refresca depois de um tempo de seca. Continue nos prestigiando com seus sábios pensamentos e lindas palavras...........

    ResponderExcluir
  5. "A nossa visão sobre a vida muda constantemente. E isso é bom. Sinal de que o que nos alimenta, nos faz crescer. "

    Esta frase fez eco no meu coração, eu costumo dizer que a melhor coisa da vida é a oportunidade incessante de aprender e mudar, isto nos torna melhores, mais sábios, mais caridosos, mais próximos da luz.

    Todas as experiências que vivi até aqui, todo oa aprendizado que tenho recebido da doutrina espírita, me ajudam a melhorar e crescer como espírito e também a me preparar para as coisas boas e para as que no monento me parecem mal.

    Quando minha mãe linda desencarnou (também de problemas cardíacos), eu ja estava na doutrina há quase 20 anos, tenho certeza de que se não fosse esse conhecimento e a ajuda dos amigos espirituais eu não teria aguentado.

    A espiritualidade é uma cornucópia, nos dando apoio, ensinamentos, bençãos e amor infinitamente, só tenho mesmo que agradecer.


    Salve todos os amigos espirituais que nos cercam, salve todos os amigos com quem dividimos esta encarnação.

    ResponderExcluir
  6. Ainda "bebendo" cada palavra deste texto lindo e verdadeiro. Como nada na vida é por acaso, sinto que, de alguma forma, ele tambem foi escrito pra mim.
    Os orixás sempre nos mandam suas mensagens através dos mais diversos canais, cabe a nós, entendê-las e identificar os sinais.
    O Universo é movimento, é força regida por energias maiores, que interagem conosco e influenciam diretamente nossas vidas.
    A água parada, deteriora e prolifera doenças, assim como a energia estagnada ou de baixa vibração nos torna doentes da alma.
    Tenho aprendido com você, minha querida amiga,todos os dias, uma nova lição de vida e esperança.
    E, apesar de ainda não termos nos olhado nos olhos, sinto que nossas almas já se olharam e se reconheceram.
    Agradeço aos orixás todos os dias, a oportunidade de tê-la encontrado em meu caminho e a dádiva de poder conviver, compartilhar e aprender com você tantas coisas sobre o amor, a fé e a vida.
    Que os ventos de Yansã nos tragam, nesse setembro, muito amor, harmonia, equilíbrio e sobretudo fé!
    Obrigada por ser exatamente assim como é, e fazer parte da minha vida. Amo vc! ♥ Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Mais uma vez parabens minha querida amiga pelo texto, como sempre cheio de amor a vida e ao proximo. E o mes de Setembro e o mes do Luciano, rs. Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  8. Pessoas de mais idade tendem a não confiar em outras pessoas por isso da frase “não tem como conhecer uma pessoa antes de ter comido com ela uma arroba de sal.” Ninguém nem você mesmo consegue tal feito, afinal são quase 15 Kg de sal. Resumindo não se deve confiar em ninguém, nem a nós mesmos.

    Sobre o mês de Agosto, temos vários fatos históricos entre eles ;

    1) Os romanos deram ao oitavo mês do ano o nome de agosto devido ao nome do Imperador Augustus que acabara de conquistar o Egito. Para os conquistados uma data terrível.

    2) Os Romanos tinham uma lenda onde se dizia que nesse mês um terrível dragão assombrava a terra. data terrível

    3) Temos as mulheres portuguesas conforme relato de nossa amiga Andréa. Temos até ditado popular "Casar em agosto traz desgosto' data terrível

    4) Temos os furacões, Katrina por exemplo foi em Agosto. data terrível

    Sem contar que :
    24 de agosto é o dia das sogras.
    24 de agosto é o dia de todos os Exus no candomble brasileiro.
    Tudo depende do ponto de vista, Tudo depende do nosso desejo. Somos nós os responsáveis pela Segunda feira ser ruim. “Por que o mal é o que sai da boca, do homem” .

    Antes que me esqueça . As mulheres alemãs sonham em casar no mês de agosto.

    MarquesK

    Só o Rock Alivia

    ResponderExcluir
  9. Adorei o texto, em especial a frase :"Às vezes é melhor um médium bem intuído que um mal-incorporado". Vem muito de encontro com o que estou aprendendo nos últimos tempos... É para se pensar....
    Beijão....

    ResponderExcluir
  10. Não sei escrever nenhuma linha de um texto, e sempre que leio seus pensamentos, desabafos, prosas, fico emocionada, pois me identifico e aprendo um pouquinho mais. bjs iluminada!

    ResponderExcluir
  11. Oi, amiga!!!

    Que beleza há nesta frase, e que verdade! "Água é vida, mas se ela permanecer parada por muito tempo apodrece".

    Isso me lembrou o "ensinamento dos coqueiros" de que já te falei (que um baiano me ensinou). Seu texto, este, faz ventar e ondula. Escorre (para falar de água) sabedoria por suas palavras!

    Sabe que ultimamente tenho notado você mais sincera? Não sei por que, mas é como se sua percepção de mundo estivesse tão verdadeira (ou que talvez eu esteja tão de acordo com ela), que algumas dessas verdades colocadas - e abençoadas! - chegam a doer. Mas é como uma picadinha de injeção: uma dorzinha de que precisamos para sarar.

    Obrigada, mais uma de inúmeras vezes, pela oportunidade de desvendar o que, para mim, são mensagens do divino por trás de seus posts.

    Tenha uma semana iluminadíssima e que você possa aproveitar as brisas que derrubam os cocos e nos trazem água!

    Oxum e Yansã neste texto são pura energia combinada, a energia de que precisava e pela qual agradeço.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Hermosas viviencia de Andrea, que te permiten meditar...la vida es igual y sigue su curso como el agua sigue el suyo, para ser vida viva y no putrefacta en su quietud y muerte...
    En nuestro hemisferio, septiembre es renacer, es primavera, es flor, es vida y en Chile, los mayores, si pasan agosto, casi tienen asegurado otro año de vida, esa vida que trae septiembres. Mis padres, los dos, no lograron pasar agosto y se fueron a la Vida Eterna, en donde la Luz de Dios les reconforta y donde el Agua Cristalia y pura, de Jesús, fluye sin parar.
    Precioso regalo de Andrea, llena de energía sus escritos y de leyendas vivas que no permite, que estas mueran o se olviden y así permanezcan en nuestras vidas, para dar otras vidas. Gracias por tu regalo hermoso.
    Desde Chile, Fernando Rodríguez Guzmán

    Experimentando preciosos Andrea, permitindo que você pensa ... a vida é igual e está em curso de água como continua a própria, a viver a vida e não apodrecer na sua quietude e da morte ...
    Em nosso hemisfério, agosto é renascer, é primavera, flores, vida e no Chile, a maior, se aprovada em agosto, a maioria tem garantido mais um ano de vida, que a vida traz setembros. Meus pais, ambos não conseguiram passar em agosto e passou para a vida eterna, onde a Luz de Deus vai confortar e onde Cristália e água pura de Jesus, que flui indefinidamente.
    Andrea dom precioso, cheio de energia a sua escrita, as lendas ea vida não lhes permite morrer ou ser esquecido e assim permanecerá em nossas vidas, para tornar a vida dos outros. Obrigado pelo seu belo presente.
    Do Chile, Fernando Rodríguez Guzmán

    ResponderExcluir
  13. Andrea, adorei a frase "As vezes é melhor um médium bem intuído que um mal-incorporado" muito sábia. Sempre gosto de dizer que, muitas vezes, mais vale a boa vontade que o conhecimento quando se trata de fazer alguma coisa. No meu trabalho tenho colegas com grande conhecimento que nada produzem, outros só com boa vontade fazem muito. Acho que a lógica é a mesma. Tua escrita tem esta energia...A energia dos que fazem por que fazem. Já te falei que não vejo rebuscamentos intelectualísticos nos teus textos e gosto disto. Vejo a escrita dos que tem boa vontade e isto não se aprende nos bancos de escola. Gosto muito do que leio aqui. É lindo!!!! Que setembro que está entrando (06 hoje) traga renovação de vida pra todos nós. Que eu descubra meu caminho....Bjos grande

    ResponderExcluir