segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Proseando


Aí, pensei: logo eu meu Pai Divino , que sou defensora da natureza, querendo exterminar essa flor. Há dez dias ruim por causa de uma pequenina flor branca chamada Dama da Noite, associada a uma baixa umidade de ar, meus neurônios já estão em curto. Estou querendo eu mesma, com meu fiel facão, ir cortar a touceira de onde provém todos meus males...
Hoje pela manhã leio uma matéria muito boa. De autoria do biólogo Kentaro Mori , no blog Sedentários. Falava sobre controle mental por parasitas, que em alguns casos podem induzir ao suicídio alguns pequenos animais, mas em especial se ateve a Toxoplasmose. Em ratos ela se propaga da mesma forma que nos humanos, e os controla a tal ponto de fazer com que mude seu comportamento instintivo. Tudo isto para que o rato se aproxime do gato e então este minúsculo e invisível Toxoplasma gondii possa se reproduzir de forma sexuada em novo hospedeiro. Em uma outra pesquisa , mulheres com toxoplasmose foram identificadas como mais afetuosas, inseguras e persistentes. Já os homens, mais ciumentos e menos interessados por novidades.
Isso é uma coisa séria. Porque caminhamos sobre esta terra, propensos a uma série de influências. Quer você queira ou não o que movimenta realmente o mundo é invisível, mas o que nos protege definitivamente é a sabedoria. Sabedoria também não é palpável, mas é adquirida , pena que não de forma contagiosa.
Já pensou quanto tempo leva para você controlar sua própria mente? Tem gente que ainda tenta controlar a dos outros.Vejo uma infinidade de programas televisivos com esta finalidade. O mundo se movimenta nas ondas de culturas que modifiquem o pensamento original e perder o link com o Divino , no meio disto tudo não é difícil.
Há muito tempo não pisava em um shopping. Fui passear em um no sábado. Como passeio foi muito bom, mas como reflexão foi melhor ainda. Sobre mim mesma. Hoje para me deixar levar pela idéia dos outros é bem mais difícil. E não é só isso. O “me deixar levar” pelos meus próprios pensamentos também está começando a ficar mais crítico. Não busco a perfeição, nem sou tão legal assim, mas observar, absorver e analisar é necessário.
Temos que ter certeza que a casa está bem fundamentada, antes de nela residirmos. Isto é instintivo. Se pensarmos que nossa mente está conectada a tudo neste universo sem porteiras fica mais fácil. Somos responsáveis por nossos pensamentos.
Tenho ouvido muito pessoas que se debatem em seus próprios pensares. Geralmente na busca do alívio de suas frustrações com relação ao próximo.Desculpa a dureza de minhas palavras das pedras de Xangô, mas se o ‘próximo’ morre onde se fundamentarão seus pensamentos? Volto a citar o Pai Bitty novamente: nós somos nossos maiores obsessores .
Na Umbanda, hoje em dia, há várias correntes. A que pratico é a Umbanda Pés no Chão. Assim mesmo. É a filosofia do Terreiro do Pai Maneco. Por que isso? Porque lá médium não é super herói, nem astro de rock. Não que o rock seja tuim, pois como fala a Mãe Lucília Umbanda é muito rock’n roll. O que quero dizer é que somos conduzidos a pensar e analisar os fatos, apesar da orientação, por nós mesmos, sempre centrados na caridade, na fé e no amor ao próximo. Temos livre arbítrio e somos por isto responsáveis pelo que fazemos. Um médium extravagante na forma de agir, não exerce a humildade e assim sendo, como poderá passar a mensagem sem ruídos do seu ego?
Nesse ponto a religião é fundamental. Não só como ferramenta de consolamento, mas como diretriz e purificação do pensar.
Um bom médium é aquele que vigia seus pensamentos e as atitudes que provém deles. A mente está sempre em processo de aprendizado, independente da idade que você tenha. Saber quem ouvir é importante. E aí chega o ponto em que tenho que dar meu pitaco: tenha atitudes positivas, construtivas, mas cuide com a linha pensamentos positivos. “Hoje vou conseguir aquela promoção “ ou “Hoje vou ganhar na loteria” podem até ser pensamentos legais, mas que precisam de uma série de fatores para que ocorram. Seus pensamentos tem a força das ondas, mas sempre é bom evitar a ressaca das frustrações. Um bom sorriso, uma conversa leve, um espírito calmo são imãs para felicidade. Obrigada pelo dedinho de prosa.

A foto postada aqui foi brilhantemente produzida por Fernanda Grigolin. Para saber mais sobre ela e seu trabalho fantástico acesse:
http://networkedblogs.com/7l7oh

9 comentários:

  1. Que chique, vou estrear os comentários do seu post, amiga!

    Veja só, estive mesmo pensando sobre pensar. Assuntos como bebidas, cigarro e drogas (se bem que separar essas categorias chega a ser irrelevante) pairam sobre a minha cabeça algumas vezes, entre muitas outras coisas. Até mesmo com relação à alimentação fico pensando, fico me punindo (o que nem sempre é bom, nesse caso), mas sinto que, quando nos punimos, a "bronca" é maior do que quando vem dos outros.

    Costumo pensar que um dos maiores desafios do homem é agir de acordo com seus próprios pensamentos. No comecinho da minha adolescência, meus pais davam sermões relacionados à "má companhia". Eu sempre os encarava, defendendo as pessoas com as quais me relacionava e defendendo, acima de tudo, a própria personalidade que eu pensava ter no auge dos meus quinze, dezesseis anos. E aqui estou, com um "passado", embora curto, repleto de experiências negativas com as tais companhias que tanto defendi contra meus pais. Tudo serve de aprendizado, mas que isso não seja desculpa para que eu (e todos que proferem esta frase sabidamente) torne a andar por caminhos tortos.

    Saiba que este "dedinho de prosa" é melhor que ler o horóscopo do dia (bah!) porque é uma prosa abençoada. Suas palavras ficam, mas a sabedoria delas evapora e chega até nós, leitores.

    Beijinho carinhoso e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez, um texto absolutamente certeiro nos corações perdidos. Aquela chamada sutil e, ao mesmo tempo, firme para a realidade. Somos o produto de todas as nossas escolhas e devemos arcar com isso. Então, saber fazer uso do livre arbítrio, utilizá-lo com sabedoria, é uma obrigação para quem busca evoluir nesta seara.
    E, ser humilde, é um aprendizado, não só para os médiuns, mas para todo e qualquer humano que queira crescer como pessoa.
    A humildade e a caridade são os instrumentos mais claros da evolução, do crescimento espiritual.
    Fora da caridade, não há salvação!! Mas, se não houver humildade, a caridade nos falta.
    Deus abençõe e bendiga essas mãos que escrevem com tanto amor e sabedoria. Que Ele te guie sempre nesse caminho de fé e nós, nós te seguiremos, minha bela Estrela!! Amo mto vc! ♥ Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho certeza que quando todos nós soubermos valorizar o simples, a vida ser´amuito mais tranquila, os pensamentos mais leves e a convivência com o próximo muito mais suave e generosa. Somos 100% responsáveis por nossas escolhas e consequentemente por aquilo que atraimos. Precisamos "orar e vigiar" para que nossos pensamentos e ações nos levem sempre em direção á luz, se soubermos criar em nós esta energia do bem ela se espalhará, exatamente como a fragância das flores e ira atingindo cada vez mais e mais pessoas. Amiga querida, os seus textos são como essa fragância, espargindo amor e paz aos que são tocados por ele. Beijos de luz.

    ResponderExcluir
  4. A sabedoria é um exercício de humildade contínua. Precisamos aprender e não esquecer todos os dias. A vida segue da mesma forma que se inicia, nós é que mudamos, não em essência, mas em comportamento e em planos de vida. Quanto mais traçamos, mais nos perdemos. Que adianta traçar um mapa que desconhecemos? Na vida só estamos plenos quando com paz e simplicidade vivemos. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Delícia de prosa! Se sentássemos pra conversar teríamos assunto que não acaba mais. Reprogramação mental, vigília de pensamentos... meu trabalho como terapeuta tem esses temas como base.

    Querida, hoje indiquei seu blog, como muito prazer, para meu post do Blog Day 2010.
    Grande bjo!!!

    ResponderExcluir
  6. adoro!
    a leveza é um exercício de fé. como a sabedoria.

    saravá, hermana!
    bjobjo

    ResponderExcluir
  7. Defender a natureza é tudo questão de ponto de vista. A flor que não quer ceifar, o alface que come, o papel que escreve, o carro que conduz a vela que acende. Seja lá o que for a natureza estará sofrendo de alguma maneira.

    Sobrevivemos a base de parasitas, sejam eles mentais, físicos e espirituais. Se o suicídio não for efetivado pela Toxoplasmose. Será pelo amor não correspondido, pela falta do remédio contra depresão, pelo capeta que tomou posse e agora cobra sua alma com mais intensidade.

    O ser humano sobrevive através de impulsos, parasitas. A fé pode ser um, afinal muitos já morreram em nome de DEUS, Alá ou outro seja lá qual for o motivo parasita. A descrença também é um parasita, pois rouba energias e nos deixam fracos. Qual a cura ?, Boa pergunta, ainda não sei.

    Sou mais um contaminado. O médico disse que é uma virose e ainda não tem vacina. Vou fazer um soro, tomar um banho de descarrego, um passe, um laxante sei lá. Vou me purificar.

    A metamorfose da evolução é um ser provido de grandes orelhas, uma cabeça minúscula para caber somente o que for necessário e uma boca com um grande filtro para somente emanar aroma de flores.

    Parabéns pelo texto

    MarquesK

    Só o Rock Alivia

    ResponderExcluir
  8. Impactante artículo de Andrea de principio a fin, concatenada en perfcció la idea de nuestra vida y quizá de nuestra destrucción a veces por la indolencia y/o propia satisfacción cruel y agraz.
    Por ello, si debemos volver un poco la mirada ala naturaleza y a la sencillez, a lo natural y puro, para dejar de lado, quizá la vanidad y lo impuro de nuestro ser.
    Felicitaciones Andrea por tan bello escrito....
    Desde Chile Fernando Rodríguez Guzmán

    Andrea artigo chocante do começo ao fim, concatenados em perfcció a idéia de nossa vida e nossa destruição, por vezes, podem preguiça e / ou cruel e satisfação própria verdes.
    Portanto, se olharmos para trás um pouco da asa natureza e simplicidade, natural e puro, para pôr de lado, talvez a vaidade e impuros de nosso ser.
    Parabéns Andrea para esta escrita bonita ....
    De Chile Fernando Guzmán Rodríguez

    ResponderExcluir