terça-feira, 24 de agosto de 2010

Presente



Meu avô era um contador de histórias, ou estórias, como preferirem. Juntava jovens em torno de si na sapataria que tinha e ficava a contar seus “causos”. Na evolução, seu filho, meu pai, se tornou um contador de histórias da cidade de Curitiba, através de seu acervo fotográfico.E eu aqui começando a contar meus “causos”, talvez um pouco como meu avô e um pouco como meu pai. Se é hereditário eu não sei, pois meu tio e meus irmãos não contam histórias e não sei se gostam de lê-las. O fato é que os Destefani são na verdade grandes questionadores. Vejo pelos meus filhos.
O mais velho depois da primeira semana estudando numa escola católica, na primeira série, chegou muito brabo com a tal Bíblia. Quem iria ler aquilo? Muita coisa pra guardar. Então sentou-se a mesa e fez a sua própria. Com sete mandamentos. Levou umas quatro horas pra fazer. Temos guardada até hoje. Pois bem, nas férias de julho meus dois filhos mais novos foram à uma Colônia de Férias Evangélica, a pedido da avó deles. O do meio gostou, inclusive falou que queria ir no terreiro acender uma vela pra Ogum em agradecimento por ter se divertido tanto. O mais novo demorou a falar sobre o assunto, mas estes dias fez seu pronunciamento: veja bem Mamãe como é que eles querem que as pessoas acreditem na Bíblia se começam falando que o mundo foi criado em sete dias? E toda a evolução onde fica? E o meteoro, e o “bing-bang”(foi assim que ele falou) eles não sabem o poder de Deus na natureza. Religião não pode falar de coisas absurdas né mamãe? Realmente não pode.
Não falo tudo isto para contestar a Bíblia. Jamais faria isso. Estou mostrando que espíritos afins acabam por se agrupar em famílias, até por uma questão de proteção. Não que isto facilite o convívio, mas é mais fácil compreender. Na vida também procuramos quem se adapte à nossa faixa vibratória, quase que instintivamente.
Diga-me com quem andas e te direi quem és. Nada mais verdadeiro. Somos imãs em potencial. Não pense você que seus amigos o salvarão se você estiver numa faixa muito baixa. Subir ou descer em energia só depende de nós mesmos.
Nós médiuns, de qualquer religião, temos um grande problema. Aprendemos depois de um certo tempo que não podemos dividir tudo o que vemos e sentimos. É uma experiência pessoal e na maioria das vezes precisa de um tempo para ser plenamente entendida. E vou usar aqui uma máxima, que desculpem o trocadilho, eu acho o máximo ”Essa marca que trazemos em cima dos lábios superiores é a marca do dedo de um anjo de Deus, que nos disse antes de encarnarmos: não fales tudo o que sabes!”
É um processo as vezes solitário, mas deve ser assim. Falar de coisas não muito boas que sentimos e não entendemos perfeitamente, pode interferir no processo de vida do próximo e na nossa.
Chico Xavier foi um grande médium, mas é na sua velhice que a gente sente a paz no seu semblante. Imagino os ataques que sofreu, tanto de fora para dentro, como de dentro para fora. Ele era um ser humano vivendo uma experiência terrena. Fico aqui pensando se ele, em sua maturidade iria discutir assuntos espirituais na TV, como fez em 1971 no programa Pinga Fogo. Foi bem importante a sua participação na época e o registro disto é história inegável de nossa evolução. Falo que lá no ápice de seu conhecimento espiritual, não importava mais aparecer e sim ajudar sempre.
Tenho ainda muitas perguntas sem respostas. Acredito que até meu painho, homem que já possui 50 anos dentro da espiritualidade tenha seus questionamentos, não quanto à religião, mas aos movimentos espirituais, em um nível que eu não entendo ainda. Hoje eu sei que algumas perguntas só podem ser respondidas por nós mesmos e pelo tempo.
Vou falar o que aprendi na Umbanda. Se você não está bem , está de humor alterado, não alimente este estado de espírito. Não despeje nos outros. Volte às origens e se recarregue. Somos parte da natureza, então devemos nos recarregar nela.
Precisamos , durante toda nossa vida, constantemente nos aproximarmos do Criador e nos recriarmos, reciclarmos nossa energia de forma a que a cada movimento que nos faça baixar em vibração comecemos outro movimento que nos faça levantar, melhores do que no momento que caímos. Não é fácil, mas é necessário. Estamos numa contínua evolução.
Pedi ao Marcelo Dalla, um grande ser espiritualizado, que fizesse uma mandala com as cores dos Orixás, que são as forças da natureza, que usamos no Terreiro do Pai Maneco.
O branco é Oxalá, azul Yemanjá, amarelo Oxum, verde Oxossi, vermelho Ogum, laranja Yansã e marrom Xangô. Esta mandala é um presente para você que me lê. Quando não puder estar em contato com a natureza, não puder por os pés na terra, nem tomar banhos de ervas, olhe para esta mandala e lembre dos elementos que o Divino colocou nesta terra que habitamos. Espero que seja um link poderoso para você recuperar seu bom humor, ferramenta essencial para nossa evolução.

Agradeço imensamente a todos que têm colaborado com este blog, de maneira direta ou indireta.
Para entrar em contato com o Marcelo Dalla:
http://www.marcelodalla.blogspot.com/

Um blog para você saber mais sobre ervas, que vai trazer muitas novidades:
http://coisadeboticario.blogspot.com/

Um agradecimento especial ao Luciano Nunes.
http://lucianonunes007.blogspot.com/

21 comentários:

  1. Querida!!! Pra mim é uma honra essa parceria. Uma honra também ser o primeiro a comentar este post. Pois eu digo: é enorme nossa sintonia, pois eu me identifico imensamente com seus textos. Sinto que vc os escreve de coração aberto...

    Quisera ser um grande ser espiritualizado. Sabemos muito bem que estamos engatinhando, "estamos numa contínua evolução". Mas é um prazer poder compartilhar o que já aprendemos, né não?

    Fico feliz por poder fazer parte deste lindo post, que nossa conexão se fortaleça que nossa parceria renda mais frutos!
    (Adoraria participar de uma gira contigo!!!)

    bjos no coração

    ResponderExcluir
  2. Quando crinça nunca entendi a ideia de que se fizessemos o bem iríamos para o céu. Se fizessemos o mal iríamos para o inferno. Não conseguia entender o quão mal Deus era para deixar seus filhos sofrerem, a eternidade, num lugar desgraçado, onde todos precisavam Dele, mais do que tudo. Não entendia a existencia de um Deus todo poderoso de cima e uma Deus todo poderoso debaixo. Ora bolas, isso para uma criança era coisa complicada. Porém, com o tempo, vem a maturidade e o desejo do saber se torna mais forte. É natural nos questionar na infância, acerca dos assuntos espirituais. Queremos tudo saber, tudo aprender, apesar do medo, causado pela incompreensão. A Umbanda, aliada aos meus estudos espiritualistas de Allan Kardec, abriu um leque para as minhas supostas respostas. Muitas delas eu confirmei, outras apenas complementei. E, através disso revi minhas condutas perante o meu ser e aos outros. Digo que não consigo ficar sem respostas para minhas indagações. Corro atrás, na medida do possível, pois nem tudo podemos saber.

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar quero agradecer por mais uma vez ser citado aqui no seu Blog, me sinto honrado. Lendo seu texto me lembrei de um dia nos primordios da nossa amizade, quando voce me deu um toque sobre minha "Bio" la no meu blog, se fosse outra pessoa que tivesse me dito aquilo, talvez eu ate me chateasse, mas, por ter sido voce, pensei: so uma pessoa totalmente desprendida de bajulacoes poderia dizer algo assim, sem magoar. Entao ali compreendi que estava diante de alguem especial. Esse parte do seu texto ..."la pelo apce de seu conhecimento espiritual, nao importava mais aparecer"... me fez refletir sobre as raras vezes que faco algo desinteressadamente, apenas por achar que sera util a alguem; entao vi o quanto estou distante da Sabedoria Divina, que consiste em dar amor, sem esperar o mesmo em troca. Parabens amiga, pelo Blog, pelo texto e por ser quem voce e. Muito obrigado mais uma vez. @Lucianonunez

    ResponderExcluir
  4. Em primeiro lugar...Obrigada pela citação, fiquei engasgada, sem palavras pela emoção. Como sempre, desprendida e generosa, divides teu espaço comigo. Que coisa linda saber contar historias. Petulante, que sou, vou falar que ao ler o texto lembrei outra historia "Ora direis, ouvir estrelas"....Eu tenho certeza, ouves estrelas. Para escrever desta forma tem que ouvir estrelas...Tu deves ouvir as historias que teu avô segue contando e de outras estrelas também. Depois nos deixa emocionados ao recontá-las do teu jeito...Pra ser um contador de historias tem que gostar de um causo e isto, tá visto, tu adoras. Eu concordo contigo, na maturidade começamos a nos despir de algumas coisas que pareceram importantes na juventude. Parecer, deixa de ser importante. O tempo corre,há necessidade e urgência de ser. De novo...Muito obrigada. Beijo grande

    ResponderExcluir
  5. Precioso texto de Andrea, que trata de una temática, que siempre está vigente. La Fe y la Ciencia; La Ciencia y la Fe. Es que unas y otras siempre evolucionan en este mundo tan dinámico y tan cinético. Nada es absoluto y en nuestra mente, tan pequeña, a veces no somos capaces de entender todo, simplemente porque así lo quiso Dios, nuestro Creador. Luego, no le busquemos la comprobación científica de la Creación, pues no la hay, al menos hasta hoy, pues hasta ahora, so sólo hipótesis, sin las rigurosas demostraciones que, la ciencia exige.
    Sin embargo, lo concreto es que si existimos y no fuimos autocreados; si existe el infinito universo y no se creó a partir de la nada o de una explosión, pues antes de ella debió haber existido algo, que no lo sabemos. Por tanto, el mensaje simplemente, creo, es más sencillo...creamos en nuestro Dios, que si es Perfecto,si es Ommipotente y lleno de sabiduría y vivamos el día a día de la mejor manera, para llegar a Él, lo mejor posible. Gracias Andrea por tan bello artículo.
    Desde Chile, Fernando Rodríguez Guzmán


    Andrea belo texto, que é um tema que é sempre actual. Fé e Ciência, Ciência e Fé está convencido de que ambos estão sempre em evolução neste mundo tão dinâmico e tão cinética. Nada é absoluto e em nossas mentes, tão pequeno, às vezes não conseguimos entender tudo, só porque ele queria que Deus, nosso Criador. Então, não olhe para as provas da Criação, porque não há, pelo menos até hoje, porque até agora, tão somente suposições sem provas rigorosas que as exigências da ciência.
    No entanto, a realidade é que, se existem e nós não éramos auto-criado, se o universo infinito e não foi criado a partir do zero ou uma explosão, já que antes ela deve ter sido alguma coisa, não sabemos. Portanto, a mensagem simples, creio eu, é simples ... nós acreditamos em nosso Deus, que é perfeito se Ommipotente e cheio de sabedoria e viver todos os dias o melhor caminho para chegar até ele, o melhor possível. Obrigado Andrea por este belo artigo.
    Do Chile, Fernando Rodríguez Guzmán

    ResponderExcluir
  6. O verdadeiro "presente" é quando conseguimos dividir algo com alguém! E mais uma vez, vc fez isso brilhantemente... esse "presente" se chama Solidariedade!
    Contemplar o belo é uma evolução espiritual...é caminhar para o crescimento Divino!
    Obrigada pelo "Presente"...beijos

    ResponderExcluir
  7. Sem palavras pra agradecer...principalmente o presente de ter encontrado seu espírito de luz no meu caminho e poder conviver com vc ainda que à distância (mas te sinto muito perto)...
    Gostaria de dizer apenas que para encontrarmos a Luz e valorizarmos tbm a necessidade que temos dela em nossas vidas, precisamos conhecer a escuridão. Te amo, amiga!! =***

    ResponderExcluir
  8. Saravá os contadores de histórias, afinal como dizia William Blake, "A imaginação é a visão da alma." Axé Andréa!

    ResponderExcluir
  9. Andrea, você é de Curitiba ? Sou curitibana, migrei para Fortaleza. Uma das vezes que fui para Curitiba - vou sempre - uma " melhor amiga " me levou no começo da noite em um lugar grande - o lugar era circular...tinha um jardim para oferecer velas...(sou tão avoada -só sei as imagens).Enfim, eu usava um anel, com essas cores, quem pegou minha mão disse que era uma proteção...vou procurar, ver se acho esse anel...beijos. amei.

    ResponderExcluir
  10. Andréa, como sempre excelente! Gostei principalmente quando disse que o "espíritos afins acabam por se agrupar em famílias". Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Andréa, como sempre, texto maravilhoso. E obrigada pelo Presente!!!!

    ResponderExcluir
  12. minha mocinha FRANCISQUIiiiiiiiiiiiinha...adoraria poder ler no final de qualquer livro sagrado a opinião dos PROTAGONISTAS...... UH! ia me divertir muito.....
    uuuuuuuuuuuu...ja quase esquecendo ....fiquei LARANJA com o PRESENTE !!!! \O/

    obrigadíssima OBRIGADÍSSIMA obrigadíssima por mais este PRAZER!!!!!

    BJOKA na esquerda! ;)

    ResponderExcluir
  13. O Criador de Todos, na sua sabedoria divina permitiu que espíritos elevados, em hordas numerosas, acompanhassem e orientassem a evolução, não só dos homens, mas de todas as criaturas.
    E este processo evolutivo tem ocorrido, silenciosamente e sistematicamente ao longo dos mi lhares de milhões de anos. Sabemos nós que o processo evolutivo que transformou a terra habitável para seres vivos, foi longo, sofrido e as vezes violento. Mas a missão dada aos entes superiores foi executada, e seres vivos começavam a habitar a superfície e as profundezas dos oceanos terrestres. Surgiam os primeiros seres "unicelulares". Era o começo do ciclo da vida, abrindo passagem num mundo hostil para que os primeiros seres "multi-celulares" aqui surgissem.
    E o acompanhamento por seres iluminados continuava. Firme e vigilante. Como um verdadeiro exércitos de formigas incansáveis, dia e noite, noite e dia, esta massa invisível de seres superiores, acompanhavam o desenvolvimento evolutivo do planeta e dos seres vivos que passavam a habitá-lo.
    E mesmo, hoje com todo conhecimento do homem, sobre física, ciência, tecnológia, medicina, matemática, e afins, há a marca presente dos seres evoluídos entre nós. Afinal, eles são as testemunhas oculares do nosso progresso ou do nosso fracasso.
    E tenham certeza, que pessoas como a nossa querida Andrea, representam, com seus atos, ações e pensamentos o que de mais belo existe na essência dos mais elevados dos espíritos.

    Um cheiro carinhoso....

    ResponderExcluir
  14. Querida,nem conheço os seus filhos, mas ja adoro,rsrsrsr. Concordo plenamente com você, somos imãs, graças á Deus, essa atração nos possibilita estar com pessoas afins...senti essa vibração em muitas pessoas que conheci nas redes sociais e vc é uma delas, assim como o Luciano e tantos outros amigos. No momneto são amigos virtuais, mas tenho certeza que noso espíritos estão sempre juntos nas Terras Espirituais no momento em que descansamos nosso corpo físico, o sono é mesmo uma benção.
    Adorei a mandala, vou fazer um belo quadro e colocar aqui na minha sala, posso sentir a energia que ela emana só de olhar, obrigada por mais este carinho. Beijos de luz.

    ResponderExcluir
  15. Sorte da criança que teve um Avô/Avó em sua vida para saber dos causos de outrora.

    A maioria dos seres humanos vive como vegetais, não tem causos em sua vida. Não sabem contar suas histórias, pois simplesmente não tiveram uma.

    Se estou errado então descreva em uma estrofe de soneto, uma passagem importante de sua vida. Meus avós tiveram coragem e até deram margem para coisas fantasiosas. Mas fantasia faz parte da vida.

    Chico Xavier. Esse personagem em boa parte da minha vida não passava de um grande mentiroso, tanto é que ele nunca encarava de frente, mantinha a cabeça baixa e escondia a face com as mãos. Como poderia um espírito Suicida, Homicida, Acidentado e vítima de assassinato dar depoimentos de que estava bem, em um lugar tranquilo e que nenhum de seus entes queridos devesse ter alguma preocupação.

    Esses espíritos são perdidos, sofredores, sem instrução, carentes de ajuda. Estão lá no limbo, fora de seu tempo, esperando sua hora.

    Até que em determinado momento, chegou meu dia de ser Chico. Uma mãe havia perdido um filho viciado, ladrão e mau caráter. Assassinado por políciais na função seu dever.

    Essa mãe que esqueceu de saber quem era seu filho só tinha a imagem da criança querida. - "Malditos policiais tiraram a vida do meu filho".

    Ela veio a mim e perguntou. "Meu filho não merecia isso né ?". Abaixei minha cabeça, coloquei minha mão na testa e disse. "ele não merecia não. E como toda pessoa boa, DEUS esta cuidando dele e agora descança em um bom lugar".

    Agora entendo aquela música. " Porque o Mal é o que sai da boca do homem ".

    Parabéns pelo texto

    MarquesK

    Só o Rock Alivia

    ResponderExcluir
  16. Se você soubesse o bem que os ensinamentos desse espaçinho me traz. Se você imaginasse o quanto vejo esse canto como um Oásis no meio da vida caótica.

    Obrigada pela Presente, mais uma vez.

    PS: [Embora o conflito ciencia fé seja meio meu não vou a comentar, discutir, opinar - apenas absorver...]. De tempos em tempos faz um bem.

    ResponderExcluir
  17. Oiee!!
    Lindo post!!
    Acredito realmente que depois que tds os pais se tornam avós se tornam bons contadores de histórias, tbém me recordo de todas os momentos que passamos juntos pq foram marcados por histórias, e são suas histórias de vida que me fascinavam realmente.
    Haha....não sou uma Destefani, mas consegui deixar bem irritado alguns seminaristas com meus questionamentos, sempre acabam perguntando a minha mãe aonde eu ia em busca de tanta pergunta...e eu como sempre tagarela demais, não dava chance nem de minha mãe responder, dizendo:que já tinha vindo no kit desta vivência, mas q td bem um dia os meus pqs iriam ser respondidos, e como eu previa...td no seu devido tempo, cada dia é um aprendizado(tbém não tenho todas as respostas q gostaria ainda, mas chego lá!!).
    Diga-me com quem andas e te direi quem és...e tbém funciona diga-me quem és que direi com quem andas,rs...um trocadilho que realmente só vem confirmar que somos nós quem elegemos a nossa sintonia vibracional, como as companhias que conquistamos na nossa caminhada.
    Pronto já já la vou eu ver a marca dos lábios superiores...interessante esta parte, compreendi o seguinte:ve só...tipo assim...silenciar é uma forma sublime tbém de evolução, pq muitas das vzs as respostas que procuramos fora de nós se encontra lá dentro mesmo, bem, espero ter compreendido direitinho.
    Linda mandala!!Obg por compartilhar...
    Muitas energias positivas pra ti!!
    Bjs
    Tete(e desculpa se tagarelei demais,rs)

    ResponderExcluir
  18. Amiga,

    Chega um momento em que não sei como definir a importância que suas palavras têm para mim, semanalmente. Então, resta-me apenas exemplificar qual a ligação que tenho com elas a cada momento.
    Esta semana foi turbulenta. Tenho tido problemas com minha superior no trabalho, e cheguei ao ponto de pedir demissão. Isso afetou minha saúde (não sei se diretamente, também porque esse tempo acaba com a saúde de qualquer um) e abalou o emocional um pouquinho. Mas rezei muito em todos os dias e estou me recompondo, até que hoje aconteceram coisas tão lindas e surpreendentes, que ainda não tive tempo de processá-las. Como meus dias estavam bem cheios, quase não tinha tempo de ver outras coisas que não as do trabalho, mas hoje, como o dia tem sido ótimo e tranquilo, passei aqui para lê-la e só tive a certeza de que Deus e os orixás estão comigo e não me querem triste.

    Quanto ao post, salvei a mandala e sempre olharei pra ela quando estiver trisitinha. Acho que a contação de histórias é um dom e, por incrível que pareça, é o dom "dos mais simples" (das pessoas mais simples, digo), o que é fantástico! Tenho total paixão por ensinar, tanto é que dou aulas aos sábados e faço com o maior amor do mundo, e pretendo mesmo fazer um Mestrado depois da faculdade. E ao ler sobre guardar algumas coisas que aprendemos, embora isso contradiga minha vontade de ensinar minhas glórias para que todos as tenham e minhas derrotas para que todos aprendam com elas, percebo que é prudente agir como você age, não só com relação à Umbanda (até porque nisso eu não tenho nem uma pontinha do seu magnífico conhecimento), mas a tudo o que depreendemos da vida. É que algumas coisas que aprendemos talvez não estejam concluídas em nosso aprendizado delas, e muito provavelmente tenhamos de reorganizar nossos próprios pensamentos antes de repassá-las.

    Obrigada por mais este eterno aprendizado e pelos lampejos de luz que chegam aqui e brilham muito!

    Beijinhos e bênçãos!

    ResponderExcluir
  19. Olá
    cheguei aqui através do blog do Marcelo,um ser iluminada que simplesmente amo,mesmo sem nunca tê-lo visto ao vivo,acho que amizade não tem sentido,ela acontece né?
    e vim,comecei a ler, fiquei presa em seus conhecimentos, em sua sabedoria,também acredito no bom humor,rsrs.
    voltarei sempre, abraços

    ResponderExcluir
  20. Agradeço a todos que aqui postaram um pouco do seu coração...Tanta energia boa pode realmente mudar o mundo...Nem que ele seja só o seu!

    ResponderExcluir
  21. Adorei o post! Principalmente a parte que você fala dos seus filhos e o questionamento que o mais novo fez. Outra parte que é pura verdade e temos que por em prática no nosso dia-a-dia é essa parte: Precisamos , durante toda nossa vida, constantemente nos aproximarmos do Criador e nos recriarmos, reciclarmos nossa energia de forma a que a cada movimento que nos faça baixar em vibração comecemos outro movimento que nos faça levantar, melhores do que no momento que caímos. Não é fácil, mas é necessário. Estamos numa contínua evolução.

    Parabéns pelo texto!
    Muita luz pra ti e todos ao seu redor. :D

    ResponderExcluir