quinta-feira, 12 de agosto de 2010

As Moscas Coloridas e os Anjos


Passeando como uma nau sem rumo certo pela internet, me deparo com uma novidade, pelo menos para mim. Há uma linha na Umbanda chamada de falange dos Portugueses, que pertence à linha do Oriente, e é composta por sábios, filósofos, grandes mestres.Uma das entidades mais imponentes seria um guerreiro de nome Viriato. Achei bem interessante. É bem verdade que painho fala que o que você chamar no terreiro vem. Aventou-se no Blog do Pai Maneco que existiria até uma linha de políticos, que depois do desencarne não seriam nem de direita, nem de esquerda, antes estariam agora centrados no bem comum.
A verdade é que me falaram esta semana que sou uma pessoa antagônica, já que nasci no ano do AI 5. Já começou errando porque não nasci neste ano, sou do final do inverno de 1967 e não seria levada a sério se fosse protestar no ano seguinte contra essa lei absurda. Cada um vive seu tempo, no tempo certo de viver, apesar de eu discordar as vezes disto...
Médiuns e políticos às vezes podem ser bem parecidos se picados pela mosca azul. Para quem não sabe esta expressão foi baseada nos escritos de Machado de Assis, em um poema seu chamado “A Mosca Azul”. Na época falava-se fitado pela mosca, que com o passar dos anos transformou-se no “picado”. Criado em 1919, na época era um poema recitado por muitos, como hoje são as músicas populares. Bons tempos. Hoje tem gente que acha normal gente graduada escrever errado e não ter cultura. Tem gente para tudo neste adorável mundo novo.
Voltando ao Machado de Assis, nestes seus versos da poesia citada, resumidamente conta a história de um homem, de uma casta inferior, que se vê deslumbrado por um inseto chegando ao transe.Passa a ter visões de poder ,riqueza e glória, mas acaba por dissecar literalmente sua ilusão, como é contado no seguinte trecho:

Dissecou-a, a tal ponto, e com tal arte, que ela,
Rota, baça, nojenta, vil,
Sucumbiu; e com isto esvaiu-se-lhe aquela
Visão fantástica e sutil".

A realidade toma o homem sem sutilezas. Desde pequenos meus filhos escutam de mim: a verdade sempre aparece. E do trecho final que aqui coloco, vem a máxima dos problemas com “moscas azuis”:

Hoje, quando ele aí vai, de áloe e cardamomo
Na cabeça, com ar taful,
Dizem que ensandeceu, e que não sabe como
Perdeu a sua mosca azul.

Em política até crianças, hoje em dia, sabem o que acontece com quem é picado por tão deslumbrante inseto. Quando se trata de mediunidade não é diferente. Talvez o que mude seja o animal. Painho fala o que o pai de santo dele sempre falava: cavalo alisado é cavalo estragado. Tem razão. Há até uma certa normalidade no início, de deslumbre, quando ainda se está descobrindo os limites de sua mediunidade. Acontecem coisas realmente bárbaras e para iniciantes ainda, sem uma explicação clara, o que é sem dúvida uma fonte inesgotável de prazer em descobrir o inusitado.
No meu pequeno entender nós não desenvolvemos a mediunidade, ela é que nos desenvolve como seres humanos melhores.Como já falei antes, o médium é apenas o portador da mensagem. Nesse processo é preciso bom senso. Não elevar seu próprio ego é uma destas questões . Sempre falo aos meus amigos que certa vez senti a proximidade de um espírito. Ele me disse: Vou te cobrir de ouro. Passaram-se algumas horas e comecei a ficar em dúvida se a entidade me disse que ia me cobrir de ouro ou me dar um couro. Podia ter ouvido errado,não é? Fiquei apreensiva. Uns dias depois achei na rua um anel de ouro. Dei-me por satisfeita.
O grande problema da mediunidade não é o de você ver espíritos, mas sim deles enxergarem você. Se você está vibrando baixo, se lamentando, tendo orgulho, raiva, preconceito e todas estas coisas vãs de que é capaz de sentir o homem, com certeza espíritos afins estão vendo você. E vão se juntando.Definitivamente isso não é legal, nem tão pouco saudável.E você pode se tornar um cavalo que se auto-escoiceia.
Não há uma classificação rigorosa de todos os tipos de mediunidade. O fato é que todos nós somos médiuns. E assim sendo, o bom é manter sempre que possível o bom humor. Pode ser que nesse exato momento você pensou que pode atrair um espírito do naipe do Charles Chaplin. Um grande homem, mas era um pouco triste. Prefiro pensar que as almas elevadas têm um grande senso de humor. Independente do nome que tiveram aqui. E parafraseando o escritor brasileiro Paulo Mendes Campos, digo que temos que ter bom humor para os momentos em que a gente se acha bacana demais ou uns totais fracassados.E tem muito disso. Aqui não somos nem uma coisa, nem outra.Nós somos normais e temos que saber que nem tudo é passível de uma explicação neste mundo.Nem precisa às vezes.
Se você é médium e está começando agora a descobrir a espiritualidade, independente de sua fé, uso das palavras de Machado de Assis: não tente dissecar sua mediunidade ,transformando-a em uma coisa rota, baça, nojenta, vil. Vou confessar que algumas vezes deixei minha mediunidade meio rota, principalmente quando painho não me respondia exatamente o que eu queria ouvir e eu brigava porisso com ele.Mas, justamente por ele não ter me respondido o que eu queria ouvir, os olhos da mosca azul não me fitaram.

Proponho que desde já façamos parte de uma falange, que atue sempre para o bem do próximo e de nós mesmos. A falange dos brasileiros bem-humorados, desencanados e livres de qualquer amarração que as moscas azuis, ou de qualquer cor, venham tentar impor.Bom final de semana a todos!
A foto de nossos anjinhos foi cedida gentilmente e captada brilhantemente pela Nely Rosa.

11 comentários:

  1. O ser é humano não pelo que apanha, mas pelo que ainda bate. Níveis mais elevados emanam somente o amor por toda parte. A arrogância, a mentira, a vaidade e a falsidade são armas exclusivas dos covardes. Os que tem fé são corajosos, estão dispostos a seguir um caminho árduo de benéfico aprendizado. Quem quer luz não anda do lado menos iluminado. Moscas azuis iludem apenas aos fracos. Espiritualidade é constante e humilde aprendizado.

    ResponderExcluir
  2. Queria começar diferente mas não vejo nada mais apropriado do que isto: Gigana querida, interessante como as coisas se entrelaçam, e chegam na gente na hora certa. Hoje ao vir do trabalho pra casa (eu faço, mais ou menos, 50 minutos de ônibus pra ir e 50 pra voltar do trabalho)no ônibus, sentadas atrás de mim, vinham duas senhoras conversando num tom de voz que não tinha como não escutar, chamou minha atenção o assunto. Uma delas, muito católica a meu ver, desfiava seu conhecimento bíblico com citações sobre céu, pecado, certo e errado para a amiga. Eu lá, com meus botões, pensei: Ela parece estar se gabando da sua religiosidade, isto sim é pecado. Logo depois me repreendi, deixa de ser crítica mulher, quem és tu pra isto, não sabes nada. Mas ficou em mim esta impressão. Não interessa a razão, a situação...O ser humano é capaz de se ufanar, de ser prepotente e orgulhoso, no pior sentido da palavra, e por qualquer coisa. A Mosca Azul pode pica-lo por qualquer motivo. A razão pode ser poder, dinheiro, beleza, conhecimento e até a religiosidade. Eu sou melhor que tu porque sou capaz de ir a missa todos os domingos, fazer todas as novenas, ser cavalo pra todos os Orixás, ser um médium que recebe mensagens de espíritos que se foram. Eu sou melhor que tu porque tenho poder, tenho riqueza, tenho beleza ou tenho conhecimento profundo sobre determinado assunto. Parece que, não querendo generalizar, não sabemos que tudo o que somos ou temos vem de um ser supremo e, se nos é dado, é por alguma razão. Melhor dizendo, nós não somos nada o todo poderoso nos faz aquilo que nos ufanamos de ser. Nossa missão é fazer o melhor uso possível destas ferramentas em benefício do outro. No momento que começamos a usa-las pra proveito próprio enveredamos por uma trilha tortuosa e nada de bom se vai colher disto.
    Para não cair nesta teia enganosa é preciso muita humildade e amor. Não a humildade servil nem o amor da forma que o conhecemos. A humildade da fé, e o amor que envolve tudo e a todos a nossa volta. É piegas mas é real, nem ouvir a conversa da senhora que viaja no banco de trás é por acaso. Texto lindo como sempre!

    ResponderExcluir
  3. Colocação excelente e pertinente sobre o trabalho do médium. A analogia com a Mosca Azul é tbm absolutamente perfeita...as vaidades são inimigas do trabalho espiritual..
    É mais um belíssimo texto, em estrutura e forma, assim como no conteúdo profundo e tocante, que nos leva a refletir e reorganizar nossos conceitos e sentimentos.
    Parabéns, mais uma vez!! Um grande beijo!! ;*

    ResponderExcluir
  4. Una vez más, desde que leo a Andrea, quedo maravillado por su rica capacidad de exponer la realidad, a través de la poesía y por decirlo de alguna manera, a través de una hermosa parábola, para que seamos capaces de reorientarnos, de reformularnos en los pequeños detalles del diario vivir y no mutarlo con lo que erróneamente creemos inservible. Todo en el Universo tiene su razón y todo está concatenado de manera magistral y perfecta; Obra, sin duda del Creador y de esa forma, hasta lo más insignificante, es parte importante de lo más grande en el Universo y así también debemos gobernar nuestras vidas, nuestros momentos, nuestras pequeñas grandes cosas que suelen ocurrir en nuestros días y como lo señala el poeta rompamos las cadenas sin mutilar al pequeño. Gracias por darnos este regalo tan hermoso, Andrea.

    Mais uma vez, desde que eu li Andrea, estou espantado com a sua capacidade rico para expor a realidade, através da poesia e, por assim dizer, através de uma bela parábola, de modo que somos capazes de reorientar, no ajuste os pequenos detalhes da vida cotidiana e não mutarlo com o que nós acreditamos erroneamente inutilizável. Tudo no universo tem uma razão e tudo está concatenado magistral e perfeita de trabalho, certamente o Criador e, portanto, mesmo a parte mais insignificante dos maiores que existe no universo e por isso temos de governar nossas vidas Nosso tempo, nosso pequeno grande que as coisas geralmente acontecem em nossos dias, como observou o poeta quebra as cadeias sem maltratar a criança. Obrigado por nos dar este presente tão lindo, Andrea. Desde Chile, un caluroso abrazo, Fernando Rodríguez Guzmán

    ResponderExcluir
  5. A Falange a que propõe já existe. Não como corrente interligada, mas como Anjos espalhados pelo mundo, brilhando em cada pedaço do planeta. Algumas vezes até se encontram.

    O caminho da magia do bem é muio difícil, muitos Anjos desistem no meio do caminho. Outros se escondem e outros são derrotados. O mal existe e esta fazendo parte de todas as Religiões/Denominações/Seitas e Filosofias que existem no planeta.

    Quando evoluímos no caminho do bem e alcançamos um determinado degrau, entendemos que qualquer que seja a escolha religiosa do indivíduo, ela é valida. Porque a verdade esta escondida e não pertence a ninguém.

    O “Bem e o Mal” é uma questão de ponto de vista. Muitos não pedem justiça ao nosso pai xangô? Muitos não pedem para que nosso DEUS derrote nossos inimigos ?. Isso é uma das ironias da vida. Imagine a tristeza de nossos grandes espíritos “Pais” tendo que resolver o problema desses seus filhos.

    O grande segredo da magia é não evitar a mosca azul e sim conviver com ela.

    O grande segredo de se conviver com os Anjos é saber que o mais perfeitos deles criado por DEUS, foi Lucifer. “Outra ironia da vida.”

    Como saber o ponto de vista do Anjo, espírito, Mentor, Sacerdote, Lider espiritual, Pai de cabeça, Literatura e etc ... ?

    O Cristão sempre prega uma passagem da Biblia que é mais ou menos assim. "Todo aquele que for sábio saberá que o número da Besta é 666". Um dos mais cobiçados mistérios da humanidade.

    Mas a lógica disso é simples. estamos na terra para evoluir. E só os evoluídos saberão o verdadeiro sentido da vida.

    Só os evoluídos saberão entender o equilíbrio da balança da justiça.

    Evoluir sempre !!!!

    Parabéns pelo texto

    Só o Rock Alivia

    ResponderExcluir
  6. Andréa querida,
    Vc como sempre dando um show de consciência!
    Ensino aos meus filhos diariamente, que devem se orgulhar dos Òrìsás e Entidades que carregam, porém, nunca se envaidecer! A vaidade para o médium (seje ele de Candomblé ou de Umbanda) é um verdadeiro veneno! Um sentimento que acaba deteriorando a mediunidade... e afastando o filho(a) de santo do seu verdadeiro caminhar espiritual. A alusão com a "mosca azul" é perfeita!
    Conte comigo nessa empreitada de "brasileiros bem-humorados, desencanados e livres de qualquer amarração das moscas azuis",incluo-me no rol dos brasileiros conscientes da sua missão dentro da religiosidade! Tô dentrérrimooooO!
    Beijos na sua alma tão iluminada!

    ResponderExcluir
  7. Querida,

    Registro, aqui, que este post foi o que mais me cativou dentre todos os que li aqui! Meu predileto! Todas as vezes em que você faz um paralelo entre a (ir)realidade, a mediunidade e a Literatura, paixão maior da minha vida, eu penso que não terei palavras cabíveis para comentar. Machado de Assis é meu escritor favorito. Quando alguém me diz "nossa, mas que clichê, é o escritor favorito de muita gente!" costumo responder: "você já leu algum conto ou crônica dele? Ou está só pensando nos clássicos que todo mundo já conhece?"

    Aliás, estou lendo o livro "Várias Histórias" e ser coincidente com seus posts já não é mais novidade para mim (novo será se um dia não for assim). Sugiro a leitura de "Entre Santos", que vem a calhar com suas colocações. Segue o link: http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/santos.html

    Se este foi o post de que mais gostei, parece redundante dizer que concordo com tudo o que escreveu aí em cima, mas reafirmo! Outra curiosidade coincidente da semana é que eu andei ouvindo a rádio (cujo link me enviou) e, em mais de um ponto, ouvi que "filhos de Umbanda não caem". Tenho refletido sobre isso a semana inteira, pois meu interior está um pouquinho triste nos últimos dias, mas já afastei o medo de voltar aos sintomas da depressão e minha fé na vida e em tudo o que a rege tem me levantado. E não vou cair!

    Obrigada por mais esse momento de paz incomensurável!

    Paz a seu espírito e MUITA alegria, sempre!

    Abraço fraterno

    ResponderExcluir
  8. Querida, não canso de repetir: que coisa mais linda o trabalho que faz aqui. Aprendo muit contigo. E conte comigo, também quero fazer parte dessa falange!!!!
    É nóis!!!! hehehehehe
    bjossss

    ResponderExcluir
  9. Querida Andréa,
    Incrível, seu texto. Em primeiro lugar, gostaria de comentar que você escreve de maneira muito agradável, seu texto flui e expressa muito bem o que você quer dizer!

    Machado de Assis foi mesmo um mestre. Essa metáfora da "Mosca Azul" que na verdade seria a vaidade, essa enganadora, que se deixarmos, nos inavade de tal maneira que perdemos parâmetros entre outras coisa mais preciosas ainda. Perdemos a nossa própria identidade, enebriados, no alto de nossa auto-devoção e admiração...
    É preciso estar atento sempre!
    Parabéns pelo seu texto!
    Um beijo,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  10. psssssss...mocinha FRANCISQUINHA......
    JESUS c seu ótimo humor ....faz seu primeiro ESTRONDO transformando ÁGUA em VINHO ...e não o contrario num festão de casório....pq devia ta rolando o rock....sem fazer APOLOGIA ao alcool ...mas fazendo ao ÓTIMO HUMOR o MOCINHO deu nó na MOSCA AZUL ....right???

    OBRIGADÍSSIMA obrigada OBRIGADÍSSIMA
    bjoka de lingua ....;)


    ps: vou reler ADOUS HUXLEY...algo me diz.....

    ResponderExcluir