quarta-feira, 7 de abril de 2010

Refletindo sobre Leis e Xampus...

O homem moderno é capaz de maravilhas.E de algumas outras coisas que nem sou capaz de nomear. Dia desses faltou xampu em casa. Como moramos no sítio não dá pra ir ali na esquina e comprar. Então, na sua vasta sabedoria , meu lindinho falou : lava com detergente, que o meu cabelo ficou ótimo. Cá entre nós, segui o conselho dele e depois fiquei com medo de não sair do banheiro: havia descoberto o power frizz. Nunca meu cabelo ficou tão arrepiado na vida e apesar de ser descendente de italianos e alemães, fiquei com o cabelo à la black power.
Tudo isto comprova que a gente não deve seguir a risca tudo que é conselho que nos dão, mas também não podemos deixar de experimentar o novo por medo. Um senhor de nome Gustav Le Bonn, foi o criador da psicologia social no início do século passado. Este distinto senhor falava que "O problema da crença, por vezes confundido com o do conhecimento é, entretanto, muito distinto dele. Saber e crer são coisas diferentes, que não têm a mesma gênese. Das opiniões e das crenças deriva, com a concepção da vida, o nosso modo de proceder, e por conseguinte a maior parte dos acontecimentos da história. Elas são, como todos os fenômenos, regidas por certas leis, mas essas leis não estão ainda determinadas."
Eu sou uma leiga falando do que observo. Então tenho em você leitor um "comparsa" para dividir a minha entrada em terreno alheio da psicologia. Somos mais conduzidos por nossas crenças e nossas opiniões do que por qualquer outro instrumento disponível sobre esta terra.
Neste estudo do Le Bonn, que deixarei disponível o link aqui, tem uma parte bem interessante que é o capitulo sobre o contágio mental:" Todas as manifestações da vida psíquica podem ser contagiosas, mas são, especialmente, as emoções que se propagam desse modo. As idéias contagiosas são sínteses de elementos afetivos." Pra exemplificar bem de forma simples: um cachorro sai correndo e latindo e todos os outros fazem o mesmo, sem saber o porquê.
Outro exemplo: 10 milhões de pessoas votaram no BBB em poucas horas, porque havia todo um apelo emocional, mas que não provoca nenhuma mudança na vida dos brasileiros.Por outro lado para conseguir 2 milhões de assinaturas para pressionar a votação da lei Ficha limpa está muito difícil. A Lei Ficha Limpa irá remover das eleições candidatos que cometeram crimes sérios como desvio de verba pública, corrupção, assassinato e tráfico de drogas.
Pense em sua vida e no que você segue e crê. Deixo aqui hoje os links do texto do Le Bonn, de um texto sobre competição do sr. Fernando Guimarães e o link para quem quiser apoiar o projeto de lei. Em tempo ainda quero aconselhar: não usem detergente para lavar os cabelos NUNCA.
Para assinar apoio ao projeto de lei Ficha Limpa:

http://www.avaaz.org/po/brasil_ficha_limpa/#SIGA_NO_TWITTER__LeiFichaLimpa

hthttp://www.paimaneco.org.br/pai_fernando_minha_opiniao_2010.asptp://
http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/lebon.html

Um comentário: