sábado, 28 de março de 2020

Xangô, Oxóssi, Covid 19 e Evolução

No final do ano passado, seo Beira Mar confirmou que este ano seria regido por Xangô, mas nosso terreiro além desta influência teria Oxossi na frente. A Umbanda nos dá sinais sepre que nos dispomos a ouvi-los e a observar os sinais. 
Quem em sã consciência, neste distanciamento de tudo e todos não está aproveitando para pensar em suas prioridades também na fé? O Papa falou em seu discurso neste dia 27 de março "Enquanto os discípulos naturalmente se sentem alarmados e desesperados, Ele está na popa (Jesus), na parte do barco que se afunda primeiro… E que faz? Não obstante a tempestade, dorme tranquilamente, confiado no Pai (é a única vez no Evangelho que vemos Jesus a dormir). Acordam-No; mas, depois de acalmar o vento e as águas, Ele volta-Se para os discípulos em tom de censura: «Porque sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?» (4, 40).

Ano de Xangô e quem cumpre o veredito é Yansã: pelo ar caminha a Covid 19 e nos falta ar no pulmão, seja pela enfermidade ou pela ansiedade. Precisamos mesmo saber o nome de nossas entidades? Precisamos mesmo de um terreiro monumental? Precisamos mesmo de cargos e falsos poderes dentro do terreiro?  Mais uma vez me refiro ao que o Papa falou e a energia de Yansã  "
A tempestade desmascara a nossa vulnerabilidade e deixa a descoberto as falsas e supérfluas seguranças com que construímos os nossos programas, os nossos projetos, os nossos hábitos e prioridades. Mostra-nos como deixamos adormecido e abandonado aquilo que nutre, sustenta e dá força à nossa vida e à nossa comunidade. A tempestade põe a descoberto todos os propósitos de «empacotar» e esquecer o que alimentou a alma dos nossos povos; todas as tentativas de anestesiar com hábitos aparentemente «salvadores», incapazes de fazer apelo às nossas raízes e evocar a memória dos nossos idosos, privando-nos assim da imunidade necessária para enfrentar as adversidades.Com a tempestade, caiu a maquiagem dos estereótipos com que mascaramos o nosso «eu» sempre preocupado com a própria imagem; e ficou a descoberto, uma vez mais, aquela (abençoada) pertença comum a que não nos podemos subtrair: a pertença como irmãos."

A Umbanda precisava parar. Não pelas pessoas que buscavam sua ajuda, mas pelos médiuns que a oferecem. Saber praticar o que se aprende dentro do terreiro é mais importante que qualquer coisa. Fé, amor e caridade nunca foram tão necessários. 
Embora parados , Ogum vem forjar nossas mentes com pensamentos que são lapidados dia-a-dia. A partir disto surgirá a nova Umbanda. Oxossi não só trará a cura das matas, mas como grande caçador de almas disponibilizará suas armas para o verdadeiro fiel.
O verdadeiro fiel de umbanda tem dúvidas sim, afinal é isso que o mantém saudável e o ego longe. O verdadeiro fiel se importa com a sua disponibilidade na obra, muito mais do que a incessante vontade de nomear e descobrir todos os segredos instantaneamente e sem fundamentação. 
A Umbanda , como semre falei , vinda da natureza está sujeita a evolução contínua. Umbandista escolha este momento para repensar  a forma como quer praticar sua caridade.
Tenho sido procurada para saber que tipo de entrega é possível nestes tempos. Falo a todos que a entrega necessária é a da atenção ao que a OMS - Organização Mundial da Saúde- nos apregoa e dispensarmos um tempo aos estudos e observação. Mais uma vez coloco um pedaço do texto do Papa Francisco "Chamas-nos a aproveitar este tempo de prova como um tempo de decisão. Não é o tempo do teu juízo, mas do nosso juízo: o tempo de decidir o que conta e o que passa, de separar o que é necessário daquilo que não o é. É o tempo de reajustar a rota da vida rumo a Ti, Senhor, e aos outros. E podemos ver tantos companheiros de viagem exemplares, que, no medo, reagiram oferecendo a própria vida. É a força operante do Espírito derramada e plasmada em entregas corajosas e generosas."
Seja um bom umbandista. Prepare-se, muitos serão os espíritos que usarão seu corpo como intermediario  da cura para os que nos procurarem. Quanto a mim, dirigente da Tenda de Umbanda de Yansã e Ogum Beira Mar, estou reformulando nossos rituais e repensando também para evoluir.  Abaixo deixo o link da nossa casa, se precisar de nós é só enviar mensagem. Axé!

https://www.facebook.com/Tenda-de-Umbanda-de-Yans%C3%A3-e-Ogum-Beira-Mar-370162743376104/

Nenhum comentário:

Postar um comentário