A primeira coisa que se aprende na Umbanda, e que é relembrada sempre, é que semelhante atrai semelhante. Não semelhante fisicamente,mas mentalmente. Se você mantém seus pensamentos em uma vibração boa,fatalmente será direcionado às energias boas e virão, por consequência,mais idéias do mesmo nível. Uma pessoa "afetada" por essa onda mental de qualidade superior tem mais uma qualidade: a de transmutar os pensamentos dos que a rodeiam.

No livro Caibalion, de Hermes Trimegistro, se diz que a mente pode ser transmutada de grau em grau, de estado em estado,de condição em condição, de polo em pólo, de vibração em vibração.A verdadeira transmutação hermética é uma Arte Mental. Se isso é facil? Não, não é. É o dilema dos alquimistas de transmutar chumbo em ouro.
A nossa consciência formada por pensamentos diários é que formata nosso mundo real. Tudo que existe hoje de material e concreto,com exceção da natureza, foi um dia iniciado por um pensamento humano. Tanto as coisas boas como as más. E se a consciência tem tanto poder, gera tanta energia, como é possível acreditar que ela se desvaneça com o falecimento do corpo?
Sócrates, o filósofo e não o jogador, dizia que "o conhecimento já existe no universo, só precisamos pari-lo. E como? Somos todos médiuns em graus diferentes. Um médium é ,simplificando bem, como se fosse um rádio. Ele capta as frequencias vibratórias do "ar" e as transmite de forma que todos possam ouvir. Como num rádio que existe AM e FM, na Umbanda são estas as frequências: Oxalá, Xangô, Ogum, Oxossi, Yansã, Oxum, Yemanjá mais a linha de Omoluh. Cada entidade de cada frequência transmite mensagens necessárias a quem vai procurá-las. Nem mensageiro nem o médium são importantes, o importante é que a mensagem seja passada.
O fato é que independente da religião que temos, ou de nossas ideologias pessoais, somos sim antenas abertas à uma multiplicidade de ondas frequênciais de pensamentos. Qualificá-las como positivas e negativas é muito simplório e improdutivo, porque a gama de pensamentos pode ter um sem-número de cores e formatos. Contudo não somos apenas médiuns receptores, emitimos também uma frequência de pensamentos. Tudo o que você pensa é jogado no ar em busca de uma resposta do Universo. Muitos tem essa consciência, outros nem se importam. Esses que não se importam são os mesmos que poluem a natureza por exemplo, um mal que acaba por ir contra o mal-feitor.
Acredito que dois fatores sejam muito importantes para conseguirmos "parir" idéias produtivas: a primeira é não ter preconceitos, porque eles restringem e cerceiam os pensamentos; a segunda é não ter medo. O medo é o pior sentimento que podemos ter e é altamente limitante a todo nosso potencial.
Se você tem um objetivo na vida e encontra pessoas com pensamentos diferentes dos seus e que de uma forma agressiva vem te "tirar do sério" aqui vai o meu conselho; continue no seu propósito e foque seus pensamentos no bem, porque o resto o Universo resolve.Dedico este texto a todos aqueles que sofrem resistência no seu trabalho pelo bem de suas comunidades. Cada passo que vocês dão em crescimento, cresço junto e agradeço! Saravá!