sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Carta Aberta

Hoje permito-me fazer o caminho inverso da comunicação entre entidades e médiuns. Venho falar com o Caboclo das Sete Encruzilhadas, entidade que trouxe ao nosso convívio a Umbanda. Pretendo que seja mais que uma oração, que seja uma conversa e um pedido entre amigos, mesmo para os não-umbandistas. O Divino que nos entrelaçou benéficamente na amizade e no respeito uns pelos outros neste blog há de nos atender por este seu mensageiro.

Caboclo das Sete Encruzilhadas, zelador da criação venho aqui respeitosamente pedir que ilumine todos nós coforme as encruzilhadas desta vida.
Na encruzilhada de Oxalá, que escolhamos sempre o caminho do bem comum onde as vestes brancas da alma dos médiuns sejam aos poucos coloridas pelas energias dos Orixás e do aprendizado que obtivermos nesta experiência de vida.
Na encruzilhada de Oxum meu pai, que suas lágrimas se transformem num rio, e nos faça escolher o caminho da vida plena, onde bate o coração riscado em seu ponto, a ponto de encontrarmos felicidade ao nos doarmos ao próximo.
Na encruzilhada de Xangô, que escolhamos a direção da Vontade Divina com humildade e não enveredemos pela estrada que leva à justiça a qualquer preço, pois somos cegos ainda no entendimento da justiça espiritual.
Na encruzilhada de Oxóssi, na escolha entre sermos a doença ou a cura, sejamos também humildes para escolhermos a cura, não com a pretensão de alcançarmos a glória e a notoriedade destes feitos, mas para termos a alegria de sermos instrumentos de vida.
Na encruzilhada de Yansã, que tomemos o caminho das batalhas em nome do bem e da paz, onde no final imperam as brisas da prosperidade plena. Que não tenhamos medo de nada , nem de ninguém, antes mostremos que a corahem é atributo Divino.
Na encruzilhada de Ogum, escolhamos a estrada que nos ensine a mostrar o caminho para quem anda nas sombras  E que nossa espada, para defender os mais fracos, brilhe na intensidade da luz Divina.
E por fim, e não menos importante,quando chegarmos à encruzilhada de Yemanjá, escolhamos a estrada que guie nosssos passos no caminho do fazer caridade, mais próximo do que o Criador idealizou.
Sei que estás sempre presente ao nosso lado, nos terreiros onde o amor , a fé e a caridade estão sempre à frente nos ideais umbandistas. Peço que dê a força da sabedoria e da paciência que carregas contigo, aos pais e mães de santos jovens em suas atribuições na Umbanda. Peço também que permita aos pais e mães de santo mais antigos sentirem em seus corações que ,mesmo com todos os percalços sofridos até aqui, a Umbanda do futuro será uma religião transformadora das realidades tristes em novos recomeços mais esperançosos.Meu grande amigo Sete Encruzilhadas, aponta-nos nossos defeitos com a ponta de sua lança e nos ensina a manipular suas flechas para aniquilar cada um deles e nos tornar mais fortes, para o bem comum.
E depois de trilhadas todas as encruzilhadas e cumprido nosso caminho, que nos encontremos em outro plano, onde as cachoeiras são plenas da água da vida, que torna vigorosa à terra, para que possamos ter a dignidade de dizer:  obrigada pela companhia em meu caminhar na Umbanda! Saravá!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Um Começo pela Paz

E domingo foi um grande dia. Na partida Atlético Paranaense x Fluminense estávamos lá, em frente a 27 mil torcedores carregando nossa faixa pedindo paz nas torcidas. De última hora pediram para que eu entrasse com as crianças para conduzi-las a campo. É certo que minha emoção era grande e justo eu que nunca havia entrado em um estádio estava ali, bem no meio do campo, em um jogo tão importante.
Cada um aqui é prova do esforço feito em prol deste desejo e cada um ajudou como pode. Quando entrei em campo, na internet, pedindo pela paz sabia , como ainda sei, que é difícil obter resultados imediatos.E por incrível que possa parecer encontrei no meio deste caminho muitas pessoas que me desincentivavam a continuar e depois do processo terminado vieram ainda dizer que foi muito insignificante.
Estamos em uma democracia, portanto cada um fala livremente do que está cheio seu coração. As palavras têm poder e ,mesmo sem ele saber de nossa campanha, ao mesmo tempo que estávamos em campo, o Pelé também pedia aos torcedores paz nas torcidas. Nunca se enganem ,pois tudo o que pedimos e todos os pensamentos e ações que temos são imantados por essa Força Maior que nos rege. Ogum guarda meus caminhos e de todos aqueles que buscam andar na direção de um bem comum.
Creio que consegui provar a todos que quando nos determinamos em uma direção, temos que ter além de iniciativa, "meiativa" e "acabativa". Porque temos força para isto e o universo conspira a favor sempre. A grande questão é ter fé no que se está fazendo e equilíbrio para não cair nas armadilhas do ego. Se a causa é grande é um grande erro tentar ser maior que ela, pois fatalmente se sucumbe à tirania dos comentários maldosos.
Quanto aos umbandistas gostaria que tomassem esta campanha como um ponto de reflexão. Nós ,como manipuladores das energias da natureza, somos agentes transformadores da sociedade em que vivemos também. Isso eu aprendi nesta campanha. Quando estava no meio do campo, num semi-círculo de crianças vestidas de branco e toda a torcida atleticana chamando o nome do João, pensei: trouxe a gira para dentro de um estádio e o João estava ali como um grande médium de Umbanda: uma pessoa através da qual se passa uma mensagem Divina para nos aproximar de um bem maior.
Na paz não há vencedores, portanto como diria painho, não há perdedores também. Estamos em equilíbrio com todas as forças naturais. A campanha paz nas torcidas ocorrerá em todo mês de outubro , até o dia em que a paz seja algo corriqueiro e pedir por ela tenha caído no esquecimento.Saravá.

A foto que postei não tem muita definição, mas foi feita de coração pela Cláudia Wasilewski do blog http://www.claudiawas.blogspot.com/ . Em breve estarei postando mais fotos.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Quem é da #PaznasTorcidas !

A campanha #paznastorcidas está sendo um sucesso. E aqui estão os blogs que estão participando com textos. Se você quiser participar também, avise-me que incluo e divulgo. Muito obrigada a todos!

Nossa campanha pela paz começou há um ano neste blog que também postou um texto novo:
http://paimaneco.blogspot.com/2010/10/paz-nas-torcidas.html
Blogs pela paz:
http://nequidnimis.wordpress.com/2010/10/15/paz-nas-torcidas/
http://senhorsoares.blogspot.com/2010/10/paznastorcidas.html
http://umbandavr.blogspot.com/2010/10/paz-nas-torcidas.html
http://www.eusouflamengo.com/blogdovinicius/2010/10/movimento-paznastorcidas/
http://osnigomes.blogspot.com/2010/10/paz-nas-torcidas.html
http://agentesentimental.blogspot.com/2010/10/paz-nas-torcidas.html
http://seguindoocaminhodomeio.blogspot.com/2010/10/pela-paz.html
http://lucianonunes007.blogspot.com/2010/10/quando-paixao-se-transforma-em.html?spref=tw
http://gisele-gitz.blogspot.com/2010/10/paz-nas-torcidas.html
http://manualdasencalhadas.com.br/blog/archives/3732
http://setedobem.wordpress.com/2010/10/17/paznastorcidas/
http://parana21.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=138&Itemid=1
http://lucasfdesousa.blogspot.com/2010/10/escreva-bem-para-o-bem.html
http://coisadeboticario.blogspot.com/2010/10/meus-filhos-foram-levados-pelo-pai-aos.html?spref=tw
http://luzesesonhos.blogspot.com/2010/10/paz-sempre.html
http://ouradolescence.tumblr.com/post/1322268670/paznastorcidas-leiam
http://verdadeespirita.blogspot.com/2010/10/paz-nas-torcidas.html
http://momentospoliciais.blogspot.com/2010/10/paz-nas-torcidas.html
http://iyalorisaelainetiosun.blogspot.com/2010/10/campanha-paznastorcidas.html
http://andjhel.blogspot.com/2010/10/paznastorcidas-vista-voce-tambem-essa.html
http://marcelamarcos.blog.com/2010/10/19/paz-nas-torcidas-a-urgencia-social-brasileira/
http://to-deolho.blogspot.com/2010/10/paz-nas-torcidas.html
http://dorogerinho.blogspot.com/
http://claudiawas.blogspot.com/p/polaca-da-baixada.html
http://www.tudoentao.blogspot.com/
http://somacpcomunica.blogspot.com/2010/10/paznastorcidas-e-o-que-isso-tem-ver-com.html
http://claudiolessa.com/2010/10/21/paz-nas-torcidas/21/10/42/ 
http://josearddonio.blogspot.com/2010/10/paz-nas-torcidas.html?spref=tw
http://jornale.com.br/zebeto/2010/10/21/aniversario-de-morte-pedido-de-paz/
http://www.eusouflamengo.com/blogdovinicius/2010/10/e-falando-em-paznastorcidas/
http://maniasenoticias.blogspot.com/2010/10/paz-nas-torcidas.html?spref=tw
http://oquepensoeoquevejo.blogspot.com/2010/10/uma-excelente-campanha.html
Homenagem especial à Ana, mãe do João, por Lara Sfair:
http://claudiawas.blogspot.com/p/pagina-3.html?spref=tw

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Paz nas Torcidas

Hoje convido-os ao exercício da caridade. E como sempre falo a caridade começa quando a fazemos para nós mesmos. No texto Em Paz com a Liberdade, falei sobre a paz que buscamos quando estamos em guerra. Gostaria que todos os que têm blogs, twitters entre tantos outros meios de comunicação na internet participassem da campanha PAZ NAS TORCIDAS. Vamos parar com estas guerras inúteis.
No dia 25 de Outubro de 2009, entre noticias que precedem as partidas de futebol, fomos surpreendidos por mais um fato que estarreceu a sociedade paranaense: o atropelamento do estudante de direito da Faculdade de Curitiba - João Henrique Mendes Xavier Viana, 21 anos, na saída de um estádio na Cidade de Curitiba. Filho da umbandista Ana Maria Mendes, que faz parte da gira que freqüento. Foi uma tragédia decorrente de briga entre torcidas. 
Através de um pedido nosso, o Deputado Caito Quintana redigiu um projeto de lei instituindo o quarto domingo do mês de outubro para essa reflexão da necessidade da paz em todos os estádios paranaenses, que foi aprovado pela Assembléia Legislativa. Portanto no próximo dia 24 de outubro, domingo, estamos montando estratégias para mostrar a todo mundo que queremos paz e queremos serenidade ao permitir que nossos filhos frequentem estádios.
Temos uma força incalculável se nos unirmos. Como fui agraciada de ter uma diversidade enorme de pessoas de todas as religiões neste espaço que criei, peço que  cada um, dentro de suas crenças espalhe pelo seu estado, por sua cidade a idéia de que é possível nos divertirmos e ensinarmos o espirito esportivo para nossos filhos. Aos blogueiros peço que dêem uma palavra de força a esta idéia, assim como os adeptos do facebook e do orkut. Aos twitteiros peço que usem durante a semana a hastag  #paznastorcidas.
A foto que coloquei aqui é do João, agora nosso simbolo pela paz, e pode ser usada para divulgar e ilustrar o blog de vocês. Vamos nos unir?Idéias serão bem aceitas. Se postarem algo em seus blogs me avisem para eu divulgar. Saravá!

O texto que citei foi o seguinte:

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Tudo Se Tranforma...

E os mineiros do Chile estão renascendo da terra. Inevitável falar. A partir de agora serão traçadas infinitas teorias e o mito da caverna de Platão vai virar assunto de fila de banco. Acho bom isso. Repensamos nossa vida, reciclamos pensamentos. Daqui há alguns anos serão ainda citados em livros e estudos de comportamento. Infelizmente ninguém saberá de fato o que sentiram, porque foi uma experiência bem pessoal.
Poderia aqui traçar um paralelo Oxum, guardiã das minas e de Xango nas pedreiras, mas creio que todos que por estas linhas passeiam já pensaram nisto. Prefiro me restringir à reciclagem de idéias e energias, baseada na experiência da ultima semana e numa frase de um homem que deveria ser sempre associada as explicações sobre Umbanda: Antoine Laurent Lavoisier.
Lavoisier, que viveu no século XVIII na França, foi o pai da química e fazia parte de uma comissão científica e também coletora de impostos, o que literalmente custou-lhe a cabeça na Revolução Francesa. Ele foi um dos que repudiou a teoria de Mesmer, conhecida como mesmerismo, mas creio que se baseou nela também para seus achados nas reações químicas. Segundo essa teoria, existe um único fluido no Universo, que une e relaciona todos os corpos. Este fluido se manifestaria de diferentes formas incluindo: gravidade, eletricidade, magnetismo e magnetismo animal (nos seres vivos). Segundo Mesmer, as doenças eram causadas por bloqueios do fluxo magnético animal nos seres vivos, e a sua cura poderia ser possível através do restabelecimento do fluxo, feito por especialistas com um forte magnetismo. Para curar um doente, o especialista localizava os locais onde o fluxo se encontrava bloqueado e restabelecia o fluxo massageando as áreas afetadas do corpo.
Lógico que uma teoria destas dava muito poder à individualidade do ser, o que era um perigo. Digo que talvez ele tenha-a levado em conta, além da observação química, por sua célebre frase:"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma." E nesse ponto a Umbanda entra em pauta.
Adeptos de Umbanda manipulam energias que provém da natureza para curas de amplo aspecto. Uma linha específica chamada na Umbanda não se relaciona diretamente com a natureza e esta linha é a do Oriente. Nela estão entidades de médicos e pessoas que praticavam a cura em vida. Pai Fernando sabiamente observou que esta linha manipula a energia das pessoas para que Oxossi possa , energia Orixá que rege a cura,  realizar seu trabalho a contento dentro da Umbanda. Devo frisar que medicina aqui de nosso plano é imprescindível e todos que buscam uma cura espiritual são aconselhados a buscá-la, pois nada se faz sozinho.
Aqui me atrevo a falar um pouco do meu entendimento baseada no que Pai Fernando discorre. Todos os índios ,antes da chegada da civilização em suas tribos, tinham doenças específicas. Estas eram tratadas conforme a cultura deles,que estava relacionada sempre a elementos da natureza. Nós ,cidadãos "civilizados", sofremos de maus causados pelo nosso próprio meio. Para nos curarmos das doenças  carregadas de energias mais densas da cidade, as "feridas" tem que sofrer uma limpeza. Todas as impurezas são recicladas, específicamente na Umbanda, pela linha do Oriente. Esta nossa energia estagnada é levada por eles , "recauchutada" e entregue a Oxossi, que nos devolve em forma de elementos de cura. Por palavras do Pai Fernando, imagino que estas entidades levem estas energias atravessando o mar até o seu ponto de força e assim purificando-as em Yemanjá e trazendo de volta às nossas matas para que sejam forjados os medicamentos próprios para cada caso. 
Nada fácil de provar, mas fácil de entender. Nada neste universo trabalha sozinho, como já dizia Mesmer. Um médico precisa de vários anos de estudo com apoio de professores para entender o mecanismo da cura. Depois de formado precisa de farmacêuticos que produzam medicamentos e de enfermeiros hábeis e atenciosos. Precisa também da colaboração do enfermo, que se não crêr no médico ,também pode sucumbir à doença. Tudo interligado, casado.
Aqui é o ponto em que volto aos mineiros. Perceberam a gama de profissionais que estão relacionados a este salvamento? E à sua própria profissão quantos profissionais estão envolvidos?  No mundo espiritual são tantos envolvidos num processo de cura que não temos condições hoje de visualizar o processo inteiro ,mas podemos chegar a algumas conclusões. A verdade mesmo amigos só saberemos quando o Divino nos enviar sua cápsula para nos resgatar e espero que na recepção nos dêem também óculos escuros. Saravá!    

A foto colocada aqui na postagem é dos romeiros em Juazeiro, passando pela pedra para purificarem seus pecados e foi captada pela alma de nossa fotógrafa Nely Rosa.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Pensando Bem

Você está bem? Se você é médium há um tempo sabe o que esta pergunta pode desencadear.No meu caso, algumas pessoas respondem com um: você tá vendo alguma coisa? Geralmente estou vendo tudo. Não como há uns anos atrás ,mas só vou ao oftalmologista quando não der mais... Tem gente que não é moleza. Tipo meu filho, que usando de mais um dos seus subterfúgios expertíssimos, falou que não poderia ir para aula porque estava com muita dor nos olhos e precisava urgentemente de um ginecologista. Explicado o que era a especialidade, desistiu e foi para a escola. Mandei anotar no caderno: oftalmologista.
Um dia um senhor chega para uma entidade que recebo, muito sério, humilde e fala consternado: pode acalmar minha mulher, ela anda muito nervosa? Aí, porque ninguém engana cigana, ela fala que sim e ele poderia fazer isso facilmente parando de aprontar. Este senhor riu muito. E acho até que foi de nervoso, pois escorreram algumas lágrimas de tanto gargalhar. Virou uma conversa simples, sem pedidos e um agradecimento sem graça. Mesmo quando isto acontece, quem está lá se consultando tem a certeza absoluta que além de vigiado está sendo cuidado pelo Divino.  
Esses dias um amigo reclamava que havia queimado o chuveiro e eu , na minha inocência e sabendo que ele andava triste, falei: cuidado com energias negativas. Foi o suficiente para ele me dizer que eu o estava assustando. Médium umbandista não trabalha só para encaminhar almas perdidas e desfazer demandas. Sinto lhes informar que isso ocorre, se muito, em 10% dos atendimentos. A maioria dos casos são energias geradas pela própria pessoa que acaba por sobrecarregá-la. Quanto ao chuveiro do meu amigo, falei de energias ruins porque antigamente quando estava sobrecarregada com a minha própria tristeza, costumavam queimar os aparelhos elétricos aqui em casa, mas nada cientificamente comprovado.
Sinto uma certa decepção quando a entidade fala para a pessoa que não tem macumba contra ela. O ser humano projeta a vida inteira imagens fantásticas e fantasmagóricas sobre a realidade que vive. Não posso dizer que de vez em quando não me pego devaneando. Pai Fernando prega a Umbanda Pés no Chão, então tenho que repensar sempre no que eu estou focando. Ele é um pai de santo de Ogum com Yemanjá, portanto muito amoroso, mas se eu "viajar" muito, e não tiver os pés no chão, quem me garante que um dia não me deixe de joelhos em cima do milho atrás do congá? É bom não facilitar.
É lógico que estou brincando, mas controle é algo imprescindível a um médium. Controle de seus sentimentos, controle de suas percepções e principalmente controle de suas atitudes. É muito fácil ficar na assistência julgando, ou mesmo na gira, quem está incorporando, como e porquê. Temos um desenvolver contínuo se focarmos  em nós mesmos , em nosso aprimoramento, para melhor fazer a caridade que nos propomos.
Veja, como falei outras vezes, e isto até a física explica, uma ação corresponde a uma reação igual e no sentido contrário. Não é fácil ser médium Umbandista. São casos pesados como dependência química por exemplo. Se você consegue um avanço na cura pode ser que as energias que tomam aquele ser, de sentido contrário à cura, não gostem muito. Portanto, orai, vigiai, ter uma baita paciência consigo mesmo e muito bom humor. As trevas não se propagam na luz.
Não sou esta pessoa altamente controlada e equilibrada, nunca disse isso. Dizem que ensinamos melhor o que mais precisamos aprender. Este espaço é assim , tanto você que lê quanto eu que escrevo vamos nos modificando com o caminhar juntos. Quero agradecer muito mesmo os comentários, que enriquecem meu texto e o complementam de sobremaneira. Aprendo muito com eles sempre. E sou bem sincera em dizer que às vezes numa simples frase algumas pessoas conseguem ir além do meu texto e me sinto lisonjeada. Muito obrigada a todos! Saravá!


A foto que postei hoje pertence ao querido Fábio Klein, visitem o blog dele: http://worldcicle.blogspot.com/

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Tríade

Não há como desviar do assunto eleições nos últimos dias. Milhões de pessoas da mesma nação focando seus pensamentos na mesma direção. Não deixa de ser um movimento de energia tremendo. E esse movimento merece nossa atenção. Uma das coisas que, mesmo que não gostemos, temos que levar em consideração é a predestinação do Lula como líder nato e como essa predestinação não é hereditária, nem tão fácil de se passar adiante.
Outra coisa a ser notada é a votação de Marina. Ontem um analista político falava que grande parte do eleitorado dela vinha de sua religião. Uma tremenda besteira. Eu e muitos umbandistas , como de vários outros segmentos votaram não pela fé que ela professa , mas pela vontade de renovação e consciência ambiental.
É certo que temos livre arbítrio, mas creio em predestinação. Porque ela explica muito mais coisas do o simples livre arbítrio, que todos têm, mas que não leva a todos no ponto em que querem chegar. São aqueles pequenos momentos em que você inicia algo em sua vida que podem fazer toda a diferença até o final de sua existência.
Exu ,guardião de nossos destinos, atua em dois principais pontos de energia: na encruzilhada e no cemitério. Quem ainda não passou por uma encruzilhada em sua vida? Quem não teve que escolher um caminho a seguir e se comprometer com ele? Já o cemitério eu vejo como um ponto de mutação necessário: onde você tem que largar o “cascão” que vive e renascer aqui mesmo para uma nova experiência. Toda mudança não é fácil, mesmo que sejamos predestinados àquela ação. Vi uma frase muito adequada a este pensamento estes dias: a árvore que dá mais frutos é a que recebe mais pedradas. Se prepare para a floração sem esquecer de se proteger das pedras.
Todo predestinado a causar uma mudança numa sociedade é um médium em potencial, pois passa mensagens de uma nova realidade possível. Não falo só de políticos. Estes dias meu lindinho me falava que foi feito um estudo com crianças de rua, pela PUC, sobre seu comportamento psicológico. Dizia ele que foram comparados com sobreviventes de guerra. Numa matéria veiculada ontem pela Record, mostraram várias pessoas que trabalham para dar uma oportunidade de resgatar estas mesmas crianças e colocá-las na “encruzilhada” para que tenham escolha. Conquistar a afeição destas crianças envolvidas com drogas e furtos é um trabalho muito complicado, há de ter as palavras certas para que se possa cooptá-las para um lugar na luz.
O entendimento da caridade é algo muito complexo. Acredito que a aceitação do caminho é um ato de caridade. Já não acredito em doar e em seguida divulgar aos 4 ventos que o fez como caridade. Um médium de Umbanda que ao incorporar e atender no toco pessoas com uma série de problemas diferentes faz caridade. Primeiro a ele mesmo, na medida em que aperfeiçoa seu caminhar e com isto ajuda mais e mais pessoas com sua sabedoria. Ao consulente que entra carregado de problemas e os divide com as entidades e sai mais leve. Sem esquecer logicamente do cambone, que ao ouvir não se mantém imune ao aprendizado e à reflexão, pois a experiência do próximo só não auxilia aos arrogantes de coração.No meu ver melhor médium não é aquele que produz grandes efeitos, melhor médium é o que absorve com equilíbrio tudo que lhe é passado.
Faça sua parte neste mundo e fique sempre atento aos sinais. Eles certamente aparecerão. No último sábado fui madrinha de casamento de duas pessoas que gosto muito. A cerimônia realizada no ritual petencostal. Quando estava lá pedindo que os Orixás os abençoassem, o pastor começou a falar da influência de Deus em nossas vidas através da natureza. Falou da chuva fina, das cachoeiras e das matas, pedindo que estas forças os abençoassem. Então o Divino que nos rege se manifestou pela boca daquele pastor na minha linguagem. Isto me emocionou muito, pois foi uma resposta a tudo que tenho postado aqui e a tudo que acredito.
É necessário saber movimentar as energias a seu favor, no cumprimento de suas metas. A tríade da Umbanda, no qual se apóia toda a religião é muito importante para qualquer ser, de qualquer religião trilhar o bom caminho. O primeiro atributo é a coragem, determinação de nossos caboclos. O segundo é a sabedoria com humildade de nossos pretos velhos e a terceira é a alegria e a pureza de coração das nossas crianças. Que nasçam flores no caminho que você passar. Saravá.

A foto é de nossa querida amiga Nely Rosa.